Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
 
Disciplina: REF0164 - Programa de Esportes Coletivos I
Program of Collective Sports II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
- Conhecer e desenvolver os métodos de ensino, formação e treinamento de equipes de futebol e voleibol em diversas faixas etárias e diferentes contextos;
- Debater de forma científica temas gerais e específicos do futebol e voleibol.

Específicos da Disciplina
- Aprofundar-se nos conhecimentos científicos teórico-práticos do futebol e voleibol, incluindo variantes como futsal e voleibol de praia;
- Despertar o interesse pela investigação científica do futebol e voleibol.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7365320 - Átila Alexandre Trapé
7091496 - Paulo Roberto Pereira Santiago
 
Programa Resumido
Aspectos científicos do futebol e voleibol; avaliação do rendimento dos atletas; métodos para a análise de jogo; uso de recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizado/treinamento; desenvolvimento de ferramentas para análise do jogo; a estatística como parâmetro de avaliação de desempenho e compreensão do jogo; a importância de uma base de conhecimento teórico para interpretação de resultados; programas e teorias para desenvolvimento e treinamento técnico e tático.
 
 
 
Programa
1. Importância do treinamento dos fundamentos.
2. O treinador especializado em treinamento de habilidades.
3. Análise da evolução dos sistemas de jogo.
4. A preparação física específica.
5. Avaliação física e técnica dos jogadores.
6. A influência da técnica individual e da preparação física na elaboração de esquemas táticos.
7. Táticas de defesa e sistemas de ataque.
8. Aspectos importantes no treinamento de crianças de diferentes faixas etárias.
9. Elaboração de programas de iniciação e treinamento para diferentes faixas etárias.
10. A inter-relação entre os principais aspectos de preparação do jogador.
11. Utilização de situações reais para aprendizagem e treinamento.
12. O trabalho individualizado.
13. A criatividade e a motivação.
14. A tecnologia a serviço do processo de ensino/aprendizado/treinamento.  
15. Debate sobre um tema específico: debate sobre um tema atual escolhido pelos alunos; dinâmica de participação, com divisão dos componentes da mesa e do plenário.

MÉTODOS UTILIZADOS
Aulas Teóricas
Serão realizadas aulas expositivas com o auxílio dos recursos audiovisuais, ferramentas computacionais, aplicações e programas de computadores, estudos dirigidos, seminários e discussão de artigos científicos.

Aulas Práticas
Os alunos deverão participar, elaborar e executar aulas práticas de acordo com as discussões desenvolvidas durante a disciplina.

Estudos de casos
Estudos de casos poderão ser utilizados no desenvolvimento de reflexões e discussões para ajudar os alunos a pensarem sobre a solução de problemas práticos e a aplicarem a teoria em situações próximas à realidade nas modalidades futebol e voleibol.

Palestras com convidados
Poderão ser realizadas palestras com convidados em temas pertinentes ao desenvolvimento da disciplina.
	
ATIVIDADES DISCENTES
Assistência às aulas expositivas; leitura de textos; participação em aulas teóricas e práticas; preparação de relatórios, trabalhos e seminários; participação nos trabalhos dos outros grupos; realização as provas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- 01 (uma) prova escrita sobre futebol (individual e sem consulta); - 01 (uma) prova escrita sobre voleibol (individual e sem consulta); - 01 (uma) nota média de participação, trabalhos, seminários e elaboração de aulas/treinos realizados sobre futebol. - 01 (uma) nota média de participação, trabalhos, seminários e elaboração de aulas/treinos realizados sobre voleibol.
Critério
Para o cálculo da média final será realizado a média aritmética das notas obtidas nas quatro avaliações.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa (peso 5) que será somada à média semestral (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 pontos como média final de recuperação.
 
Bibliografia
     
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS
1. AQUINO, R.; GONÇALVES, L. G. Observação, Análise e Interpretação do Desempenho em Treino e Jogo no Futebol: Um Matrimônio entre a Ciência e a Prática. Curitiba: Editora CRV, 2019.
2. BIZZOCHI, C. E. O voleibol de alto nível: da iniciação à competição. São Paulo: Manole, 2008.
3. BOJIKIAN, J. C. M. Ensinando voleibol. São Paulo: Phorte, 2008.
4. CUNHA, S. A.; MOURA, F. A.; PEREIRA SANTIAGO, P. R.; CASTELLANI, R.; BARBIERI, F. Futebol - Aspectos Multidisciplinares para o Ensino e Treinamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
5. MACHADO, A. A. Voleibol: do aprender ao especializar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
6. VIEIRA, L. H. P.; ARINS, F. B.; GUGLIELMO, L. G. A.; LUCAS, R. D.; CARMINATTI, L. J.; SANTIAGO, P. R. P. Game Running Performance and Fitness in Women’s Futsal. International Journal of Sports Medicine, July 28, 2020.
7. VIEIRA, L. H. P.; CARLING, C.; BARBIERI, F. A.; AQUINO, R.; SANTIAGO, P. R. P. Match Running Performance in Young Soccer Players: A Systematic Review. Sports Medicine, v. 49, n. 2, p. 289-318, 2019. 
8. SHONDELL, D.; REYNAUD, C. A bíblia do treinador de voleibol. Porto Alegre: Artmed, 2005.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES
1. ARRUDA, M.; HESPANHOL, J. E. Fisiologia do Voleibol. São Paulo: Phorte, 2008.
3. MARCELINO, R.; MESQUITA, I.; SAMPAIO, J.; CICERO, J. M. Estudo dos indicadores de rendimento em voleibol em função do resultado do set. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 24, n. 1, p. 69 - 78, 2010. 
4. VIEIRA, L. H. P.; BARBIERI, F. A.; KELLIS, E.; OLIVEIRA, L. P.; AQUINO, R.; CUNHA, S. A.; BEDO, B. L. S.; MANECHINI, J. P. V.; SANTIAGO, P. R. P. Organization of instep kicking in young U11 to U20 soccer players. Science and Medicine in Football, August 17, 2020.
5. WILSON, R. S.; SANDES DE SOUZA, A. P.; SANTIAGO, P.; LEÃO IGNACIO, D.; SMITH, N. M. A. Individual performance in passing tests predicts age-independent success in small-sided soccer possession games. Translational Sports Medicine, v. 3, n. 4, 2020.
6. WILSON, R. S.; SMITH, N. M. A.; PEREIRA SANTIAGO, P. R.; CAMATA, T.; RAMOS, S. P.; CAETANO, F. G., et al. Predicting the defensive performance of individual players in one vs. one soccer games. Plos One, 13, n. 12, December 31, 2018.
 

Clique para consultar os requisitos para REF0164

Clique para consultar o oferecimento para REF0164

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP