- Conceituar as ferramentas de estatística descritiva, voltadas à síntese de conjuntos de observações. - Introduzir noções básicas de inferência estatística que permitam a interpretação correta de dados provenientes de estudos técnico-científicos da área da saúde e auxiliem a compreensão da literatura científica.
- Estatística descritiva - Noções de probabilidade - Fundamentos de inferência estatística
- Bioestatística: princípios. - Tipos de variáveis: quantitativas e qualitativas, discretas e continuas, ordinais e nominais. - Representação de dados: tabelas e gráficos, distribuições de frequências, representação gráfica das distribuições de freqüências. - Descrições de amostras: medidas de posição, variabilidade e correlação. - Introdução à teoria de probabilidades. - Distribuição de médias amostrais. Relações entre médias da população de médias amostrais e da população original. - Distribuição normal. Áreas sob curva normal: cálculo e interpretação. Importância da distribuição normal. - Inferência estatística: Estimação por ponto e por intervalo. Intervalo de confiança para a média populacional. Testes de hipóteses baseados na distribuição t de Student, considerando amostras pareadas e independentes. Teste qui-quadrado para tabelas de contingência 2x2. - Noções de técnicas não-paramétricas.
- MARTINEZ, E.Z. Bioestatística para os Cursos de Graduação da Área da Saúde. Blucher, 2015. - PAGANO, M. e GAUVREAU, K. Princípios de Bioestatística. Tradução da 2a. edição norte-americana. Thomson, 2004. - MAGALHÃES, M.N. e LIMA, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. 6.ed. Edusp, 2004. - VIEIRA, S. Introdução à Bioestatística. Editora Campus, 1991.