- Descrever processos envolvidos na formação e manutenção de relações interpessoais;- identificar e reconhecer habilidades interpessoais facilitadoras dos relacionamentos em diferentes contextos;- indentificar habilidades interpessoais relevantes para a formação e manutenção da relação de ajuda.
- Habilidades sociais como base para o estabelecimento e manutenção das relações interpessoais. Entrevista e estabelecimento de vínculo na relação de ajuda. Aspectos psicológicos associados às doenças físicas e no manejo de diferentes pacientes.
- A abordagem sistêmica e as relações interpessoais;- Processos interpessoais nos relacionamentos;- O desenvolvimento de habilidades interpessoais;- O papel do contexto social e cultural;- Psicologia das Relações Intepessoais aplicada à relação de ajuda.
- DEL PRETTE, A. e DEL PRETTE, Z. (2011). Psicologia das Relações interpessoais. Petrópolis, Vozes.- FELDMAN, C. e MIRANDA, M.L. (2002).Construindo a relação de ajuda. 12ª ed. , Belo Horizonte, Ed. Crescer.- MALDONADO, M. T. e CANELLA, p. (1988) Formas terapêuticas de comunicação. Em relação médico-cliente em ginecologia e obstetrícia. 2ª ed., São Paulo, Roca. (pp. 75-115).- MALDONADO, M. T. e CANELLA, P. (1988) Formas típicas e iatrogênicas de comunicação. Em relação médico-cliente em ginecologia e obstetrícia. 2ª ed., São Paulo, Roca. (pp. 44-74).- MALDONADO, M. T. e GARNER, A. (2005) A arte da conversa e do convívio. Rio de Janeiro, Rosa dos Tempos.