Ao final do período, o aluno deverá estar apto para:- Conceituar e caracterizar a fala, voz, linguagem e comunicação através do estudo de suas teorias básicas;- Realizar comparações e críticas dos diferentes modelos teóricos de aquisição de linguagem, a fim de identificar a sua utilização na prática fonoaudiológica futura;- Identificar e descrever as etapas da aquisição da linguagem;- Identificar e descrever as diferentes funções e componentes da linguagem.
1)Filogênese da Linguagem2)Fundamentos Epistemológicos: modelos teóricos de Aquisição de Linguagem:-Teoria Empírica - proposta por B.F. Skinner, baseado na teoria da aprendizagem. -Teoria Inatista - proposta por Noam Chomsky. -Teoria Cognitivista proposta por Jean Piaget.-Teoria Interacionista e Sócio-interacionista - Segundo L. S. Vygotsky-Teoria Sócio-construtivista (Lemos);-Comparações e críticas a respeito das diferentes teorias estudadas.4)Desenvolvimento da Fala e da Linguagem.-Fatores ambientais, afetivos e emocionais e bases biológicas da linguagem. -O Desenvolvimento da Comunicação Pré-verbal - Período Pré-linguístico-Condutas pré-simbólicas e simbólicas - Linguagem e a Brincadeira Simbólica-A linguagem verbal: funções e componentes da linguagem (semântica, sintaxe, fonética/fonologia, pragmática, prosódia)-Relação do desenvolvimento da linguagem com outras habilidades não lingüísticas.
AIMARD, P. A Linguagem da Criança. Porto Alegre, Artes Médicas, 1986.HAGE, S. R. V. Avaliando a linguagem na ausência da oralidade: estudos psicolinguísticos. Bauru: EDUSC, 1997. cap. 2LA TAILLE, Yves de et al. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.MORATO, E.M. Linguagem e cognição: as reflexões de L.S. Vygotsky sobre a ação reguladora da linguagem. Plexus, São Paulo, 2002.OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico, série pensamento e ação no magistério. São Paulo: FDE, cap. 1, 2 e 3.PALANGANA, Isilda P. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky. São Paulo, Plexus, 2001.PIATELLI-PALMARINI, M. (org.). Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem: o debate entre Jean Piaget e Noan Chomsky. São Paulo: Cultrix, 1983.VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. Edição eletrônica: Ed Ridendo Castigat Mores (www.jahr.org) — Ridendo Castigat Mores