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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3010 - Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem e Fala I
Acquisition and Development of Language and Speech I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Ao final do período, o aluno deverá estar apto para:
- Conceituar e caracterizar a fala, voz, linguagem e comunicação através do estudo de suas teorias básicas;
- Realizar comparações e críticas dos diferentes modelos teóricos de aquisição de linguagem, a fim de identificar a sua utilização na prática fonoaudiológica futura;
- Identificar e descrever as etapas da aquisição da linguagem;
- Identificar e descrever as diferentes funções e componentes da linguagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1383938 - Marisa Tomoe Hebihara Fukuda
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1)Filogênese da Linguagem
2)Fundamentos Epistemológicos: modelos teóricos de Aquisição de Linguagem:
-Teoria Empírica - proposta por B.F. Skinner, baseado na teoria da aprendizagem.
-Teoria Inatista - proposta por Noam Chomsky.
-Teoria Cognitivista proposta por Jean Piaget.
-Teoria Interacionista e Sócio-interacionista - Segundo L. S. Vygotsky
-Teoria Sócio-construtivista (Lemos);
-Comparações e críticas a respeito das diferentes teorias estudadas.
4)Desenvolvimento da Fala e da Linguagem.
-Fatores ambientais, afetivos e emocionais e bases biológicas da linguagem.
-O Desenvolvimento da Comunicação Pré-verbal - Período Pré-linguístico
-Condutas pré-simbólicas e simbólicas - Linguagem e a Brincadeira Simbólica
-A linguagem verbal: funções e componentes da linguagem (semântica, sintaxe, fonética/fonologia, pragmática, prosódia)
-Relação do desenvolvimento da linguagem com outras habilidades não lingüísticas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas teóricas ou práticas, desenvolvidas com recursos áudio-visuais;
- Seminários, gerados pelos trabalhos cientificos, gerados por pesquisadores da área e discussões em grupo.
Critério
Freqüência mínima 70%. A avaliação de aprendizagem será auferida através de duas provas escritas e com conteúdos específicos, através de exercícios dirigidos realizados em sala de aula e apresentação de seminários. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos. Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), em recuperação, se menor que 5,0 (cinco) e igual ou superior a 3,0 (três) e reprovado, se inferior a 3,0 (três).
Norma de Recuperação
- Prova escrita ou prática após período de estudo com a bibliografia indicada. Nota final na disciplina igual à média entre a nota da recuperação e a nota anterior na disciplina.
 
Bibliografia
     
AIMARD, P. A Linguagem da Criança. Porto Alegre, Artes Médicas, 1986.
HAGE, S. R. V. Avaliando a linguagem na ausência da oralidade: estudos psicolinguísticos. Bauru: EDUSC, 1997. cap. 2
LA TAILLE, Yves de et al. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
MORATO, E.M. Linguagem e cognição: as reflexões de L.S. Vygotsky sobre a ação reguladora da linguagem. Plexus, São Paulo, 2002.
OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico, série pensamento e ação no magistério. São Paulo: FDE, cap. 1, 2 e 3.
PALANGANA, Isilda P. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky. São Paulo, Plexus, 2001.
PIATELLI-PALMARINI, M. (org.). Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem: o debate entre Jean Piaget e Noan Chomsky. São Paulo: Cultrix, 1983.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. Edição eletrônica: Ed Ridendo Castigat Mores (www.jahr.org) — Ridendo Castigat Mores
 

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