Ao final da disciplina o aluno deverá estar apto a: - analisar o processo de desenvolvimento do ponto de vista sistêmico (bioecológico) - identificar condições de risco e proteção no contexto de desenvolvimento - analisar os efeitos de alterações desenvolvimentais sobre o indivíduo e sobre sua família - elaborar programas de promoção de desenvolvimento ou prevenção de transtornos do desenvolvimento.
A visão bioecológica do desenvolvimento e diferentes intercorrências que podem alterar o curso do desenvolvimento individual e familiar.
a. Abordagem bioecológica do desenvolvimento: conceitos gerais b. Papéis sociais e contextos de desenvolvimento c. Mecanismos de risco e proteção ao desenvolvimento d. Família e desenvolvimento e. Ciclo de vida familiar e adoecimento crônico/alterações no desenvolvimento individual f. Promoção do desenvolvimento e prevenção de transtornos (desenvolvimento típico X atípico)
Bronfenbrenner, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano : experimentos naturais e planejados. Porto Alegre : Artes Medicas, 1996. Bronfenbrenner, Urie. Bioecologia do desenvolvimento humano : tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2015, 2011. Carter, Betty. As mudancas no ciclo de vida familiar : uma estrutura para a terapia familiar / Betty Carter, Monica Mcgoldrick. Porto Alegre : Artes Medicas, 1995. Dessen, Maria Auxiliadora. A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre : Artmed, 2005. Tavares, Jose. Resiliencia e educação. Sao Paulo : Cortez, 2001.