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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3206 - Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem e Fala II
Acquisition and Development of Language and Speech II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao aluno o conhecimento do processo de desenvolvimento dos aspectos formais da linguagem oral, identificar suas fases e relacioná-las a atuação fonoaudiológica. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1411247 - Patricia Pupin Mandra
 
Programa Resumido
Aquisição e desenvolvimento da linguagem oral;
Etapas do Desenvolvimento dos aspectos sintático, semântico, morfológico, pragmático e discursivo da linguagem oral durante o período verbal.
Aspectos correlacionados a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral: biopsicossociais
Introdução aos Distúrbios da linguagem oral na infância;
 
 
 
Programa
Conceito de Aquisição e desenvolvimento: continuidade e descontinuidade do processo.
O desenvolvimento da Linguagem na Fase Lingüística:
a) O desenvolvimento Semântico
b) O desenvolvimento Morfossintático.
c) O desenvolvimento pragmático
d) O desenvolvimento do discurso narrativo e argumentativo
Linguagem na pré-adolescência e adolescência, em adultos e senilidade.
Diferenças individuais durante o desenvolvimento da linguagem.
Padrões de normalidade e conceituação de distúrbios comunicação: reflexão e aplicação clínica;
Aspectos biopsicosociais e o desenvolvimento da linguagem;
Introdução aos Transtornos de Linguagem na infância em relação à etiologia idiopática, orgânica, psíquica e ambiental.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aula Expositiva Dialogada
- Seminário: os alunos serão divididos em grupos para preparação de material e apresentação oral e escrita a turma em data previamente estabelecida.
- estudo dirigido de texto
- Análise de amostra de linguagem oral normal e alterada: reflexão sobre aplicação clínica fonoaudiológica.
- Apresentação e estudo de caso clínico.
- Apresentação de documentários em vídeo.
Critério
- Prova escrita (parcial e final);
- Apresentação de seminários: recursos audiovisuais, clareza, postura, linguagem e domínio do conteúdo
- Durante a apresentação do seminário e entrega de material impresso.
- Exercícios dirigidos realizados em sala de aula.
Norma de Recuperação
A avaliação de recuperação será aplicada de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de prova escrita sobre o programa completo da disciplina.
 
Bibliografia
     
- COMBLAIM, A. et al. Desenvolvimento da Linguagem oral. In: RONDAL, JA e PUYELO, M. Manual de Desenvolvimento e alterações da linguagem na criança e no adulto. Porto Alegre: Artmed, 2007. Cap 1.
- PUYELO, M Comunicação e linguagem. Desenvolvimento normal e alterações no decorrer do ciclo vital. In: RONDAL, JA e PUYELO, M. Manual de desenvolvimento e alterações da linguagem na criança e no adulto. Porto Alegre: Artmed, 2007. Cap 2.
- NORBONA, J E MULLER-CHEVRIE, C. A linguagem da criança: aspectos normais e patológicos. São Paulo: Artmed, 2005. Parte 1.
- FERREIRA, L.P.; BEFFI-LOPES, D.; LIMONGI, S.C.O. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo, Ed. Roca, 2004.
- LIMONGI, S. Formação para a Informação: Linguagem, desenvolvimento normal, alterações e distúrbios. Rio de Janeiro: Guanabara-koogan, 2003.
- ZORZI, J.L; HAGE, S. R. V. PROC- Protocolo de Observação Comportamental: avaliação de linguagem e aspectos infantis. Pulso, 2004.

Bibliografia Complementar:
- artigos disponível em periódicos portal da CAPES e SCIELO.
- dissertações e teses disponíveis em formato digital.
 

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