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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3209 - Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Escrita
Written Language Acquisition and Development

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Ao final do semestre, o aluno deverá estar apto para:
-Discutir e descrever os fundamentos da Língua Escrita;
-Analisar criticamente os fundamentos teóricos da língua escrita para o desenvolvimento e aplicação dos programas em Fonoaudiologia Escolar;
-Fazer comparações e críticas dos métodos de alfabetização e apontar o método mais adequado às crianças com diferentes dificuldades de aprendizagem;
-Aplicar e desenvolver programas de prevenção em Fonoaudiologia Escolar,
-Orientar pais, educadores e profissionais afins durante o trabalho fonoaudiológico nas dificuldades de aprendizagem da língua escrita.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1383938 - Marisa Tomoe Hebihara Fukuda
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1) Origem e Evolução da Escrita - A História da Escrita
2) A Palavra Escrita - O código alfabético
3) As palavras do Português escrito - relações fonografêmicas de grafofonêmicas
4) Teorias de Aquisição da Língua escrita: Abordagem Construtivista e Sócio-Interacionista
- Jean Piaget
- Emília Ferreiro
- Vygotsky
5) Teorias de Aquisição da Língua escrita: Abordagem de Processamento de Informações
- Estágio logografico
- Estágio Alfabético
- Estágio ortográfico
6) Processos Cognitivos, Psicomotores e Sensoriais envolvidos na escrita
7) Arquitetura Funcional - Bases neuropsicológicas da leitura e escrita:
- Cognição espacial
- Cognição Social
- Processamento Fonológico e Processamento Auditivo Central
- Funções executivas
- Memória e Atenção
8) Importância do Estudo da Linguagem - alterações no desenvolvimento da sintaxe, semântica, fonética e fonologia e pragmática.
9) Noções Gerais dos Distúrbios da Aprendizagem, da Leitura e da Escrita:
- Dislexias
- Distúrbio do Déficit de Atenção e Hiperatividade
- Distúrbios da Cognição Social
- Distúrbios do Hemisfério Direito
- Distúrbios Adquiridos de Memória
10) Fonoaudiologia Escolar
- Apresentação e Histórico
- Análise do Sistema de Ensino Brasileiro
- Métodos de alfabetização
- Atuação Fonoaudiológica na Escola: assessoria e consultoria
- Orientação de pais e professores; encaminhamentos
- Participação junto a uma equipe multi e interdisicplinar
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Freqüência mínima de 70%
- A avaliação de aprendizagem será auferida através de duas provas escritas e com conteúdos específicos.
Critério
- Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver média 5,0 (cinco) da soma dos diferentes instrumentos de avaliação que serão utilizados: prova escrita, apresentação de seminários, trabalhos de pesquisa e discussão de textos. O aluno com nota inferior a 5,0 (cinco) em alguma das atividades de avaliação, será submetido a uma terceira prova com peso igual a 5,0 (cinco) envolvendo todo o conteúdo da disciplina. Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), em recuperação, se menor que 5,0 (cinco) e igual ou superior a 3,0 (três) e reprovado, se inferior a 3,0 (três).
Norma de Recuperação
- Uma única prova escrita após período de estudo com a bibliografia indicada. Nota final igual à média entre a nota da prova de recuperação e a nota anterior na disciplina.
 
Bibliografia
     
- CAPOVILLA, A. G. S. Avaliação e intervenção em habilidades metafonológicas e de leitura e escrita. Memnon, 2003. 2 ed.
- CAPOVILLA, A.G.S.; CAPOVILLA,F.C.;MACEDO, E.C. Alfabetização Fônica computadorizada: fundamentação teórica e guia para usuário. USP, 2006. 1 ed.
- CAPOVILLA, A.G.S.; CAPOVILLA, F.C. Prova de consciência fonológica: desenvolvimento de 10 habilidades da pré-escola à 2ª série. Temas sobre desenvolvimento, São Paulo, v.7, n.37, p.14-20, 1998.
- CARVALHO, R. E. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 2002.
- CARVALHO, R. E. Temas em educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 2003.
- CIASCA, S. M. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2008. 3 ed.
- FERREIRA, L. P.; BÉFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S. C. O. (ORG). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004. Cap. 42, 43, 57, 62, 64, 65, 66,67, 68.
- MOOJEN (coord); LAMPRECH et al. CONFIAS- Consciência Fonológica: instrumento de avaliação seqüencial. Casa do Psicólogo.
- PEREIRA, L.D.; SCHOCHAT, E. Processamento auditivo central. São Paulo: Lovise, 1997.
- SANTOS, M.T.M.; NAVAS, A.L.G.P. Distúrbios de leitura e escrita. São Paulo: Manole, 2002.
- ZORZI, J.L. (1994). Dislexia, distúrbios de leitura-escrita.De que estamos falando? In: MARCHESAN, I.Q et al. Tópicos em fonoaudiologia, Lovise, p. 181-194.
- ZORZI, J.L. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita. Porto Alegre: Artmed, 2003.
 

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