Ao final do semestre, o aluno deverá estar apto para:-Discutir e descrever os fundamentos da Língua Escrita;-Analisar criticamente os fundamentos teóricos da língua escrita para o desenvolvimento e aplicação dos programas em Fonoaudiologia Escolar;-Fazer comparações e críticas dos métodos de alfabetização e apontar o método mais adequado às crianças com diferentes dificuldades de aprendizagem;-Aplicar e desenvolver programas de prevenção em Fonoaudiologia Escolar,-Orientar pais, educadores e profissionais afins durante o trabalho fonoaudiológico nas dificuldades de aprendizagem da língua escrita.
1) Origem e Evolução da Escrita - A História da Escrita2) A Palavra Escrita - O código alfabético3) As palavras do Português escrito - relações fonografêmicas de grafofonêmicas4) Teorias de Aquisição da Língua escrita: Abordagem Construtivista e Sócio-Interacionista- Jean Piaget- Emília Ferreiro- Vygotsky5) Teorias de Aquisição da Língua escrita: Abordagem de Processamento de Informações- Estágio logografico- Estágio Alfabético- Estágio ortográfico6) Processos Cognitivos, Psicomotores e Sensoriais envolvidos na escrita7) Arquitetura Funcional - Bases neuropsicológicas da leitura e escrita:- Cognição espacial- Cognição Social- Processamento Fonológico e Processamento Auditivo Central- Funções executivas- Memória e Atenção8) Importância do Estudo da Linguagem - alterações no desenvolvimento da sintaxe, semântica, fonética e fonologia e pragmática. 9) Noções Gerais dos Distúrbios da Aprendizagem, da Leitura e da Escrita:- Dislexias- Distúrbio do Déficit de Atenção e Hiperatividade- Distúrbios da Cognição Social- Distúrbios do Hemisfério Direito- Distúrbios Adquiridos de Memória10) Fonoaudiologia Escolar- Apresentação e Histórico - Análise do Sistema de Ensino Brasileiro- Métodos de alfabetização- Atuação Fonoaudiológica na Escola: assessoria e consultoria- Orientação de pais e professores; encaminhamentos- Participação junto a uma equipe multi e interdisicplinar
- CAPOVILLA, A. G. S. Avaliação e intervenção em habilidades metafonológicas e de leitura e escrita. Memnon, 2003. 2 ed.- CAPOVILLA, A.G.S.; CAPOVILLA,F.C.;MACEDO, E.C. Alfabetização Fônica computadorizada: fundamentação teórica e guia para usuário. USP, 2006. 1 ed.- CAPOVILLA, A.G.S.; CAPOVILLA, F.C. Prova de consciência fonológica: desenvolvimento de 10 habilidades da pré-escola à 2ª série. Temas sobre desenvolvimento, São Paulo, v.7, n.37, p.14-20, 1998.- CARVALHO, R. E. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 2002.- CARVALHO, R. E. Temas em educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 2003.- CIASCA, S. M. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2008. 3 ed.- FERREIRA, L. P.; BÉFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S. C. O. (ORG). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004. Cap. 42, 43, 57, 62, 64, 65, 66,67, 68.- MOOJEN (coord); LAMPRECH et al. CONFIAS- Consciência Fonológica: instrumento de avaliação seqüencial. Casa do Psicólogo.- PEREIRA, L.D.; SCHOCHAT, E. Processamento auditivo central. São Paulo: Lovise, 1997.- SANTOS, M.T.M.; NAVAS, A.L.G.P. Distúrbios de leitura e escrita. São Paulo: Manole, 2002.- ZORZI, J.L. (1994). Dislexia, distúrbios de leitura-escrita.De que estamos falando? In: MARCHESAN, I.Q et al. Tópicos em fonoaudiologia, Lovise, p. 181-194.- ZORZI, J.L. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita. Porto Alegre: Artmed, 2003.