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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3210 - Audiologia II
Audiology II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao aluno o conhecimento sobre os recursos e procedimentos utilizados na avaliação audiológica infantil e fornecer subsídio teórico para participação em equipes interdisciplinares de prevenção e diagnóstico precoce da deficiência auditiva.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4850948 - Adriana Ribeiro Tavares
3093699 - Ana Cláudia Mirândola Barbosa Reis
 
Programa Resumido
- Programa de Saúde Auditiva Infantil;
- Detecção precoce da Surdez e Avaliação Audiológica Infantil;
- Procedimentos objetivos e comportamentais de avaliação da audição na criança. 
 
 
 
Programa
- Saúde auditiva neonatal: Implantação de programas e protocolos de triagem auditiva neonatal; 
- Avaliação audiológica infantil: objetivos e finalidades; 
- Procedimentos de avaliação audiológica no recém-nascido e até os 6 anos de idade;
- Logoaudiometria na criança; 
- Procedimentos de avaliação eletroacústica e eletrofisiológica da audição na população infantil; -
- Interpretação da avaliação audiológica infantil.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- A avaliação da aprendizagem utilizará: duas provas escritas e com conteúdos específicos e cumulativos (aspectos cognitivos); Atividade em grupo com discussão de casos clínicos (aspectos atitudinais). Avaliação formativa: leitura direcionada de artigos científicos relacionados ao conteúdo da disciplina.
Critério
- Frequência mínima 70%. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) (média na soma das notas das duas provas escritas + notas das atividades em grupo). Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), em recuperação, se menor que 5,0 (cinco) e igual ou superior a 3,0 (três) e reprovado, se inferior a 3,0 (três).
Norma de Recuperação
- Uma única prova escrita após período de estudo com a bibliografia indicada, de acordo com o calendário da unidade. - Nota final igual à média entre a nota da prova de recuperação e a média anterior da disciplina. - Aprovação para nota igual ou superior à 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
- ALVARENGA, K. F.; CORTELETTI, L.J. O mascaramento na Avaliação Audiológica - um guia prático, Pulso, 2006. 
- ANDRADE, C.R.F.(ORG) - Fonoaudiologia em berçário normal e de risco - Série Atualidades em Fonoaudiologia, vol 1. São Paulo: Ed. Lovise, 1996. cap. 6, 7. 
- BESS, F.H. & HUMES, L.E. - Fundamentos de Audiologia, 2ª edição. São Paulo: Ed. Artmed, 1998. - BEVILACQUA, M.C. et al., (org.) Tratado de Audiologia, Santos, 2011, 1ª edição.
- BOECHAT, E. et al. (org.). Tratado de Audiologia. Santos, 2015, 2ª edição. 
- CHAPCHAP, M.J. Potencial Evocado Auditivo de Tronco Cerebral (PEATC) e das Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAE) em Unidade Neonatal. In: Andrade, D.F. Fonoaudiologia em Berçário Normal e de Risco. Série Atualidades em Fonoaudiologia. São Paulo: Lovise, vol. I, cap. 7, p. 169-199, 1996. 
- COUBE, C.Z.V.; COSTA, O.A. Emissões Otoacústicas: uma visão geral. In Frota, S. Org. - KATZ, J. Tratado de audiologia clínica, 4ª edição. São Paulo: Manole, 1999. 
- LICHTIG, I. & CARVALLO, R.M.M. - Audição: Abordagens Atuais. São Paulo: Pró Fono, 1997. Cap. 1, 3 e 4. 
- MUSIEK, F.E.; RINTELMANN, W.F.- Perspectivas Atuais em Avaliação Auditiva. Editora Manole,2001. Cap. 10 e 11. 
- NORTHERN, J.L.; DOWNS,M.P.- Audição em crianças. Editora Manole, 3 ª edição,1989.

Bibliografia básica: 
SOUSA, L.C.A., Piza,M.R.T., ALVARENGA, K. F., CÓSER,P.L. Eletrofisiologia da audição e emissões otoacústicas. São Paulo : Novo conceito Saúde, 2008 p.372. BOÉCHAT, E. M. et al Tratado de Audiologia Clínica 2ª Edição Ed Guanabara Koogan, 2015. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes de Atenção à Saúde Auditiva Neonatal. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_triagem_auditiva_neonatal.pdf.

Bibliografia complementar:  
American Academy of Pediatrics, Joint Committee on Infant Hearing. Year 2007 positions statement: principles and guidelines for early hearing detection and intervention programs. Pediatrics. 2007; 120(4):898-921.
 

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