Levar o aluno a compreender o processo de avaliação e diagnóstico da fonoaudiológica na infância como precursor do processo de intervenção. Realizar raciocínio teórico e prático para elaboração de Hipótese Diagnóstica, Prognóstico e Abordagem de Intervenção terapêutica.
Classificação dos Transtornos da Comunicação oral na infância e adolescência. Avaliação, diagnóstico e princípios para o planejamento de intervenção.
Classificação dos Transtornos da comunicação (DSMV, 2014; ASHA, 2017; CATELISE- Bhishop, 2017): consenso clínico, epidemiologia, manifestação clínica, avaliação e Diagnóstico Diferencial dos transtornos de linguagem primário e secundário, das desordens dos sons da fala (transtorno fonológico); Processo de diagnóstico: metas, procedimentos, materiais; Anamnese: objetivo, conteúdo, tipos de entrevista, procedimentos; Avaliação da linguagem infantil: objetivo, procedimentos, materiais; Diferentes abordagens teóricas na prática de avaliação de linguagem e fala; Instrumentos padronizados e não padronizados de avaliação da linguagem e fala; Análise dos dados e elaboração da hipótese diagnóstico (etiológica, sindrômica e de manifestação); Devolutiva, Orientações, Encaminhamentos; Definição de Conduta e planejamento terapêutico singular com base nos achados clínicos; Diferentes abordagens e condutas terapêuticas; Observação de atendimento fonoaudiológico na área de Linguagem infantil. Contexto clínico: responsabilidade e ética.
- MANDRÁ. P.P.(org) FONOAUDIOLOGIA: GERENCIAMENTO, INTERVENÇÃO E REABILITAÇÃO. Ribeirão Preto; Book Toy, 2016. - Manual diagnóstico e estatístico de transtorno DSM-5 / [American Psychiatnc Association, traduç . Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli... [et al.]. - . e . Porto Alegre: Artmed, 2014. xliv, 948 p.; 25 cm. - Avaliação da fala e da linguagem : perspectivas interdisciplinares / Célia Maria Giacheti (org.). – Marília : Oficina Universitária ; São Paulo : Cultura Acadêmica, 2016 270p. : il -digital - Distúrbios do desenvolvimento [livro eletrônico] : estudos interdisciplinares / organizadores Cibelle Albuquerque de la Higuera Amato, Decio Brunoni, Paulo Sérgio Boggio. -- São Paulo : Memnon, 2018. 3.646 Kb ;eBook