Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3214 - Diagnóstico e Intervenção dos Transtornos da Comunicação Oral em Crianças e Adolescentes
Diagnosis and Intervention of Oral Communication Disorders in Children and Adolescents

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação: 14/07/2024

Objetivos
Levar o aluno a compreender o processo de avaliação e diagnóstico da fonoaudiológica na infância como precursor do processo de intervenção. Realizar raciocínio teórico e prático para elaboração de Hipótese Diagnóstica, Prognóstico e Abordagem de Intervenção terapêutica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1411247 - Patricia Pupin Mandra
 
Programa Resumido
Classificação dos Transtornos da Comunicação oral na infância e adolescência. 
Avaliação, diagnóstico e princípios para o planejamento de intervenção.
 
 
 
Programa
Classificação dos Transtornos da comunicação (DSMV, 2014; ASHA, 2017; CATELISE- Bhishop, 2017): consenso clínico, epidemiologia, manifestação clínica, avaliação e Diagnóstico Diferencial dos transtornos de linguagem primário e secundário, das desordens dos sons da fala (transtorno fonológico); 
Processo de diagnóstico: metas, procedimentos, materiais;
Anamnese: objetivo, conteúdo, tipos de entrevista, procedimentos; 
Avaliação da linguagem infantil: objetivo, procedimentos, materiais; 
Diferentes abordagens teóricas na prática de avaliação de linguagem e fala; 
Instrumentos padronizados e não padronizados de avaliação da linguagem e fala; 
Análise dos dados e elaboração da hipótese diagnóstico (etiológica, sindrômica e de manifestação);
Devolutiva, Orientações, Encaminhamentos; 
Definição de Conduta e planejamento terapêutico singular com base nos achados clínicos; 
Diferentes abordagens e condutas terapêuticas; 
Observação de atendimento fonoaudiológico na área de Linguagem infantil. 
Contexto clínico: responsabilidade e ética.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula Expositiva Dialogada - Apresentação, análise e estudo de casos clínicos. - Produção de Portifólio elaborado em grupo, sob orientação dirigida, a partir da análise reflexiva de casos clínicos entregues previamente em meio digital. Para esse fim, serão disponibilizados períodos não-presenciais ao final de cada aula. - Registro da observação de atendimento fonoaudiológico na área de Linguagem infantil. - Estudo de caso clínico. Apresentação de documentários em vídeo.
Critério
Freqüência mínima 70%. - Prova escrita (parcial e final); - O desempenho do aluno na parte prática da disciplina será avaliado conforme regulamentação das práticas clínicas curriculares do curso. - Durante a apresentação do seminário e entrega de material impresso. - Exercícios dirigidos realizados em sala de aula.
Norma de Recuperação
A avaliação de recuperação será aplicada de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de prova escrita sobre o programa completo da disciplina. Uma única prova escrita após período de estudo com a bibliografia indicada. Nota final igual à média entre a nota da prova de recuperação e a nota anterior da disciplina.
 
Bibliografia
     
- MANDRÁ. P.P.(org) FONOAUDIOLOGIA: GERENCIAMENTO, INTERVENÇÃO E REABILITAÇÃO. Ribeirão Preto; Book Toy, 2016.
- Manual diagnóstico e estatístico de transtorno DSM-5 / [American Psychiatnc Association, traduç . Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli... [et al.]. - . e .
Porto Alegre: Artmed, 2014. xliv, 948 p.; 25 cm.
- Avaliação da fala e da linguagem : perspectivas interdisciplinares / Célia Maria Giacheti (org.). – Marília : Oficina Universitária ; São Paulo : Cultura Acadêmica, 2016 270p. : il -digital
- Distúrbios do desenvolvimento [livro eletrônico] : estudos interdisciplinares / organizadores Cibelle Albuquerque de la Higuera Amato, Decio Brunoni, Paulo Sérgio Boggio. -- São Paulo : Memnon, 2018. 3.646 Kb ;eBook
 

Clique para consultar os requisitos para RFO3214

Clique para consultar o oferecimento para RFO3214

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP