Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3218 - Psicologia da Aprendizagem
Learning Psychology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina o aluno deverá estar apto a:
- identificar e definir os fenômenos neuropsicológicos envolvidos na aprendizagem
- discriminar diferentes tipos de aprendizagem
- analisar o processo de aprendizagem e descrevê-lo do ponto de vista comportamental
- identificar fatores intrapessoais que interferem na aprendizagem
- identificar e organizar seu próprio processo de aprendizagem
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1359659 - Patricia Leila dos Santos
 
Programa Resumido
Teorias de aprendizagem; fatores intrapessoais e interpessoais relevantes para a efetivação da aprendizagem. 
 
 
 
Programa
Processos básicos envolvidos na aprendizagem
Teoria comportamental da Aprendizagem
Mediação da aprendizagem
Motivação e emoção
Estilos cognitivos
Estratégias de aprendizagem (incluindo metacognição)

O conteúdo será ministrado por meio de aulas expositivas dialogadas; trabalhos em grupos envolvendo diferentes estratégias: leitura, discussão, elaboração de relatórios, realizados preferencialmente em sala, sob orientação docente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação 1 corresponderá a um trabalho escrito, realizado em duplas, com base no conteúdo estudado até a data prevista, realizado mediante orientação do docente. A avaliação 2 corresponderá à uma prova escrita, individual, dos temas desenvolvidos na disciplina.
Critério
As avaliações valerão de 0 a 10, sendo que para a avaliação 1 será considerado a realização de todas as etapas do processo de construção do trabalho proposto e pela qualidade da redação e conteúdos do relatório final e a avaliação 2 pelas respostas às questões da prova.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, com tema indicado e com base em toda a bibliografia da disciplina. A nota final corresponderá à média entre a nota anterior na disciplina e a nota do trabalho escrito.
 
Bibliografia
     
Andretta, Ilana; Silva, Jaqueline Garcia; Susin, Nathália; Freire, Suzana Dias.  Metacognição e Aprendizagem: como se relacionam? Psico, v. 41, n. 1, pp. 7-13, 2010.
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/3879/5209
Coll, C.; Palacios, J. E Marchesi, A. (1995) Desenvolvimento psicológico e educação - Vol. II - Psicologia da Educação. Trad. A.M. Alves. Porto Alegre, Artes Médicas;
Feldman, Robert S. Introdução à psicologia. Porto Alegre : Artmed e McGrow Hill, 2015.
Leite, Eliana Alves Pereira; DARSIE, Marta Maria Pontin. Implicações da  metacognição no processo de aprendizagem da matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 5, no. 2, p. 179-191, 2011. http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/250/147
Martini, Mirella Lopez. A teoria da atribuição de causalidade : contribuições para a formação e atuação de educadores. 	Campinas : Alínea, 2004.
Moreira, Márcio Borges. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre : Artmed, 2008.
Santos, P. L. dos Aprendizagem mediada. [Texto não publicado] Ribeirão Preto:Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, 2009. (produzido para a disciplina de Psicologia da Aprendizagem do curso de Fonoaudiologia da FMRP-USP, com base na seção 1 do livro Aprendizagem Mediada Dentro e Fora da Sala de Aula. Programa de Pesquisa Cognitiva, Divisão de Educação Especializada da Universidade de Witwatersand, África do Sul; São Paulo, Instituto Pieron e ED. Senac, 1997).
Ron, Regilene Ribeiro Danesi. Aprendizagem Mediada. Revista eletrônica de Educação e Tecnologia do SENAI-SP. ISSN: 1981-8270. V. 5, N. 10, JUN, 2011. http://revistaeletronica.sp.senai.br/index.php/seer/article/viewFile/175/118
Ribeiro, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit.,  v. 16,  n. 1,   2003 .  http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n1/16802.pdf
Sternberg, Robert J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre Artmed 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para RFO3218

Clique para consultar o oferecimento para RFO3218

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP