Ao final da disciplina o aluno deverá estar apto a: - identificar e definir os fenômenos neuropsicológicos envolvidos na aprendizagem - discriminar diferentes tipos de aprendizagem - analisar o processo de aprendizagem e descrevê-lo do ponto de vista comportamental - identificar fatores intrapessoais que interferem na aprendizagem - identificar e organizar seu próprio processo de aprendizagem
Teorias de aprendizagem; fatores intrapessoais e interpessoais relevantes para a efetivação da aprendizagem.
Processos básicos envolvidos na aprendizagem Teoria comportamental da Aprendizagem Mediação da aprendizagem Motivação e emoção Estilos cognitivos Estratégias de aprendizagem (incluindo metacognição) O conteúdo será ministrado por meio de aulas expositivas dialogadas; trabalhos em grupos envolvendo diferentes estratégias: leitura, discussão, elaboração de relatórios, realizados preferencialmente em sala, sob orientação docente.
Andretta, Ilana; Silva, Jaqueline Garcia; Susin, Nathália; Freire, Suzana Dias. Metacognição e Aprendizagem: como se relacionam? Psico, v. 41, n. 1, pp. 7-13, 2010. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/3879/5209 Coll, C.; Palacios, J. E Marchesi, A. (1995) Desenvolvimento psicológico e educação - Vol. II - Psicologia da Educação. Trad. A.M. Alves. Porto Alegre, Artes Médicas; Feldman, Robert S. Introdução à psicologia. Porto Alegre : Artmed e McGrow Hill, 2015. Leite, Eliana Alves Pereira; DARSIE, Marta Maria Pontin. Implicações da metacognição no processo de aprendizagem da matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 5, no. 2, p. 179-191, 2011. http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/250/147 Martini, Mirella Lopez. A teoria da atribuição de causalidade : contribuições para a formação e atuação de educadores. Campinas : Alínea, 2004. Moreira, Márcio Borges. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre : Artmed, 2008. Santos, P. L. dos Aprendizagem mediada. [Texto não publicado] Ribeirão Preto:Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, 2009. (produzido para a disciplina de Psicologia da Aprendizagem do curso de Fonoaudiologia da FMRP-USP, com base na seção 1 do livro Aprendizagem Mediada Dentro e Fora da Sala de Aula. Programa de Pesquisa Cognitiva, Divisão de Educação Especializada da Universidade de Witwatersand, África do Sul; São Paulo, Instituto Pieron e ED. Senac, 1997). Ron, Regilene Ribeiro Danesi. Aprendizagem Mediada. Revista eletrônica de Educação e Tecnologia do SENAI-SP. ISSN: 1981-8270. V. 5, N. 10, JUN, 2011. http://revistaeletronica.sp.senai.br/index.php/seer/article/viewFile/175/118 Ribeiro, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit., v. 16, n. 1, 2003 . http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n1/16802.pdf Sternberg, Robert J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre Artmed 2008.