A disciplina visa fornecer subsídios para a atuação prática da fonoaudiologia nos distúrbios da Língua Escrita. Ao final do período o aluno deverá estar apto para:-detectar os possíveis distúrbios de linguagem escrita;-aplicar os métodos de avaliação das dificuldades da aprendizagem da leitura e escrita e realizar o raciocínio diagnóstico na área;-encaminhar às áreas afins os casos hipotéticos que necessitarem;-Realizar planejamento terapêutico dos casos hipotetizados;-Aplicar e desenvolver métodos de tratamento nos distúrbios de aprendizagem e de leitura e escrita sob a perspectiva fonoaudiológica, bem como criticar as diferentes abordagens terapêuticas na área;-desenvolver e aplicar programas tanto de prevenção quanto de correção em Fonoaudiologia Escolar-fazer comparações e críticas dos métodos de alfabetização adequados dentro do contexto da Língua Escrita. orientar pais, educadores e profissionais afins durante o trabalho fonoaudiológico nas dificuldades de aprendizagem da língua escrita.
1) Distúrbios da Aprendizagem e da Leitura e Escrita: - Dislexias- Distúrbio do Déficit de Atenção e Hiperatividade- Distúrbios da Cognição Social- Distúrbios do Hemisfério Direito- Distúrbios Adquiridos de Memória2) Queixa-livre e Anamnese: 3) Objetivos da avaliação:4) Conteúdo da Avaliação:- Integridade dos fatores intrínsecos e extrínsecos- Exame da linguagem: Dimensões (forma, conteúdo e uso) e processos (compreensão e produção).5) Estratégias:- Testes padronizados- Escalas de desenvolvimento- Observação do comportamento- Testes não padronizadosDevolutiva, orientações, encaminhamentos e Planejamento terapêutico 6) Diferentes abordagens terapêuticas 7) Atuação em equipes inter e multidisciplinares -
- CAPOVILLA, A. G. S. Avaliação e intervenção em habilidades metafonológicas e de leitura e escrita. Memnon, 2003. 2 ed.- CAPOVILLA, A.G.S.; CAPOVILLA,F.C.;MACEDO, E.C. Alfabetização Fônica computadorizada: fundamentação teórica e guia para usuário. USP, 2006. 1 ed.- CAPOVILLA, A.G.S.; CAPOVILLA, F.C. Prova de consciência fonológica: desenvolvimento de 10 habilidades da pré-escola à 2ª série. Temas sobre desenvolvimento, São Paulo, v.7, n.37, p.14-20, 1998.- CARVALHO, R. E. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 2000.- CARVALHO, R. E. Temas em educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 2003.- CIASCA, S. M. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2008.- FERREIRA, L. P.; BÉFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S. C. O. (ORG). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004. Cap. 42, 43, 57, 62, 64, 65, 66,67, 68.- MOOJEN (coord); LAMPRECH et al. CONFIAS- Consciência Fonológica: instrumento de avaliação sequencial. Casa do Psicólogo.- PEREIRA, L.D.; SCHOCHAT, E. Processamento auditivo central. São Paulo: Lovise, 1997.- SANTOS, M.T.M.; NAVAS, A.L.G.P. Distúrbios de leitura e escrita. São Paulo: Manole, 2004.- ZORZI, J.L. (1994). Dislexia, distúrbios de leitura-escrita...De que estamos falando? In: MARCHESAN, I.Q et al. Tópicos em fonoaudiologia, Lovise, p. 181-194.- ZORZI, J.L. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita. Porto Alegre: Artmed, 2003.