Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3219 - Diagnóstico e Tratamento Fonoaudiológico da Linguagem Escrita
Speech Therapy Diagnosis and Treatment of Written Language

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa fornecer subsídios para a atuação prática da fonoaudiologia nos distúrbios da Língua Escrita. Ao final do período o aluno deverá estar apto para:
-detectar os possíveis distúrbios de linguagem escrita;
-aplicar os métodos de avaliação das dificuldades da aprendizagem da leitura e escrita e realizar o raciocínio diagnóstico na área;
-encaminhar às áreas afins os casos hipotéticos que necessitarem;
-Realizar planejamento terapêutico dos casos hipotetizados;
-Aplicar e desenvolver métodos de tratamento nos distúrbios de aprendizagem e de leitura e escrita sob a perspectiva fonoaudiológica, bem como criticar as diferentes abordagens terapêuticas na área;
-desenvolver e aplicar programas tanto de prevenção quanto de correção em Fonoaudiologia Escolar
-fazer comparações e críticas dos métodos de alfabetização adequados dentro do contexto da Língua Escrita.
orientar pais, educadores e profissionais afins durante o trabalho fonoaudiológico nas dificuldades de aprendizagem da língua escrita.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1383938 - Marisa Tomoe Hebihara Fukuda
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1) Distúrbios da Aprendizagem e da Leitura e Escrita: 
- Dislexias
- Distúrbio do Déficit de Atenção e Hiperatividade
- Distúrbios da Cognição Social
- Distúrbios do Hemisfério Direito
- Distúrbios Adquiridos de Memória
2) Queixa-livre e Anamnese:
3) Objetivos da avaliação:
4) Conteúdo da Avaliação:
- Integridade dos fatores intrínsecos e extrínsecos
- Exame da linguagem: Dimensões (forma, conteúdo e uso) e processos (compreensão e produção).
5) Estratégias:
- Testes padronizados
- Escalas de desenvolvimento
- Observação do comportamento
- Testes não padronizadosDevolutiva, orientações, encaminhamentos e Planejamento terapêutico
6) Diferentes abordagens terapêuticas
7) Atuação em equipes inter e multidisciplinares -

 
 
 
Avaliação
     
Método
- Freqüência mínima de 70%.
- A avaliação de aprendizagem será auferida através de uma prova escrita com conteúdos específicos, trabalhos de coleta de amostras de leitura e escrita de crianças, análise de amostras de leitura e escrita realizados em sala.
Critério
- Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver média mínima 5,0 (cinco).
- Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), em recuperação, se menor que 5,0 (cinco) e igual ou superior a 3,0 (três) e reprovado, se inferior a 3,0 (três).
Norma de Recuperação
- Uma única prova escrita após período de estudo com a bibliografia indicada. Nota final igual à média entre a nota da prova de recuperação e a nota anterior da disciplina.
 
Bibliografia
     
- CAPOVILLA, A. G. S. Avaliação e intervenção em habilidades metafonológicas e de leitura e escrita. Memnon, 2003. 2 ed.
- CAPOVILLA, A.G.S.; CAPOVILLA,F.C.;MACEDO, E.C. Alfabetização Fônica computadorizada: fundamentação teórica e guia para usuário. USP, 2006. 1 ed.
- CAPOVILLA, A.G.S.; CAPOVILLA, F.C. Prova de consciência fonológica: desenvolvimento de 10 habilidades da pré-escola à 2ª série. Temas sobre desenvolvimento, São Paulo, v.7, n.37, p.14-20, 1998.
- CARVALHO, R. E. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 2000.
- CARVALHO, R. E. Temas em educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 2003.
- CIASCA, S. M. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2008.
- FERREIRA, L. P.; BÉFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S. C. O. (ORG). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004. Cap. 42, 43, 57, 62, 64, 65, 66,67, 68.
- MOOJEN (coord); LAMPRECH et al. CONFIAS- Consciência Fonológica: instrumento de avaliação sequencial. Casa do Psicólogo.
- PEREIRA, L.D.; SCHOCHAT, E. Processamento auditivo central. São Paulo: Lovise, 1997.
- SANTOS, M.T.M.; NAVAS, A.L.G.P. Distúrbios de leitura e escrita. São Paulo: Manole, 2004.
- ZORZI, J.L. (1994). Dislexia, distúrbios de leitura-escrita...De que estamos falando? In: MARCHESAN, I.Q et al. Tópicos em fonoaudiologia, Lovise, p. 181-194.
- ZORZI, J.L. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita. Porto Alegre: Artmed, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para RFO3219

Clique para consultar o oferecimento para RFO3219

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP