Discutir os marcos históricos da educação dos surdos e sua influência para o ensino-aprendizagem e para a constituição das subjetividades do sujeito surdo. Atuais políticas linguísticas, educacionais e da saúde voltadas aos sujeitos surdos. Caracterizar a Libras como língua, a partir do conhecimento de seus aspectos gramaticais e discursivos. Ensino prático de Libras, possibilitando aos alunos um conhecimento básico para o uso da língua.
Apresentar e discutir os principais marcos da história da educação dos surdos, as atuais políticas linguísticas, educacionais e da saúde voltadas às pessoas surdas e a interface histórica com a Fonoaudiologia. Ensino da língua brasileira de sinais em seus aspectos gramaticais e discursivos.
1. História da educação dos surdos e as atuais políticas linguísticas, educacionais e da saúde voltadas ao sujeito surdo; 2. Implementação da educação bilíngue para surdos: a função do intérprete, do instrutor/professor surdo e do professor bilíngue; 3. O uso da Língua Brasileira de Sinais no atendimento fonoaudiológico à sujeitos surdos 4. A Língua Portuguesa como segunda língua para sujeitos surdos; 5. Língua Brasileira de Sinais: aspectos gramaticais e discursivos; 6. Ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm. Acesso em abril de 2012. BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em abril de 2012. BRASIL MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 12.abril.2012 LODI, A.C.B. Plurilinguísmo e surdez: uma leitura bakhtiniana da história da educação dos surdos. Educ. Pesqui. São Paulo, v.31, n.3, p.409-424, set./dez. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a06v31n3.pdf. Acesso em agosto de 2013. LODI, A.C.B. Educação Bilíngue para Surdos e Inclusão na Política de Educação Especial e no Decreto 5.626/05. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 49-63, jan./mar. 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n1/v39n1a04.pdf. Acesso em junho de 2013. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CAPOVILLA, F.C.; RAPHAEL, W.D.; MAURICIO, A.C.L. Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua Brasileira de Sinais (Libras), vols 1 e 2. São Paulo: Edusp, 2009. PEREIRA, M.C. et al. Libras: Conhecimento além dos sinais. São Paulo: Pearson, 2011. QUADROS, R.M.de; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.