Tem como objetivo desenvolver a capacidade de avaliar, diagnosticar, tratar e prevenir os distúrbios de linguagem no adulto/idoso. Conhecer a psicopatologia do envelhecimento e os distúrbios da linguagem nas doenças mentais. Ao final do curso os alunos deverão ter desenvolvido as seguintes habilidades:1) Detectar, avaliar e tratar os aspectos envolvidos na linguagem e seus distúrbios no adulto.2) Interpretar e analisar os aspectos teóricos-práticos das patologias de linguagem no adulto bem como na psicopatologia do envelhecimento.3) Compreender importância da relação inter e multidisciplinar do trabalho fonoaudiológico4) Realizar o planejamento terapêutico e aplicar os métodos de tratamento das referidas patologias.5) Orientar e discutir, junto à equipe multidisciplinar os casos clínicos avaliados.6) Selecionar e buscar programas que proporcione a melhor recuperação do paciente.7) Orientar familiares do paciente sobre todos os aspectos clínicos e terapêuticos da patologia e sobre conduta a ser seguida.8) Relacionar-se com o paciente considerando os aspectos afetivos e humanos, mantendo uma postura profissional e realista mas também de confiança e motivação.
1) Fundamentos Neurobiológicos dos Distúrbios da Comunicação 2) Distúrbios adquiridos da Linguagem: as Afasias - Conceito, histórico e classificação das Afasias- Aspectos lingüísticos (linguagem oral e gráfica) e alterações comportamentais nas Afasias3) Agnosias.4) Apraxias 5) Aspectos biológicos e psicossociais do envelhecimento - Aspectos fonoaudiológicos.6) Demências e Linguagem: Demências Subcorticais 7) Demências e Linguagem: Demências Corticais 8) Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico- Coleta de dados iniciais do paciente- Exame de Linguagem: diferentes instrumentos de avaliação9) Tratamento Fonoaudiológico- Diferentes abordagens terapêuticas- Comunicação alternativa- Orientação familiar- Inclusão Social- A Alta Fonoaudiológica
ABRISQUETA-GOMEZ,J.; SANTOS, F.H. Reabilitação neuropsicológica: da teoria à prática, 2006. 1 ed.ALMIRALL, C.B.; SORO-CAMATS, E.; BULTÓ, C. R. Sistema de sinais e ajudas técnicas para a comunicação alternativa e a escrita. São Paulo: Santos, 2003.FERREIRA, L. P.; BEFFI-LOPES, D.; LIMONGI, S. C. O. Tratado de fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004.GAZZANICA, M.S; IVRY, R.B.; MANGUN, G.R. Neurociência Cognitiva: a biologia da mente.Artmed, 2006. 2 ed.JUNQUÉ, C.; BRUNA, O.; MATARÓ, M. Traumatismos cranioencefálicos: uma abordagem da neuropsicologia e fonoaudiologia. São Paulo: Santos, 2001.KANDEL, E. R.; SHUWARTZ, J. H.; JESSELL, T. M. Princípios de neurociência. São Paulo: Manole, 2003.SQUIRE, L.R.; KANDEL, E.R. Memória: da mente às moléculas. 2003. 1 ed.MAC-KAY, A.M. G.; FERREIRA, V. J. A; FERRI-FERREIRA, T. M. S. Afasias e demências. São Paulo: Santos, 2003.MANSUR, L.L.; RADANOVIC, M. Neurolingüística – princípios para a prática clínica. São Paulo: Ed. Inteligentes, 2004.MURDOCH, B.E. O Desenvolvimento da fala e distúrbios da linguagem. Revinter: Rio de Janeiro, 1997.NITRINI, R.; CARAMELLI, P.; MANSUR, L.L. Neuropsicologia – das bases anatômicas à reabilitação. São Paulo: FMUSP, 1996.ORTIZ, K. Z. Distúrbios neurológicos adquiridos: linguagem e cognição. Manole, 2005.PLAJA; RABASSA; SERRAT. Neuropsicologia da linguagem: funcionamento normal e patológico- reabilitação, 2006. 1 ed.PONZIO, J.; et al. O afásico – convivendo com a lesão cerebral. São Paulo: Santos, 1995.