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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3303 - Diagnóstico e Tratamento Fonoaudiológico da Linguagem na Fase Adulta
Speech Therapy Diagnosis and Treatment of Language in Adults

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Tem como objetivo desenvolver a capacidade de avaliar, diagnosticar, tratar e prevenir os distúrbios de linguagem no adulto/idoso. Conhecer a psicopatologia do envelhecimento e os distúrbios da linguagem nas doenças mentais. Ao final do curso os alunos deverão ter desenvolvido as seguintes habilidades:
1) Detectar, avaliar e tratar os aspectos envolvidos na linguagem e seus distúrbios no adulto.
2) Interpretar e analisar os aspectos teóricos-práticos das patologias de linguagem no adulto bem como na psicopatologia do envelhecimento.
3) Compreender importância da relação inter e multidisciplinar do trabalho fonoaudiológico
4) Realizar o planejamento terapêutico e aplicar os métodos de tratamento das referidas patologias.
5) Orientar e discutir, junto à equipe multidisciplinar os casos clínicos avaliados.
6) Selecionar e buscar programas que proporcione a melhor recuperação do paciente.
7) Orientar familiares do paciente sobre todos os aspectos clínicos e terapêuticos da patologia e sobre conduta a ser seguida.
8) Relacionar-se com o paciente considerando os aspectos afetivos e humanos, mantendo uma postura profissional e realista mas também de confiança e motivação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1383938 - Marisa Tomoe Hebihara Fukuda
 
Programa Resumido
 
 
 
 
Programa
1)	Fundamentos Neurobiológicos dos Distúrbios da Comunicação 
2) Distúrbios adquiridos da Linguagem: as Afasias
- Conceito, histórico e classificação das Afasias
- Aspectos lingüísticos (linguagem oral e gráfica) e alterações comportamentais nas Afasias
3) Agnosias.
4) Apraxias
5) Aspectos biológicos e psicossociais do envelhecimento - Aspectos fonoaudiológicos.
6) Demências e Linguagem: Demências Subcorticais
7) Demências e Linguagem: Demências Corticais
8) Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico
- Coleta de dados iniciais do paciente
- Exame de Linguagem: diferentes instrumentos de avaliação
9) Tratamento Fonoaudiológico
- Diferentes abordagens terapêuticas
- Comunicação alternativa
- Orientação familiar
- Inclusão Social
- A Alta Fonoaudiológica
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas teóricas ou práticas, desenvolvidas com recursos áudio-visuais;
Critério
- Freqüência mínima 70%.
- A avaliação de aprendizagem será auferida através de duas provas escritas e com conteúdos específicos. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota mínima 5,0 (cinco) em cada uma das provas realizadas. O aluno com nota inferior a 5,0 (cinco) em pelo menos uma das duas provas realizadas, será submetido a uma 3ª prova com peso igual a 5 (cinco) envolvendo todo o conteúdo da disciplina, Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), em recuperação, se menor que 5,0 (cinco) e igual ou superior a 3,0 (três) e reprovado, se inferior a 3,0 (três).
Norma de Recuperação
- Prova escrita após período de estudo com a bibliografia indicada. Nota final na disciplina igual à média entre a nota da recuperação e a nota anterior na disciplina.
 
Bibliografia
     
ABRISQUETA-GOMEZ,J.; SANTOS, F.H. Reabilitação neuropsicológica: da teoria à prática, 2006. 1 ed.
ALMIRALL, C.B.; SORO-CAMATS, E.; BULTÓ, C. R. Sistema de sinais e ajudas técnicas para a comunicação alternativa e a escrita. São Paulo: Santos, 2003.
FERREIRA, L. P.; BEFFI-LOPES, D.; LIMONGI, S. C. O. Tratado de fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004.
GAZZANICA, M.S; IVRY, R.B.; MANGUN, G.R. Neurociência Cognitiva: a biologia da mente.Artmed, 2006. 2 ed.
JUNQUÉ, C.; BRUNA, O.; MATARÓ, M. Traumatismos cranioencefálicos: uma abordagem da neuropsicologia e fonoaudiologia. São Paulo: Santos, 2001.
KANDEL, E. R.; SHUWARTZ, J. H.; JESSELL, T. M. Princípios de neurociência. São Paulo: Manole, 2003.
SQUIRE, L.R.; KANDEL, E.R. Memória: da mente às moléculas. 2003. 1 ed.
MAC-KAY, A.M. G.; FERREIRA, V. J. A; FERRI-FERREIRA, T. M. S. Afasias e demências. São Paulo: Santos, 2003.
MANSUR, L.L.; RADANOVIC, M. Neurolingüística – princípios para a prática clínica. São Paulo: Ed. Inteligentes, 2004.
MURDOCH, B.E. O Desenvolvimento da fala e distúrbios da linguagem. Revinter: Rio de Janeiro, 1997.
NITRINI, R.; CARAMELLI, P.; MANSUR, L.L. Neuropsicologia – das bases anatômicas à reabilitação. São Paulo: FMUSP, 1996.
ORTIZ, K. Z. Distúrbios neurológicos adquiridos: linguagem e cognição. Manole, 2005.
PLAJA; RABASSA; SERRAT. Neuropsicologia da linguagem: funcionamento normal e patológico- reabilitação, 2006. 1 ed.
PONZIO, J.; et al. O afásico – convivendo com a lesão cerebral. São Paulo: Santos, 1995.
 

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