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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3309 - Fonoaudiologia em Berçário
Speech-Language Pathology in the Nursery

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
A disciplina propõe fornecer o conhecimento sobre a atuação fonoaudiológica com recém-nascidos em CTI neonatal e pediátrico, berçário normal e de risco, em enfermarias pediátricas e no acompanhamento ambulatorial, visando o desenvolvimento da comunicação e das funções alimentares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3452786 - Luciana Vitaliano Voi Trawitzki
 
Programa Resumido
Recém nascidos a termo e pré-termo, aleitamento materno, atuação fonoaudiológica em maternidades.
 
 
 
Programa
Diferenças anatomofisiológicas no sistema sensório-motor-oral entre os recém nascido a termo e pré-termo;
Principais condições clínicas e atuação fonoaudiológica com recém-nascidos em UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediário e Alojamento conjunto;
Relação mãe-bebê e sua influência na amamentação e no desenvolvimento da comunicação;
Aleitamento Materno (Anatomia da mama, Fisiologia da lactação, Importância Nutricional, Postura, posição e pega adequadas, Dificuldades do aleitamento);
Programas do Governo de apoio à Amamentação: Iniciativa Hospital Amigo da Criança, Metodologia Canguru;
Equipe interdisciplinar em Neonatologia;
Avaliação fonoaudiológica da função alimentar em recém nascidos e exames complementares;
Planejamento terapêutico e estimulação da sucção não nutritiva e nutritiva em recém nascidos;
Intervenção fonoaudiológica com o binômio mãe-bebê e o aleitamento materno.
Acompanhamento ambulatorial do prematuro e fatores de risco: desenvolvimento da linguagem, fala, audição e funções alimentares.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- A avaliação de aprendizagem será auferida através de provas escritas e com conteúdos específicos, seminários, resenhas, aulas práticas no laboratório de simulação e pelo gerenciamento de tarefas pelo Moodle Stoa.
Critério
- Freqüência mínima 70%.
- Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota mínima 5,0 (cinco) na média das provas realizadas.
Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), em recuperação, se menor que 5,0 (cinco) e igual ou superior a 3,0 (três) e reprovado, se inferior a 3,0 (três).
Norma de Recuperação
- Uma única prova escrita, após período de estudo com a bibliografia indicada. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota final igual à média entre a nota da prova de recuperação e a nota anterior da disciplina igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
CARVALHO, M.R.; TAMEZ, R.N. Amamentação - bases científicas para a prática profissional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 
MADUREIRA, D.P. Deglutição em neonatos. In : FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C. (org.) Tratado de Fonoaudiologia. Roca, 2004. Cap- 19, p. 219-229.
QUINTELLA, T.; SILVA, A.A.; BOTELHO, M.I.M.R. Distúrbios da Deglutição e aspiração na Infância. In: FURQUIM, A. M.; SANTINI, C. S. Disfagias Orofaríngeas. Carapicuíba: Pró-Fono, 1999. Cap 5, p. 61-96.
XAVIER, C. Atuação fonoaudiológica em berçário: aspectos teóricos e práticos da relação mãe-bebê. In: ANDRADE, C.R.F. (Org.). Fonoaudiologia em berçário normal e de risco. São Paulo: Lovise, cap. 4, p. 99-127, 1996.
XAVIER, C. Intervenção Fonoaudiológica em bebês de risco. IN: FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C. (org.) Tratado de Fonoaudiologia. Roca, 2004. Cap- 34, p. 415-438.
XAVIER, C. Evolução da experiência de sucção em recém nascidos com história de prematuridade. In: JACOBI, J.S.; LEVY, D. S.; SILVA, L.M.C. Disfagia Avaliação e tratamento. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. Cap.5, p.66-82 .
XAVIER, C. Trabalho fonoaudiológico em UTI Neonatal. In: LOPES-FILHO, O. (Org.) Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Tecmedd, p. 819-838, 2005.
 

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