A disciplina propõe fornecer o conhecimento sobre a atuação fonoaudiológica com recém-nascidos em CTI neonatal e pediátrico, berçário normal e de risco, em enfermarias pediátricas e no acompanhamento ambulatorial, visando o desenvolvimento da comunicação e das funções alimentares.
Recém nascidos a termo e pré-termo, aleitamento materno, atuação fonoaudiológica em maternidades.
Diferenças anatomofisiológicas no sistema sensório-motor-oral entre os recém nascido a termo e pré-termo;Principais condições clínicas e atuação fonoaudiológica com recém-nascidos em UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediário e Alojamento conjunto;Relação mãe-bebê e sua influência na amamentação e no desenvolvimento da comunicação;Aleitamento Materno (Anatomia da mama, Fisiologia da lactação, Importância Nutricional, Postura, posição e pega adequadas, Dificuldades do aleitamento);Programas do Governo de apoio à Amamentação: Iniciativa Hospital Amigo da Criança, Metodologia Canguru;Equipe interdisciplinar em Neonatologia;Avaliação fonoaudiológica da função alimentar em recém nascidos e exames complementares;Planejamento terapêutico e estimulação da sucção não nutritiva e nutritiva em recém nascidos;Intervenção fonoaudiológica com o binômio mãe-bebê e o aleitamento materno.Acompanhamento ambulatorial do prematuro e fatores de risco: desenvolvimento da linguagem, fala, audição e funções alimentares.
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