Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3317 - Reabilitação dos Distúrbios da Audição
Rehabilitation of Hearing Disorders

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
- Fornecer ao aluno o conhecimento necessário para o atendimento de indivíduos com distúrbios de audição nas diferentes faixas etárias; 
- Desenvolver no aluno a visão da importância da integração entre a família, o atendimento fonoaudiológico e a escola, no atendimento da criança com deficiência auditiva; 
- Possibilitar a atuação junto a escolas comuns e especiais; 
- Possibilitar ao aluno o conhecimento do trabalho de habilitação e reabilitação dos distúrbios de audição, através de diferentes métodos, considerando a importância do cuidado centrado no paciente, principalmente no manejo de disfunções crônicas, como é o caso da deficiência auditiva; 
- Possibilitar conhecimento para atuar em equipes multi e interdisciplinares de prevenção, diagnóstico e intervenção precoce dos distúrbios da audição.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3093699 - Ana Cláudia Mirândola Barbosa Reis
5446282 - Sthella Zanchetta
 
Programa Resumido
Habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência auditiva, metas, técnicas e estratégias terapêuticas; processo de inclusão escolar e social, orientação e aconselhamento familiar.
 
 
 
Programa
- Conceituação dos distúrbios da audição e suas implicações educacionais. 
- Histórico da Audiologia Educacional no Brasil. 
- Propostas metodológicas de atendimento à pessoa com deficiência auditiva (diferentes faixas etárias). 
- Implicações afetivas e emocionais no desenvolvimento da pessoa com deficiência auditiva. 
- Alternativas Educacionais. 
- Leitura e escrita e a criança com deficiência auditiva. 
- Treinamento auditivo. 
- Terapia Fonoaudiológica nas desordens do Processamento Auditivo: objetivos e finalidades 
- Orientação e aconselhamento aos pais; integração família / escola/ sociedade. 
- (Re)habilitação do usuário de próteses implantáveis e equipamentos auxiliares - Monitoramento do processo de intervenção(testes de percepção de fala específicos para deficiente auditivo, escalas de inteligibilidade de fala, audição e linguagem e questionários/inventários). 
- Aspectos éticos e de biossegurança. 
- Políticas públicas em saúde auditiva: princípios, histórico das ações em saúde auditiva, portarias de saúde auditiva do Ministério da Saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas teóricas ou práticas, desenvolvidas com recursos áudio-visuais; O desempenho do aluno na parte prática da disciplina será avaliado conforme regulamentação das práticas clínicas curriculares do curso.
Critério
- Frequência mínima 70% - A avaliação de aprendizagem será auferida por meio de duas provas escritas e com conteúdos específicos. - Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota mínima 5,0 (cinco) em cada uma das provas realizadas. - O aluno com nota inferior a 5,0 (cinco) em pelo menos uma das duas provas realizadas, será submetido a uma 3ª prova com peso igual a 5 (cinco) envolvendo todo o conteúdo da disciplina, Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), em recuperação, se menor que 5,0 (cinco) e igual ou superior a 3,0 (três) e reprovado, se inferior a 3,0 (três).
Norma de Recuperação
- Prova escrita ou prática após período de estudo com a bibliografia indicada. Nota final na disciplina igual à média entre a nota da recuperação e a nota anterior na disciplina.
 
Bibliografia
     
1. Tratado de Audiologia. Boechat et al. (org.). Gen/Santos, 2a edição, 2015, capítulos: 48, 55ª 70
2. BEVILACQUA, M C; MORET, A. L. M. Deficiência auditiva: Conversando com familiares e profissionais de saúde. Pulso, 2005. 
3. BEVILACQUA, M.C.; FORMIGNONI. Audiologia educacional: Uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. Carapicuiba: Pró Fono, 1997. 
4. BORBOREMA, Crislaine Santos; AGUILLERA, Fernanda. Criança com deficiência auditiva e família: desafios e contribuições da psicologia. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. 2017 Maio;6(2):132-137. 
5. BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, Educação Infantil. Saberes e práticas da inclusão, 2006. Disponível em: portal.mec.gov/seesp/arquivos/pdf/surdosegueira.pdf. 6. BRASIL, Portaria GM/MS nº 1274 de 25 de junho de 2013 - Procedimento de Sistema de Frequência Modulada Pessoal – FM. 
7. BRASIL, Portaria GM/MS nº 2.776 de 18/12/2014 - Implante coclear unilateral/bilateral e próteses ósteo ancoradas e as Diretrizes gerais para atenção especializada às pessoas com deficiência auditiva no sistema Único de Saúde (SUS). 
8. BRASIL, Portaria GM/MS nº 793 de 24/04/2012 - Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde e seu Instrutivo. 
9. BRASIL, Portaria MS/SAS no 587 de 07/10/2004 – instituiu a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva. Revogada. 
10. CAMPELO, Mônica Azevedo de Carvalho. O papel da LIBRAS na reabilitação do deficiente auditivo. In: BENTO et al. (org.). Tratado de Implante Coclear e próteses auditivas implantáveis. Thieme, 2014, p 458-461. 
 

Clique para consultar os requisitos para RFO3317

Clique para consultar o oferecimento para RFO3317

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP