- Propiciar ao aluno o conhecimento para o processo de seleção, indicação e adaptação, verificação e validação do processo de adaptação dos dispositivos eletrônicos de amplificação sonora e seus auxiliares.
Habilitação e reabilitação auditivas para pessoas com distúrbios de audição que estejam inseridos em programas educacionais, para todos os ciclos da vida. Orientação fonoaudiológica ao paciente e/ou à sua família. Estratégias de comunicação para o adulto e o idoso com deficiência auditiva. Atuação em equipe multiprofissional. Orientações sobre acessibilidade do estudante com distúrbio da audição na perspectiva da escola inclusiva.
Histórico e avanços tecnológicos dos dispositivos eletrônicos aplicados à surdez (AASI, IC, POA e FM); Indicação, seleção e adaptação dos dispositivos eletrônicos aplicados à surdez em todas as faixas etárias, considerando a importância do cuidado centrado no paciente, principalmente no manejo de disfunções crônicas, como é o caso da deficiência auditiva. Possibilitar conhecimento para atuar em equipes multi e interdisciplinares, inclusive em sistemas inteligentes e automatizados incorporados na prática clínica, com potencial para melhorar a prestação de serviços e eficácia. Componentes, características físicas e eletroacústicas dos dispositivos eletrônicos aplicados à surdez. Moldes auriculares: Considerações estruturais e acústicas; Métodos prescritíveis lineares e não-lineares; Sistemas de Limitação de Saída; Algorítmos. Critérios de seleção e indicação dos dispositivos eletrônicos aplicados à surdez. Avaliação do desempenho dos dispositivos eletrônicos aplicados à surdez (AASI, IC, POA e sistemas auxiliares); Equipamentos e sistemas auxiliares para o deficiente auditivo; Orientação Familiar.
- BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, Educação Infantil. Saberes e práticas da inclusão, 2006. Disponível em: portal.mec.gov/seesp/arquivos/pdf/surdosegueira.pdf. - BRASIL, Portaria GM/MS nº 1274 de 25 de junho de 2013 - Procedimento de Sistema de Frequência Modulada Pessoal – FM. - BRASIL, Portaria GM/MS nº 2.776 de 18/12/2014 - Implante coclear unilateral/bilateral e próteses ósteo ancoradas e as Diretrizes gerais para atenção especializada às pessoas com deficiência auditiva no sistema Único de Saúde (SUS). - BRASIL, Portaria GM/MS nº 793 de 24/04/2012 - Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde e seu Instrutivo. - BRASIL, Portaria MS/SAS no 587 de 07/10/2004 – instituiu a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva. Revogada.