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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3318 - Recursos Tecnológicos Aplicados à Surdez
Technological Resources Applied to Deafness

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
- Propiciar ao aluno o conhecimento para o processo de seleção, indicação e adaptação, verificação e validação do processo de adaptação dos dispositivos eletrônicos de amplificação sonora e seus auxiliares. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4850948 - Adriana Ribeiro Tavares
3093699 - Ana Cláudia Mirândola Barbosa Reis
 
Programa Resumido
Habilitação e reabilitação auditivas para pessoas com distúrbios de audição que estejam inseridos em programas educacionais, para todos os ciclos da vida. Orientação fonoaudiológica ao paciente e/ou à sua família. Estratégias de comunicação para o adulto e o idoso com deficiência auditiva. Atuação em equipe multiprofissional. Orientações sobre acessibilidade do estudante com distúrbio da audição na perspectiva da escola inclusiva.
 
 
 
Programa
Histórico e avanços tecnológicos dos dispositivos eletrônicos aplicados à surdez (AASI, IC, POA e FM); Indicação, seleção e adaptação dos dispositivos eletrônicos aplicados à surdez em todas as faixas etárias, considerando a importância do cuidado centrado no paciente, principalmente no manejo de disfunções crônicas, como é o caso da deficiência auditiva. Possibilitar conhecimento para atuar em equipes multi e interdisciplinares, inclusive em sistemas inteligentes e automatizados incorporados na prática clínica, com potencial para melhorar a prestação de serviços e eficácia. Componentes, características físicas e eletroacústicas dos dispositivos eletrônicos aplicados à surdez. Moldes auriculares: Considerações estruturais e acústicas; Métodos prescritíveis lineares e não-lineares; Sistemas de Limitação de Saída; Algorítmos. Critérios de seleção e indicação dos dispositivos eletrônicos aplicados à surdez. Avaliação do desempenho dos dispositivos eletrônicos aplicados à surdez (AASI, IC, POA e sistemas auxiliares); Equipamentos e sistemas auxiliares para o deficiente auditivo; Orientação Familiar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- A avaliação de aprendizagem será auferida por meio de dois processos de avaliação, um com avaliações das atividades desenvolvidas pelos alunos por conteúdo (atividades práticas em forma de exercícios e discussão de casos) e uma prova escrita e com conteúdos específicos.
Critério
- Frequência mínima 70%
- Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco) na soma das duas provas realizadas.
- Será considerado em recuperação, se a média na soma das duas provas realizadas for menor que 5,0 (cinco) e igual ou superior a 3,0 (três) e reprovado, se média inferior a 3,0 (três).
Norma de Recuperação
- Uma única prova escrita, após período de estudo com a bibliografia indicada. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota final igual à média entre a nota da prova de recuperação e a nota anterior da disciplina igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
- BRASIL, Ministério da Educação,  Secretaria de Educação Especial,  Educação Infantil. Saberes e práticas da inclusão, 2006. Disponível em:  portal.mec.gov/seesp/arquivos/pdf/surdosegueira.pdf.
- BRASIL, Portaria GM/MS nº 1274 de 25 de junho de 2013 - Procedimento de Sistema de Frequência Modulada Pessoal – FM.
- BRASIL, Portaria GM/MS nº 2.776 de 18/12/2014 - Implante coclear unilateral/bilateral e próteses ósteo ancoradas e as Diretrizes gerais para atenção especializada às pessoas com deficiência auditiva no sistema Único de Saúde (SUS). 
- BRASIL, Portaria GM/MS nº 793 de 24/04/2012 - Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde e seu Instrutivo.
- BRASIL, Portaria MS/SAS no 587 de 07/10/2004 – instituiu a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva. Revogada.
 

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