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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3320 - Estágio em Atenção à Comunidade I
Primary Health Care Stage I

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h ( Estágio: 75 h )
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa integrar a teoria à prática em cenários reais, possibilitando ao aluno o início das práticas de promoção à saúde e de prevenção dos distúrbios da comunicação e das funções orofaciais. A partir de um contato precoce com a comunidade, o aluno será capaz de compreender as características da população e do seu território de abrangência, bem como ter conhecimento dos serviços de saúde e dos equipamentos sociais da área; ampliar seu conhecimento sobre: saúde, determinantes sociais da saúde-doença, promoção à saúde, prevenção, educação em saúde, papel do fonoaudiólogo na escola e leis de diretrizes e bases da educação do Brasil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4910677 - Gislaine Aparecida Folha
3452786 - Luciana Vitaliano Voi Trawitzki
1411247 - Patricia Pupin Mandra
 
Programa Resumido
•	Níveis de atenção à saúde
•	Território e Territorialização
•	Noções de epidemiologia, fatores de risco e proteção à saúde
•	Promoção à saúde x prevenção 
•	Visita Domiciliar
•	Fonoaudiologia Educacional
•	Leis de Diretrizes e Bases da Educação
 
 
 
Programa
•	Níveis de atenção à saúde
•	A saúde pública no Brasil e no mundo
•	Leis orgânicas 8080/90 e 8142/90
•	Conferências Nacionais em Saúde (8ª Conferencia)
•	Relatório Lalonde  e cartas de promoção da saúde. 
•	Estratégia Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família Território e Territorialização
•	Noções de epidemiologia, fatores de risco e proteção à saúde
•	Visita Domiciliar
•	Promoção à saúde x prevenção 
•	Fonoaudiologia e Políticas de Saúde Pública
•	Fonoaudiologia Educacional
•	Leis de Diretrizes e Bases da Educação
•	A interdisciplinaridade na saúde e na educação
•	Educação em saúde a diferentes grupos etários
•	Detecção precoce dos distúrbios da comunicação (fala, voz, linguagem, audição, leitura, escrita) e das funções orofaciais (sucção, mastigação, deglutição, respiração).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desempenho do aluno em discussão de textos, seminários, na atuação em Unidade de Atenção Básica, em supervisão e discussão dos casos atendidos e nos relatórios, conforme as regras regulamentadas pelas Normas dos Estágios Clínicos Curriculares.
Critério
Média igual ou superior a 5,0 da soma das avaliações.
Norma de Recuperação
Por se tratar de disciplina que envolve atendimento clínico a pacientes sob supervisão docente e considerando o contínuo processo de avaliação da aprendizagem, a disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
- ANDRADE, C.R.F. Fonoaudiologia Preventiva: Teoria e Vocabulário Técnico-Científico, Sao Paulo, Lovise, 1996.
ASSOCIAÇÃO Paulista de Medicina. Por dentro do SUS. São Paulo: Atheneu, 2007.163p.
- BRASIL. Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS). Relatório Final. As causas sociais das iniquidades em saúde no Brasil. Brasília, 2008.
- CALDANA, M.L.; FELÍCIO, C.M. Caracterização das condições e fatores de riscos para a comunicação em uma creche da cidade de Ribeirão Preto. In: Marchesam, I.Q.; Zorzi, J.L. (orgs.) Tópicos em Fonoaudiologia, Rio de Janeiro: Revinter, p.167-173, 2003.
- CHUN, R.Y.S. Promoção da saúde e as práticas em fonoaudiologia. In: FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia, São Paulo: Roca, cap 41, p.538-544, 2004.
- DEGAN, V.V.; BONI, R.C. Hábitos de sucção: Chupeta e Mamadeira. São José dos Campos: Pulso, 2004.
- GIROTO, C.R.M. Perspectivas atuais da fonoaudiologia na escola. São Paulo: Plexus, 2002.
- LAPREGA, M.R. Processo saúde-doença e níveis de prevenção. In: Franco LJ, Passos ADC. Fundamentos de Epidemiologia. São Paulo: Manole; 2005. p. 1.
- LESSA, F. Fonoaudiologia e Epidemiologia. In: FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia, São Paulo: Roca, cap 40, p.527-537, 2004.
- OPAS, Ministério da Saúde. A Política de Regulação no Brasil. Série técnica: Desenvolvimento de Sistemas e Serviços de Saúde. Brasília, 2006.
- VIEIRA, R. M.; VIEIRA, M.M.; AVILA, C. R.; PEREIRA L.D. Fonoaudiologia e a Saúde Pública. Carapicuíba, Pró-Fono, 1995.

Bibliografia complementar:
- CONSELHO Regional de Fonoaudiologia 2ª região. Fonoaudiologia na Educação: políticas públicas e atuação do fonoaudiólogo. São Paulo, 2010.
- BASTOS JRM, SALES-PERES SHC, CALDANA ML. Educação em Saúde com enfoques em Odontologia e em Fonoaudiologia. São Paulo: Ed. Santos, 2007.
- JORGE TM, org. A Fada da Chupeta e outras histórias: os hábitos orais no mundo da imaginação. Ribeirão Preto: Booktoy, 2014.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Profissionais da área da saúde (medicina, enfermagem e agentes comunitário de saúde) e população de crianças, adolescentes, adultos e idosos pertencentes à área de cobertura dos Núcleos de Saúde da Família (NSF) 2 e 3, do município de Ribeirão Preto, SP.
Objetivos da atividade
Realizar ações coletivas em sala de espera para aconselhamento sobre: a) Bem estar vocal e cuidados com audição; b) Desenvolvimento infantil; c) qualidade de vida. Realizar visita domiciliar multiprofissional para promoção e prevenção da saúde da população. Realizar oficina para promover as habilidades de comunicação e interação social de idosos.
Descrição da atividade
Territorialização da comunidade inscrita nos NSF 2 e 3, com a participação de agentes comunitários de saúde e equipe multiprofissional. Realização de visita domiciliar com equipe multiprofissional e agentes comunitários de saúde. Serão realizadas ações em sala de espera das unidades de saúde, a saber: rodas de conversa, dinâmicas de grupo (bingo e paródias), elaboração e fixação de cartazes. Serão realizadas oficinas com idoso por livre demanda.
Indicadores de avaliação da atividade
Número de pessoas da comunidade que participaram das atividades propostas; aplicação de instrumento de avaliação de qualidade e impacto da atividade para a comunidade; instrumento de autoavalição para estudantes, docentes e servidores da saúde que participarem das ações.

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