A disciplina visa integrar a teoria à prática em cenários reais, possibilitando ao aluno o início das práticas de promoção à saúde e de prevenção dos distúrbios da comunicação e das funções orofaciais. A partir de um contato precoce com a comunidade, o aluno será capaz de compreender as características da população e do seu território de abrangência, bem como ter conhecimento dos serviços de saúde e dos equipamentos sociais da área; ampliar seu conhecimento sobre: saúde, determinantes sociais da saúde-doença, promoção à saúde, prevenção, educação em saúde, papel do fonoaudiólogo na escola e leis de diretrizes e bases da educação do Brasil.
• Níveis de atenção à saúde • Território e Territorialização • Noções de epidemiologia, fatores de risco e proteção à saúde • Promoção à saúde x prevenção • Visita Domiciliar • Fonoaudiologia Educacional • Leis de Diretrizes e Bases da Educação
• Níveis de atenção à saúde • A saúde pública no Brasil e no mundo • Leis orgânicas 8080/90 e 8142/90 • Conferências Nacionais em Saúde (8ª Conferencia) • Relatório Lalonde e cartas de promoção da saúde. • Estratégia Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família Território e Territorialização • Noções de epidemiologia, fatores de risco e proteção à saúde • Visita Domiciliar • Promoção à saúde x prevenção • Fonoaudiologia e Políticas de Saúde Pública • Fonoaudiologia Educacional • Leis de Diretrizes e Bases da Educação • A interdisciplinaridade na saúde e na educação • Educação em saúde a diferentes grupos etários • Detecção precoce dos distúrbios da comunicação (fala, voz, linguagem, audição, leitura, escrita) e das funções orofaciais (sucção, mastigação, deglutição, respiração).
- ANDRADE, C.R.F. Fonoaudiologia Preventiva: Teoria e Vocabulário Técnico-Científico, Sao Paulo, Lovise, 1996.ASSOCIAÇÃO Paulista de Medicina. Por dentro do SUS. São Paulo: Atheneu, 2007.163p.- BRASIL. Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS). Relatório Final. As causas sociais das iniquidades em saúde no Brasil. Brasília, 2008.- CALDANA, M.L.; FELÍCIO, C.M. Caracterização das condições e fatores de riscos para a comunicação em uma creche da cidade de Ribeirão Preto. In: Marchesam, I.Q.; Zorzi, J.L. (orgs.) Tópicos em Fonoaudiologia, Rio de Janeiro: Revinter, p.167-173, 2003.- CHUN, R.Y.S. Promoção da saúde e as práticas em fonoaudiologia. In: FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia, São Paulo: Roca, cap 41, p.538-544, 2004.- DEGAN, V.V.; BONI, R.C. Hábitos de sucção: Chupeta e Mamadeira. São José dos Campos: Pulso, 2004.- GIROTO, C.R.M. Perspectivas atuais da fonoaudiologia na escola. São Paulo: Plexus, 2002.- LAPREGA, M.R. Processo saúde-doença e níveis de prevenção. In: Franco LJ, Passos ADC. Fundamentos de Epidemiologia. São Paulo: Manole; 2005. p. 1.- LESSA, F. Fonoaudiologia e Epidemiologia. In: FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia, São Paulo: Roca, cap 40, p.527-537, 2004.- OPAS, Ministério da Saúde. A Política de Regulação no Brasil. Série técnica: Desenvolvimento de Sistemas e Serviços de Saúde. Brasília, 2006.- VIEIRA, R. M.; VIEIRA, M.M.; AVILA, C. R.; PEREIRA L.D. Fonoaudiologia e a Saúde Pública. Carapicuíba, Pró-Fono, 1995.Bibliografia complementar:- CONSELHO Regional de Fonoaudiologia 2ª região. Fonoaudiologia na Educação: políticas públicas e atuação do fonoaudiólogo. São Paulo, 2010.- BASTOS JRM, SALES-PERES SHC, CALDANA ML. Educação em Saúde com enfoques em Odontologia e em Fonoaudiologia. São Paulo: Ed. Santos, 2007.- JORGE TM, org. A Fada da Chupeta e outras histórias: os hábitos orais no mundo da imaginação. Ribeirão Preto: Booktoy, 2014.