A disciplina visa favorecer a discussão com o aluno a respeito dos diferentes tipos de pesquisa, a apreciação dos níveis de evidência, bem como a fundamentação teórica para elaboração de um projeto.
Apresentar os principais requisitos que norteiam a realização de um trabalho científico.
Pesquisas quantitativas vs qualitativas; Como construir um referencial teórico – acesso e técnicas de pesquisa em base de dados científicos; Como interpretar os artigos científicos - Níveis de evidência em pesquisa; Formulação da hipótese de pesquisa e seus desfechos; Ética em pesquisa.
Bastos, L R, Paixão L, Monteiro Fernandes L, Deluiz N. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 6. ed Rio de Janeiro: LTC, 2003. Vasconcelos, E M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar : epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis: Vozes, 2002.Severino, A J. Metodologia do trabalho cientifico. 22. ed. Sao Paulo : Cortez, 2002.Vieira, S, Hossne WS. Metodologia científica para a área de saúde. Rio de Janeiro: Campus: Elsevier, 2003.BARRASS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: EDUSP, 1979.