A disciplina "Estágio em Atenção na Comunidade II" ter por objetivo inserir o aluno em programas de atenção à comunidade após o reconhecimento prévio das características, condições e necessidades da população assistida pelas unidades de saúde e escolas. A partir de orientações e oficinas com grupos de idosos, crianças, adolescentes, pais, gestantes, professores e outros, o aluno terá a oportunidade de vivenciar a atuação preventiva em grupos, compreendendo o seu dinamismo e propostas educativas atuais. A disciplina visa integrar a teoria à prática em cenários reais, possibilitando ao aluno a continuidade das práticas de promoção à saúde e de prevenção dos distúrbios da comunicação e das funções orofaciais a todos os envolvidos nos ambientes de trabalho.
Orientações e oficinas com grupos de idosos (envelhecimento e memória); Orientações a pais, familiares e equipes de funcionários; Orientações e oficinas com escolares a partir da demanda reconhecida previamente; Orientações e oficinas com professores; Ações voltadas para a detecção de distúrbios da comunicação oral e escrita e das funções orofaciais junto à população (triagens, entrevistas e aplicação de questionários).
Atuação grupal junto à população (crianças, adolescentes, adultos e idosos) a partir de orientações e oficinas; Interdisciplinaridade em ações no âmbito escolar e nos serviços de saúde; Memória e envelhecimento; Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita; Medidas de favorecimento da aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita; Hábitos orais deletérios e conseqüências ao desenvolvimento craniofacial e funções orofaciais; Orientação vocal à população; Oficinas de aquecimento e desaquecimento vocal para professores e demais profissionais; Detecção dos distúrbios de comunicação (oral e escrita) e dos transtornos relacionados às funções de respiração, fala, mastigação e deglutição, tanto no âmbito escolar quanto nos serviços de saúde, a partir de triagens, entrevistas e aplicação de questionários.
AYRES, J. R. de C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde e Sociedade, v.13, n.3, p. 16-29, set-dez 2004. BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso / Ministério da Saúde. 2. ed. rev. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.70 p. BRASIL. Ministério da Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Cadernos de Atenção Básica; p. 19. LAUERMAN, A.F.R.; WERTZNER, H.F. Fonoaudiologia e Saúde Coletiva: novas propostas a partir de uma experiência. In: MARCHESAN, I.Q.; BOLAFFI, C.; GOMES, I.C.D.; ZORZI, J.L. (Org.). Tópicos em Fonoaudiologia, São Paulo: Lovise, vol. II, cap. 30, p. 409-413, 2003. SANTOS, M.T.M.; NAVAS, A.L.G.P. (orgs.) Distúrbios da leitura e escrita: teoria e prática. Barueri, São Paulo: Editora Manole, 2004. SIMÃO, A.L.F.; CHUN, R.Y.S. Ação fonoaudiológica em uma unidade básica de saúde. IN: MARCHESAN, I.Q.; BOLAFFI, C.; GOMES, I.C.D.; ZORZI, J.L. (Org.). Tópicos em Fonoaudiologia, São Paulo: Lovise, vol. II, cap. 31, p. 415-420, 1995. Souza, L.E.P.F., O SUS necessário e o SUS possível: estratégias de gestão. Uma reflexão a partir de uma experiência concreta. Ciência e Saúde Coletiva, vol.14, n.3, 2009. ZOBOLI, E. Ética do cuidado: uma reflexão sobre o cuidado da pessoa idosa na perspectiva do encontro interpessoal. Saúde Coletiva, vol.4, n. 17, p. 158-163, 2007. Bibliografia complementar: CONSELHO Regional de Fonoaudiologia 2ª região. Fonoaudiologia na Educação: políticas públicas e atuação do fonoaudiólogo. São Paulo, 2010. BASTOS JRM, SALES-PERES SHC, CALDANA ML. Educação em Saúde com enfoques em Odontologia e em Fonoaudiologia.São Paulo: Ed. Santos, 2007. JORGE TM, org. A Fada da Chupeta e outras histórias: os hábitos orais no mundo da imaginação. Ribeirão Preto: Booktoy, 2014. JORGE, T. M. Programa de orientação fonoaudiológica a alunos dos cursos de Magistério e Pedagogia. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Odontologia de Bauru da USP. Bauru. 2007. 171p. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis