Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3324 - Estágio em Atenção à Comunidade II
Primary Health Care Stage II

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h ( Estágio: 75 h )
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina "Estágio em Atenção na Comunidade II" ter por objetivo inserir o aluno em programas de atenção à comunidade após o reconhecimento prévio das características, condições e necessidades da população assistida pelas unidades de saúde e escolas. A partir de orientações e oficinas com grupos de idosos, crianças, adolescentes, pais, gestantes, professores e outros, o aluno terá a oportunidade de vivenciar a atuação preventiva em grupos, compreendendo o seu dinamismo e propostas educativas atuais. 
A disciplina visa integrar a teoria à prática em cenários reais, possibilitando ao aluno a continuidade das práticas de promoção à saúde e de prevenção dos distúrbios da comunicação e das funções orofaciais a todos os envolvidos nos ambientes de trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4910677 - Gislaine Aparecida Folha
3452786 - Luciana Vitaliano Voi Trawitzki
1411247 - Patricia Pupin Mandra
 
Programa Resumido
Orientações e oficinas com grupos de idosos (envelhecimento e memória);
Orientações a pais, familiares e equipes de funcionários;
Orientações e oficinas com escolares a partir da demanda reconhecida previamente;
Orientações e oficinas com professores;
Ações voltadas para a detecção de distúrbios da comunicação oral e escrita e das funções orofaciais junto à população (triagens, entrevistas e aplicação de questionários).
 
 
 
Programa
Atuação grupal junto à população (crianças, adolescentes, adultos e idosos) a partir de orientações e oficinas;
Interdisciplinaridade em ações no âmbito escolar e nos serviços de saúde;
Memória e envelhecimento;
Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita;
Medidas de favorecimento da aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita;
Hábitos orais deletérios e conseqüências ao desenvolvimento craniofacial e funções orofaciais;
Orientação vocal à população;
Oficinas de aquecimento e desaquecimento vocal para professores e demais profissionais;
Detecção dos distúrbios de comunicação (oral e escrita) e dos transtornos relacionados às funções de respiração, fala, mastigação e deglutição, tanto no âmbito escolar quanto nos serviços de saúde, a partir de triagens, entrevistas e aplicação de questionários.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Desempenho do aluno em discussão de textos, seminários, na atuação em Unidade de Atenção Básica, em supervisão e discussão dos casos atendidos e nos relatórios, conforme regulamentação das práticas clínicas curriculares do curso.
Critério
- Média igual ou superior a 5,0 da soma das avaliações.
Norma de Recuperação
Por se tratar de disciplina que envolve atendimento clínico a pacientes sob supervisão docente e considerando o contínuo processo de avaliação da aprendizagem, a disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
AYRES, J. R. de C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde e Sociedade, v.13, n.3, p. 16-29, set-dez 2004.
BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso / Ministério da Saúde. 2. ed. rev. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.70 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Cadernos de Atenção Básica; p. 19.
LAUERMAN, A.F.R.; WERTZNER, H.F. Fonoaudiologia e Saúde Coletiva: novas propostas a partir de uma experiência. In: MARCHESAN, I.Q.; BOLAFFI, C.; GOMES, I.C.D.; ZORZI, J.L. (Org.). Tópicos em Fonoaudiologia, São Paulo: Lovise, vol. II, cap. 30, p. 409-413, 2003.
SANTOS, M.T.M.; NAVAS, A.L.G.P. (orgs.) Distúrbios da leitura e escrita: teoria e prática. Barueri, São Paulo: Editora Manole, 2004.
SIMÃO, A.L.F.; CHUN, R.Y.S. Ação fonoaudiológica em uma unidade básica de saúde. IN: MARCHESAN, I.Q.; BOLAFFI, C.; GOMES, I.C.D.; ZORZI, J.L. (Org.). Tópicos em Fonoaudiologia, São Paulo: Lovise, vol. II, cap. 31, p. 415-420, 1995. Souza, L.E.P.F., O SUS necessário e o SUS possível: estratégias de gestão. Uma reflexão a partir de uma experiência concreta. Ciência e Saúde Coletiva, vol.14, n.3, 2009.
ZOBOLI, E. Ética do cuidado: uma reflexão sobre o cuidado da pessoa idosa na perspectiva do encontro interpessoal. Saúde Coletiva, vol.4, n. 17, p. 158-163, 2007.

Bibliografia complementar:
CONSELHO Regional de Fonoaudiologia 2ª região. Fonoaudiologia na Educação: políticas públicas e atuação do fonoaudiólogo. São Paulo, 2010.
BASTOS JRM, SALES-PERES SHC, CALDANA ML. Educação em Saúde com enfoques em Odontologia e em Fonoaudiologia.São Paulo: Ed. Santos, 2007.
JORGE TM, org. A Fada da Chupeta e outras histórias: os hábitos orais no mundo da imaginação. Ribeirão Preto: Booktoy, 2014.
JORGE, T. M. Programa de orientação fonoaudiológica a alunos dos cursos de Magistério e Pedagogia. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Odontologia de Bauru da USP. Bauru. 2007. 171p. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
População de crianças, adolescentes, adultos e idosos, pertencentes a área de cobertura dos Núcleos de Saúde da Família 2 e 3, do município de Ribeirão Preto - SP. Profissionais da área de educação (educadores, coordenadores e diretores), familiares e crianças em idade pré-escolar matriculadas em uma unidade escolar do município de Ribeirão Preto - SP.
Objetivos da atividade
Realizar ações coletivas e individuais para assegurar a qualidade de vida, o desenvolvimento infantil, a acolhimento a idosos. Promover as habilidades de comunicação e interação social em todo o ciclo vital. Prevenir e/ou detectar precocemente transtornos da comunicação oral e escrita em estudantes da educação infantil (pré-escolares).
Descrição da atividade
Visita domiciliar para aconselhamento, oficinas e grupos para atender as demandas da comunidade dos Núcleos de Saúde da Família (2 e 3). Realização de oficinas com educadores e familiares de estudantes de uma Unidade Escolar sobre desenvolvimento da linguagem, fala, audição e escrita, bem como indicadores de risco para os Transtornos da Comunicação (TC) na infância. Realização de procedimento de triagem fonoaudiológica individual com as crianças que suspeita de TC ou com baixo desempenho escolar.
Indicadores de avaliação da atividade
Número de pessoas da comunidade participarem das atividades propostas, instrumento de avaliação da qualidade e impacto da atividade ofertada. Aplicação de instrumento de autoavalição para estudantes, docentes e preceptores do serviço de saúde, educadores e familiares que participarem das ações.

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