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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3324 - Estágio em Atenção à Comunidade II
Primary Health Care Stage II

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h ( Estágio: 75 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
A disciplina "Estágio em Atenção na Comunidade II" ter por objetivo inserir o aluno em programas de atenção à comunidade após o reconhecimento prévio das características, condições e necessidades da população assistida pelas unidades de saúde e escolas. A partir de orientações e oficinas com grupos de idosos, crianças, adolescentes, pais, gestantes, professores e outros, o aluno terá a oportunidade de vivenciar a atuação preventiva em grupos, compreendendo o seu dinamismo e propostas educativas atuais. 
A disciplina visa integrar a teoria à prática em cenários reais, possibilitando ao aluno a continuidade das práticas de promoção à saúde e de prevenção dos distúrbios da comunicação e das funções orofaciais a todos os envolvidos nos ambientes de trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4910677 - Gislaine Aparecida Folha
3452786 - Luciana Vitaliano Voi Trawitzki
1411247 - Patricia Pupin Mandra
 
Programa Resumido
Orientações e oficinas com grupos de idosos (envelhecimento e memória);
Orientações a pais, familiares e equipes de funcionários;
Orientações e oficinas com escolares a partir da demanda reconhecida previamente;
Orientações e oficinas com professores;
Ações voltadas para a detecção de distúrbios da comunicação oral e escrita e das funções orofaciais junto à população (triagens, entrevistas e aplicação de questionários).
 
 
 
Programa
Atuação grupal junto à população (crianças, adolescentes, adultos e idosos) a partir de orientações e oficinas;
Interdisciplinaridade em ações no âmbito escolar e nos serviços de saúde;
Memória e envelhecimento;
Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita;
Medidas de favorecimento da aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita;
Hábitos orais deletérios e conseqüências ao desenvolvimento craniofacial e funções orofaciais;
Orientação vocal à população;
Oficinas de aquecimento e desaquecimento vocal para professores e demais profissionais;
Detecção dos distúrbios de comunicação (oral e escrita) e dos transtornos relacionados às funções de respiração, fala, mastigação e deglutição, tanto no âmbito escolar quanto nos serviços de saúde, a partir de triagens, entrevistas e aplicação de questionários.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Desempenho do aluno em discussão de textos, seminários, na atuação em Unidade de Atenção Básica, em supervisão e discussão dos casos atendidos e nos relatórios, conforme regulamentação das práticas clínicas curriculares do curso.
Critério
- Média igual ou superior a 5,0 da soma das avaliações.
Norma de Recuperação
Por se tratar de disciplina que envolve atendimento clínico a pacientes sob supervisão docente e considerando o contínuo processo de avaliação da aprendizagem, a disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
AYRES, J. R. de C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde e Sociedade, v.13, n.3, p. 16-29, set-dez 2004.
BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso / Ministério da Saúde. 2. ed. rev. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.70 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Cadernos de Atenção Básica; p. 19.
LAUERMAN, A.F.R.; WERTZNER, H.F. Fonoaudiologia e Saúde Coletiva: novas propostas a partir de uma experiência. In: MARCHESAN, I.Q.; BOLAFFI, C.; GOMES, I.C.D.; ZORZI, J.L. (Org.). Tópicos em Fonoaudiologia, São Paulo: Lovise, vol. II, cap. 30, p. 409-413, 2003.
SANTOS, M.T.M.; NAVAS, A.L.G.P. (orgs.) Distúrbios da leitura e escrita: teoria e prática. Barueri, São Paulo: Editora Manole, 2004.
SIMÃO, A.L.F.; CHUN, R.Y.S. Ação fonoaudiológica em uma unidade básica de saúde. IN: MARCHESAN, I.Q.; BOLAFFI, C.; GOMES, I.C.D.; ZORZI, J.L. (Org.). Tópicos em Fonoaudiologia, São Paulo: Lovise, vol. II, cap. 31, p. 415-420, 1995. Souza, L.E.P.F., O SUS necessário e o SUS possível: estratégias de gestão. Uma reflexão a partir de uma experiência concreta. Ciência e Saúde Coletiva, vol.14, n.3, 2009.
ZOBOLI, E. Ética do cuidado: uma reflexão sobre o cuidado da pessoa idosa na perspectiva do encontro interpessoal. Saúde Coletiva, vol.4, n. 17, p. 158-163, 2007.

Bibliografia complementar:
CONSELHO Regional de Fonoaudiologia 2ª região. Fonoaudiologia na Educação: políticas públicas e atuação do fonoaudiólogo. São Paulo, 2010.
BASTOS JRM, SALES-PERES SHC, CALDANA ML. Educação em Saúde com enfoques em Odontologia e em Fonoaudiologia.São Paulo: Ed. Santos, 2007.
JORGE TM, org. A Fada da Chupeta e outras histórias: os hábitos orais no mundo da imaginação. Ribeirão Preto: Booktoy, 2014.
JORGE, T. M. Programa de orientação fonoaudiológica a alunos dos cursos de Magistério e Pedagogia. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Odontologia de Bauru da USP. Bauru. 2007. 171p. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis
 

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