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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3326 - Fonoaudiologia e Pesquisa II
Research in Speech, Language and Hearing II

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa favorecer a discussão com o aluno a respeito de problemas de pesquisa em Fonoaudiologia, bem como as etapas de preparação de um projeto.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4910677 - Gislaine Aparecida Folha
 
Programa Resumido
Apresentar os problemas de pesquisa em Fonoaudiologia e as etapas de preparação de um projeto.
 
 
 
Programa
Considerações éticas em pesquisa 
A elaboração escrita de um projeto seguindo as normas do Comitê de Ética. 
A definição dos materiais e métodos de acordo com o objetivo da pesquisa;
Coleta e Análise de dados em pesquisas qualitativas e quantitativas;
Modo de apresentação e descrição da metodologia;
A elaboração escrita de um projeto seguindo as normas do Comitê de Ética.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, desenvolvidas com recursos áudio-visuais;
Leitura e discussão de textos; Seminários.
Critério
Freqüência mínima 70%;
A avaliação de aprendizagem será avaliada pelo desempenho do aluno nos seminários e elaboração do projeto de pesquisa;
Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota mínima 5,0 (cinco);
Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), em recuperação, se menor que 5,0 (cinco) e igual ou superior a 3,0 (três) e reprovado, se inferior a 3,0 (três).
Norma de Recuperação
Versão corrigida do projeto de pesquisa, de acordo com as metas da disciplina, considerando que o projeto de pesquisa está entre os critérios de avaliação da disciplina. Nota final na disciplina igual à média entre a nota da recuperação e a nota anterior na disciplina.
 
Bibliografia
     
Guanabara Koogan, 2006.
Amatuzzi MLL, Amatuzzi MM, Leme LEG. Scientific methodology: study design. Acta ortop. Brás. 2003;11(1):58-62. - http://www.scielo.br/pdf/aob/v11n1/a08v11n1.pdf
Boemer, MR. A condução de estudos segundo a metodologia de investigação fenomenológica. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 1994; 2(1):83-94.http://www.scielo.br/pdf/rlae/v2n1/v2n1a08.pdf
Peres R S, Santos MA dos. Considerações gerais e orientações práticas acerca do emprego de estudos de caso na pesquisa científica em psicologia. Interacoes estud. pesqui. psicol. 2005;10(20):109-126. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/inter/v10n20/v10n20a08.pdf
www. bcrp.pcarp.usp.br
www.graphpad.com/quickcalcs/index.cfm
 

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