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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3402 - Fonoaudiologia Hospitalar I
Hospital Practice in Speech-Language Pathology I

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 105 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao aluno o conhecimento e a prática fonoaudiológica em hospital nas diversas especialidades - audição, motricidade oral, voz, disfagia e linguagem - e na inter-relação destas com as áreas de saúde e humana.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2551509 - Lilian Neto Aguiar Ricz
3452786 - Luciana Vitaliano Voi Trawitzki
 
Programa Resumido
Atuação fonoaudiológica em hospital terciário.
Atuação do fonoaudiólogo em equipe multi e interdisciplinar.
Atuação em programas de intervenção e acompanhamento.
 
 
 
Programa
Atuação fonoaudiológica em hospital terciário - maternidades, ambulatórios, leitos e unidade de emergência do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.
Atuação do fonoaudiólogo em equipe multi e interdisciplinar.
Atuação em programas de intervenção e acompanhamento realizando avaliação, condutas, orientação à família e a fonoterapia dirigidos a:
Pacientes respiradores orais, submetidos ou não à cirurgia otorrinolaringológica;
Bebês recém nascidos, prematuros ou não, com risco para deficiência auditiva, alterações de linguagem, fala e distúrbios da alimentação;
Pacientes com alterações da linguagem, portadores de doenças degenerativas, alterações dos órgãos fonoarticulatórios e disfagias;
Pacientes com câncer de cabeça e pescoço;
Pacientes com deformidades craniofaciais, submetidos à cirurgia de cabeça e pescoço (buco-maxilo-facial) ou cirurgia plástica.
Pacientes com disfonia.
Pacientes em tratamento e cuidados paliativos.
Reconhecimento dos diferentes tipos de vozes e a correlação com imagens laríngeas, estabelecendo relações anatômicas e fisiopatológicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desempenho do aluno conforme regulamentação das práticas clínicas curriculares do curso.
Gerenciamento das tarefas da modalidade treinamento perceptivo auditivo e visual pelo MOODLE STOA.
Critério
Média igual ou superior a 5,0 da soma das avaliações.
Norma de Recuperação
Por se tratar de disciplina que envolve atendimento clínico a pacientes sob supervisão docente e considerando o contínuo processo de avaliação da aprendizagem, a disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
AGUIAR-RICZ, L.N. Análise acústica da produção vocal. 2005. 14p. (material pedagógico não publicado)
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AGUIAR-RICZ, L.N. Avaliação e reabilitação fonoaudiológica em laringectomizados. 2005. 12p. (material pedagógico não publicado)
AGUIAR-RICZ, L.N. Reabilitação fonoaudiológica das disfonias orgânicas. 2005. 24p. (material pedagógico não publicado)
AGUIAR-RICZ, L.N. Reabilitação fonoaudiológica nos casos de laringectomias parciais. 2005. 25p. (material pedagógico não publicado)
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SILVÉRIO, C.C., COLA, P. C., SILVA, R. G. Ações educativas para pacientes adultos com disfagia orofaríngea. São José dos Campos: Pulso, 2006. 24p.
 

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