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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3404 - Fonoaudiologia Clínica I
Clinical Practice in Speech-Language Pathology I

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 105 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao aluno a prática em Fonoaudiologia, com ênfase em avaliação e fonoterapia, no âmbito clínico, nas alterações da linguagem, da motricidade orofacial, da voz e dos distúrbios da audição (optativas eletivas).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
289416 - Aline Epiphanio Wolf
3093699 - Ana Cláudia Mirândola Barbosa Reis
4910677 - Gislaine Aparecida Folha
1383938 - Marisa Tomoe Hebihara Fukuda
 
Programa Resumido
Prática em Fonoaudiologia, com ênfase em avaliação e fonoterapia, no âmbito clínico, nas alterações da linguagem, da motricidade orofacial, da voz e dos distúrbios da audição.
 
 
 
Programa
Delimitação de objetivos e metas terapêuticas com base na avaliação clínica fonoaudiológica;
Discussão e delimitação da proposta terapêutica, assim como de novas condutas;
Estudos de casos clínicos que estão em atendimento fonoterápico;
Relação teórico-prática dos casos clínicos atendidos;
Recursos terapêuticos existentes e estratégias;
A necessidade das re-avaliações constantes dos casos atendidos;
O binômio: diagnóstico x prognástico;
A discussão sobre as condutas do fonoaudiólogo no processo terapêutico;
As relações família-terapêuta-paciente e processo terapêutico;
A necessidade de novos encaminhamentos;
Reflexão sobre o papel da família no processo terapêutico;
Realização de uma análise crítica do trabalho interdisciplinar que está sendo realizado no estágio;
Análise do processo terapêutico, refletindo sobre os objetivos propostos e os resultados alcançados;
Discussão sobre o processo de alta fonoaudiológica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desempenho do aluno conforme regulamentação das práticas clínicas curriculares do curso.
Critério
Desempenho do aluno conforme regulamentação das práticas clínicas curriculares do curso.
Norma de Recuperação
Por se tratar de disciplina que envolve atendimento clínico a pacientes sob supervisão docente e considerando o contínuo processo de avaliação da aprendizagem, a disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
- ANDREWS, M.L. Manual of voice treatment. San Diego: Singular, 1995. 622p.
- ARAÚJO, Ruth B. D.; PRDACOWNIK, Anna; SOARES, Liana. S.D. Fonoaudiologia Atual. Rio de Janeiro: Revinter, 1997.
- BEVILACQUA, M.C.; FORMIGNONI. Audiologia educacional: Uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. Carapicuiba: Pró Fono, 2003.
- BEHLAU, M(org.). Voz: O livro do Especialista. Vol. I. São Paulo: Revinter, 2004.346p.
- BEHLAU, M(org.). Voz: O livro do Especialista. Vol. II. São Paulo: Revinter, 2004. 576p.
- BENNINGER, M.; JACOBSON, B.; JOHNSON, A. Vocal arts medicine: the car and prevention of professional voice disorders. New York: Thieme, 1994. 374p.
- BOONE, D.R.; MACFARLANE, S.C. A Voz e a terapia Vocal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 300 p.
- COLTON, R.H.; CASPER, J.K. Compreendendo os Problemas da Voz. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, 386 p.
- FELÍCIO C.M.; TRAWITZKI L.V.V. (orgs). Interfaces da Medicina, Odontologia e Fonoaudiologia no Complexo Cérvico-Craniofacial. V.1. Barueri: Pró-Fono, 2009.
- FERNANDES, FDM; MENDES, B; NAVAS, A.L. Tratado de Fonoaudiologia-2ed. São Paulo: Roca, 2010.
- FERREIRA L, BEFI-LOPES D, LIMONGI SCO, editores. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca; 2004.
- GOLDFELD,M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.
- JUNQUEIRA P., DAUDEN ATC. (Org.). Terapia Fonoaudiológica: práticas e aspectos atuais. 1 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2009. p.256.
- LIMONGI, S. C. O. Fonoaudiologia informação para a formação –procedimentos terapêuticos em linguagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
- LOPES FILHO, Otacílio. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Rocca, 2005.
- MOURA, Maria Cecilia. - O Surdo. Caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.
- BEVILACQUA et al. Tratado de Audiologia, São Paulo: Santos, 2011.
- PINHO, S.M.R. Fundamentos em fonoaudiologia: tratando os distúrbios da voz. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. 128p.
- PINHO, S.M.R. Tópicos em voz. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. 154p.
- SACKS, O. Vendo vozes. Rio de Janeiro: Imago., 2005.
- STEMPLE, J.C. Voice therapy: clinical studies. Saint Louis: Mosby Year Book, 1993. 186p.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
População de crianças, adolescentes, adultos e idosos com Transtornos da Comunicação (transtornos de linguagem, transtornos de aprendizagem, apraxia, disartria, afasia, transtornos do som de fala, transtornos da voz), deficiência auditiva e intelectual, moradores de municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde 13, região de Ribeirão Preto - SP, que agrega 26 municípios.
Objetivos da atividade
Realizar atendimento clínico fonoaudiólogico individual aos usuários do Sistema Único de Saúde atendidos nos Centro Integrado de Reabilitação do Hospital Estadual de Ribeirão Preto e Centro de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas.
Descrição da atividade
Realização de entrevista, procedimentos de intervenção fonoaudiológica individuais e em grupo. Oficinas de grupo para usuários e seus familiares.
Indicadores de avaliação da atividade
Aplicação de instrumento para a avaliação da satisfação do usuário de serviço de saúde, número de pessoas atendidas e procedimentos realizados. Aplicação de instrumento de autoavalição para estudantes, docentes e preceptores do serviço de saúde que participarem das ações.

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