Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais de Fonoaudiologia da FMRP
 
Disciplina: RFO3411 - Clínica de Audiologia em Recursos Tecnológicos Aplicados à Surdez
Clinical Audiology in Technological Resources Applied to Deafness

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 90 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Estágio supervisionado com objetivo de desenvolver, junto aos alunos, habilidades e competências para indicação, seleção e adaptação de recursos tecnológicos aplicados à surdez em adultos e crianças com deficiência auditiva, em conformidade com os protocolos e recomendações nacionais e internacionais bem como com as diretrizes do Sistema Único de Saúde vigentes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3093699 - Ana Cláudia Mirândola Barbosa Reis
 
Programa Resumido
Atendimento clínico para seleção e adaptação de Recursos eletrônicos indicados a pacientes adultos e crianças, procedimentos de otoplástica, seleção de moldes auriculares e suas modificações acústicas, medidas em acoplador de 2cc, seleção, verificação e validação das indicações; orientação ao usuário ou responsável; atuação em equipe multidisciplinar; princípios éticos do atendimento clínico e normas de biossegurança.
 
 
 
Programa
Seleção de candidatos ao uso dos recursos eletrônicos aplicados à surdez; tipos de perdas auditivas r características individuais, suas implicações no processo de indicação e seleção.
Seleção de moldes auriculares.
Métodos prescritivos para seleção do ganho e saída máxima. 
Seleção de circuitos de limitação de saída.
Programação, verificação e validação: Audiometria em campo livre, Medidas com microfone sonda, Testes de Percepção de Fala, Questionário de auto-avaliação.
Orientação ao usuário e família.
Discussão dos casos clínicos sob supervisão docente. 
Discussão dos princípios éticos do atendimento clínico e normas de Biossegurança.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Atendimento clínico supervisionado a pacientes e cuidadores. 2. Participação nas atividades de supervisão e discussão dos casos clínicos atendidos. 3. Avaliação e auto avaliação periódica das habilidades de conteúdo e atitudinais (postura crítica, científica e ética) durante o atendimento clínico. 4. Frequência de 70%. 5. Desempenho de acordo com a regulamentação das práticas clínicas curriculares do curso.
Critério
Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota mínima 5,0 (cinco) nos critérios utilizados para avaliação da aprendizagem.
Norma de Recuperação
Por se tratar de disciplina que envolve atendimento clínico a pacientes, sob supervisão docente, e considerando o contínuo processo de avaliação da aprendizagem, a disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
ALMEIDA, K.; IORIO, M.C.M. Próteses auditivas: fundamentos teóricos e aplicações clínicas. 2a ed. São Paulo, Lovise, 2003.
BEVILACQUA, MC et al. (org.). Desafios na Adaptaçãpo do AASI com qualidade: medidas com microfone sonda. CD ROM.
BEVILACQUA, MC et al. (org.). Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos, 2012.
Lopes Filho, O.C. Tratado de fonoaudiologia. São Paulo, Rocca, 1997

Complementar:
Bess, F. Gravel, J., Tharpe, A.M. Amplification for children with auditory deficits. Nashivile, Bill Wilkerson Center Press, 1996.
Valente, Michael ; Hosford-Dunn ,Holly; Roeser ,Ross J. Audiology Treatment, Thieme, 2007

Artigos indicados durante as supervisões de acordo com os casos atendidos.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
População de crianças, adultos e idosos com diagnóstico de Deficiência auditiva moradores de municípios que pertencem ao Departamento Regional de Saúde 13, região de Ribeirão Preto - SP (que agrega 26 municípios), e que são encaminhados ao serviço de Fonoaudiologia do Centro de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas.
Objetivos da atividade
Indicação, seleção, adaptação, verificação e validação da adaptação de recursos tecnológicos aplicados à surdez, em crianças, adultos e idosos com deficiência auditiva usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Descrição da atividade
Atendimento individual para realização de entrevista, avaliações da audição e do uso dos recursos tecnológicos, testagem de AASI. Orientações e aconselhamento individuais e em grupo sobre a utilização do dispositivo e sobre saúde auditiva.
Indicadores de avaliação da atividade
Aplicação de instrumentos para a avaliação da satisfação do usuário de serviço de saúde e dos alunos envolvidos nas atividades de extensão, número de pessoas atendidas e procedimentos realizados. Aplicação de instrumento de autoavaliação para estudantes, docentes e preceptores do serviço de saúde que participarem das ações.

Clique para consultar os requisitos para RFO3411

Clique para consultar o oferecimento para RFO3411

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP