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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RIB0301 - Ciência, Invenção, Inovação e Lazer
Science, Invention, Innovation and Leisure

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Apresentar aos alunos, futuros propagadores de ideias e conhecimentos a sociedade, que todos somos criativos e talentosos independentemente do grau e área de formação, e do tipo de atividade exercida, que todos tem capacidade e podem sempre inventar ou inovar cada um na sua vontade. Apresentar aos alunos aspectos importantes da: ciência, invenção, inovação, patente, lazer e sobrevivência de acordo com a ética social e humana.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
300572 - Antonio Carlos Shimano
 
Programa Resumido
Programa resumido:
Realizar estudos dirigidos com discussão em grupo sobre a criatividade e talentos próprios, e com pessoas da sociedade. Levar alguns conhecimentos e lazer a sociedade, principalmente para as crianças.
 
 
 
Programa
- O acaso e/ou a necessidade, faz com que tenhamos uma invenção ou inovação?
- A descoberta e/ou desenvolvimento planejado, faz com que solucionamos os nossos problemas (necessidades) e os da sociedade?
- As criatividades da natureza.
- O ser humano é curioso ou/e observador?
- As invenções e inovações que mudaram a vida da sociedade e/ou da história da humanidade;
- As invenções e inovações de informática e computação que mudaram a vida da sociedade e/ou da história da humanidade;
- Invenções e inovações de Engenharia, Biologia, Biomédica e Medicina que mudaram a vida da sociedade e/ou da história da humanidade;
- Como criar um produto ou um protótipo?
- Como proteger a sua ideia a nível nacional e internacional? Se for nacional, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI);
- Como descobrir um talento escondido?
- Como vender uma ideia?
- Como propagar a sua ideia e ensinamentos?
- Será que você não tem talento para ter seu próprio negócio ao invés de ser mais um empregado?
- Como fazer para que seu talento possa ser mais um lazer seu e para as demais pessoas? Como pode influenciar no seu dia a dia?
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Apresentação de aulas, seminários de pessoas convidadas e seminários realizados pelos próprios alunos. - Desenvolvimento de um projeto de pesquisa social, cultural pelos alunos e ao final com apresentação pública. - Discussão em grupo de trabalhos, ideias ou inovações já desenvolvidas. - Apresentação do talento em público, na forma: “Show de talentos artístico” e Show de talentos científicos”; - Visitas técnicas e de observação em: empresas, instituições, museus, escolas e/o outros; - Concurso do cine minuto IBM, que poderá ser uma pesquisa, uma entrevista ou qualquer assunto relacionado à Informática Biomédica e/ou não. OBS: os melhores filmes serão postados na internet. - Outros concursos e/ou apresentações, por exemplo: campeonato de tempo de voo e distância realizado por avião de papel, concurso de origami e outros.
Critério
Apresentação de relatórios de atividades programadas nas formas: escrita e seminário. Apresentação de seu talento e/ou de sua criação em sala de aula e/ou público. Serão avaliadas a participação, dedicação e iniciativa do aluno.
Norma de Recuperação
Critérios de aprovação Apresentar novamente o relatório nas formas: escrita e seminário. Apresentar o talento ou criação não apresentada. Épocas de realização das provas ou trabalhos: Devem obedecer ao calendário da USP, da Unidade e do curso de IBM.
 
Bibliografia
     
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS: NBR 6023: informação e documentação –referências – elaboração. São Paulo: ABNT, 2000.
BASTOS LR. et al.: Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses e dissertações. Ed. Zahar, Rio de janeiro, 1982.~
BESSANT J; TIDD J: Inovação e empreendedorismo. Ed. Bookman, 512p., 2009.
BES FF: O Livro Negro do Empreendedor, O, Ed. Best Seller, 160p., 2009.
DEMO P: Educar pela Pesquisa. Ed. Autores Associados, São Paulo, 1997.
DUARTE M: O livro das invenções. Ed. Companhia da Letras, 422p., 1997.
GAY LR; DIEHL PL.: Research methods for business and management. Ed. Macmillan Publishing Company, New York, 1992.
HART MH. The 100: A Ranking of the Most Influential Persons in History, Revised and Updated for the Nineties. New York: Carol Publishing Group/Citadel Press; first published in 1978, reprinted with minor revisions 1992.
LUZ DC: Insight 1. Ed. Dvs, 3ª Ed. 270p., 1999. 
LUZ DC: Insight 2. Ed. Dvs, 327p., 2002. 
LUZ DC: Fenix- Renascendo das cinzas. Editora Dvs, 295p., 2006. 
PHILBIN, T: As 100 maiores Invenções da História. Uma Classificação Cronológica. Tradução Flávio Marcos e Sá Gomes, Rio de janeiro, RJ, Ed. DIFEL, 416p., 2006.
SANTOS AR: Metodologia científica: a construção do conhecimento. Ed. DP&A, 5ª ed., Rio de Janeiro, 2002.
“Seuhistory.com”: 101 invenções que mudaram o mundo de acordo com a Revista Mecânica Popular e History, 2012.
SIMMONS, J: Os 100 maiores cientistas da história: uma classificação dos cientistas mais influentes do passado e do presente. Ed. DIFEL, 3ª Ed. 583p., 2003.
WECHSLER S: Da Criatividade à Inovação, Ed. Papirus, 208p., 2009.
 

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