Apresentar aos alunos, futuros propagadores de ideias e conhecimentos a sociedade, que todos somos criativos e talentosos independentemente do grau e área de formação, e do tipo de atividade exercida, que todos tem capacidade e podem sempre inventar ou inovar cada um na sua vontade. Apresentar aos alunos aspectos importantes da: ciência, invenção, inovação, patente, lazer e sobrevivência de acordo com a ética social e humana.
Programa resumido: Realizar estudos dirigidos com discussão em grupo sobre a criatividade e talentos próprios, e com pessoas da sociedade. Levar alguns conhecimentos e lazer a sociedade, principalmente para as crianças.
- O acaso e/ou a necessidade, faz com que tenhamos uma invenção ou inovação? - A descoberta e/ou desenvolvimento planejado, faz com que solucionamos os nossos problemas (necessidades) e os da sociedade? - As criatividades da natureza. - O ser humano é curioso ou/e observador? - As invenções e inovações que mudaram a vida da sociedade e/ou da história da humanidade; - As invenções e inovações de informática e computação que mudaram a vida da sociedade e/ou da história da humanidade; - Invenções e inovações de Engenharia, Biologia, Biomédica e Medicina que mudaram a vida da sociedade e/ou da história da humanidade; - Como criar um produto ou um protótipo? - Como proteger a sua ideia a nível nacional e internacional? Se for nacional, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); - Como descobrir um talento escondido? - Como vender uma ideia? - Como propagar a sua ideia e ensinamentos? - Será que você não tem talento para ter seu próprio negócio ao invés de ser mais um empregado? - Como fazer para que seu talento possa ser mais um lazer seu e para as demais pessoas? Como pode influenciar no seu dia a dia?
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS: NBR 6023: informação e documentação –referências – elaboração. São Paulo: ABNT, 2000. BASTOS LR. et al.: Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses e dissertações. Ed. Zahar, Rio de janeiro, 1982.~ BESSANT J; TIDD J: Inovação e empreendedorismo. Ed. Bookman, 512p., 2009. BES FF: O Livro Negro do Empreendedor, O, Ed. Best Seller, 160p., 2009. DEMO P: Educar pela Pesquisa. Ed. Autores Associados, São Paulo, 1997. DUARTE M: O livro das invenções. Ed. Companhia da Letras, 422p., 1997. GAY LR; DIEHL PL.: Research methods for business and management. Ed. Macmillan Publishing Company, New York, 1992. HART MH. The 100: A Ranking of the Most Influential Persons in History, Revised and Updated for the Nineties. New York: Carol Publishing Group/Citadel Press; first published in 1978, reprinted with minor revisions 1992. LUZ DC: Insight 1. Ed. Dvs, 3ª Ed. 270p., 1999. LUZ DC: Insight 2. Ed. Dvs, 327p., 2002. LUZ DC: Fenix- Renascendo das cinzas. Editora Dvs, 295p., 2006. PHILBIN, T: As 100 maiores Invenções da História. Uma Classificação Cronológica. Tradução Flávio Marcos e Sá Gomes, Rio de janeiro, RJ, Ed. DIFEL, 416p., 2006. SANTOS AR: Metodologia científica: a construção do conhecimento. Ed. DP&A, 5ª ed., Rio de Janeiro, 2002. “Seuhistory.com”: 101 invenções que mudaram o mundo de acordo com a Revista Mecânica Popular e History, 2012. SIMMONS, J: Os 100 maiores cientistas da história: uma classificação dos cientistas mais influentes do passado e do presente. Ed. DIFEL, 3ª Ed. 583p., 2003. WECHSLER S: Da Criatividade à Inovação, Ed. Papirus, 208p., 2009.