Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Discipinas Interdepartamentais de Nutrição e Metabolismo da FMRP
 
Disciplina: RNM4210 - Práticas de Nutrição e Saúde IV
Nutrition and Health Practices IV

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Instrumentalizar os alunos para a compreensão técnico-científica e política a respeito da importância da vigilância sanitária em toda a cadeia agroalimentar; definir os princípios que fundamentam a inspeção sanitária, higiênica e tecnológica dos alimentos baseado em boas práticas de fabricação de acordo com a legislação vigente. Sensibilizar o aluno para a importância do papel do nutricionista na defesa da saúde do consumidor.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3363279 - Carla Barbosa Nonino
688860 - Luciana Cisoto Ribeiro
 
Programa Resumido
Estudo teórico da legislação e das técnicas de inspeção higiênica, sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal com vistas à prevenção de doenças transmitidas por alimentos. Ações do nutricionista frente às atividades de vigilância sanitária de alimentos e a saúde do consumidor. Prática de inspeção sanitária de restaurantes e serviços de alimentação.
 
 
 
Programa
A vigilância sanitária como órgão fiscalizador especificamente na área de alimentos. Legislação específica sobre boas práticas de fabricação de alimentos. Principais contaminantes de alimentos. Rotulagem de Alimentos - legislação. Aplicação de conteúdos sobre regulamentações da ANVISA com relação à área de alimentos e nutrição, por meio de visitas técnicas feitas em restaurantes e serviços de alimentação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários em grupos; discussões de artigos científicos originais e de revisões sobre os temas. Discussões sobre as visitas técnicas.
Critério
Conceito de aproveitamento nas diferentes atividades, emitido pelo docente supervisor; Provas.
Norma de Recuperação
- Nova avaliação após período de estudo com a bibliografia indicada. Nota final igual à média entre a nota da recuperação e a nota anteriormente obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
- Germano & Germano. Higiene e vigilância sanitária de alimentos. Editora Varela, 2015. - Silva J. Manual de controle higiênico-sanitário em serviço de alimentação. Editora Varela, 2014. - Sites de Órgãos Oficiais para a busca de Legislação: www.saude.gov.br www.anvisa.gov.br www.cve.saude.sp.gov.br www.agricultura.gov.br www.dfasp.gov.br
 

Clique para consultar os requisitos para RNM4210

Clique para consultar o oferecimento para RNM4210

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP