É objetivo desta disciplina desenvolver programas em educação alimentar e nutricional para promoção à alimentação saudável, recorrendo a recursos teóricos e metodológicos de diversas áreas de conhecimento, considerando os determinantes econômicos, psicossociais, culturais e histórico das práticas alimentares.
Compreender a complexidade de determinantes do comportamento e das práticas alimentares, bem como as mudanças alimentares contemporâneas. Conhecer as políticas de educação alimentar e nutricional do Brasil, bem como de outros países, para a promoção de mudanças alimentares saudáveis. Capacitar o aluno para diagnosticar problemas alimentares e desenvolver programas e estratégias em educação alimentar e nutricional dirigidos à grupos e instituições, no âmbito da promoção à saúde, partindo de recursos teóricos e metodológicos interdisciplinares com ênfase em educação.
A disciplina será dividida em partes: comportamento e práticas alimentares: aspectos biológicos, sócio-culturais e psicológicos; histórico das políticas em programas de educação alimentar e nutricional no país; diagnóstico das práticas alimentares e das condições para se intervir; como elaborar programas (etapas, fundamentos, estratégias, indicadores, avaliação).
1. Diez-Garcia RW, Castro IRR Castro. A culinária como objeto de estudo e de intervenção no campo da Alimentação e Nutrição. Ciência & Saúde Coletiva. 2011; 16(1):91-98. 2. Diez-Garcia, RW; Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. RJ: Guanabara Koogan, 2017. 3. Contento, IR. Nutrition Education. Linking Research, theory and practice. Jones and Bartlett Publishers. 2011. 4. Committee on health and behavior; research, practice and policy board on neuroscience and behavior health - Institute of Medicine. Health and behavior. The interplay of biological, behavior and societal influences. Washington: National Academy Press, 2001. 5. Canesqui, AM e Garcia, RWD. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível, Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. 6. Castro IRR, Souza TSN, Maldonado LA, Caniné ES, Rotenberg S, Gugelmin AS. A culinária na promoção da alimentação saudável: delineamento e experimentação de método educativo dirigido a adolescentes e a profissionais das redes de saúde e de educação. Rev. Nutr. 2007; 20(6):571-88. 7. Santos, Ligia Amparo da Silva. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Rev. Nutr., Out 2005, vol.18, no.5, p.681-692. 8. Monteiro CA, Levy RB, Claro RM, Castro IRR, Cannon G. Uma nova classificação de alimentos baseada na extensão e propósito do seu processamento. Cad. Saúde Pública. 2010; 26(11):2039-49. 9. Monteiro CA. Nutrition and health. The issue is not food, nor nutrients, so much as processing. Public Health Nutrition. 2009; 12(5), 729–31. 10. Lustig RH, Schmidt LA, Brindis CD.The toxic truth about sugar. Nature. 2012; 482: 27-9.. 12. Pollan M. Em defesa da comida: um manifesto. Editora Intrínseca, 2008. 13. Rozin, P. Human food intake and choice: Biological, psychological and cultural perspectives. Belgium: Institute Danone, 2002 pags. 7-22. 14. Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 15. Freire, Paulo, Por uma Pedagogia da Pergunta / Paulo Freire, Antonio Faundez. – Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1985.