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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Discipinas Interdepartamentais de Nutrição e Metabolismo da FMRP
 
Disciplina: RNM4304 - Educação Alimentar e Nutricional e Mudanças Alimentares
Food and Nutrition Education and Food Changes

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
É objetivo desta disciplina desenvolver programas em educação alimentar e nutricional para promoção à alimentação saudável, recorrendo a recursos teóricos e metodológicos de diversas áreas de conhecimento, considerando os determinantes econômicos, psicossociais, culturais e histórico das práticas alimentares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1994381 - Rosa Wanda Diez Garcia
 
Programa Resumido
Compreender a complexidade de determinantes do comportamento e das práticas alimentares, bem como as mudanças alimentares contemporâneas. Conhecer as políticas de educação alimentar e nutricional do Brasil, bem como de outros países, para a promoção de mudanças alimentares saudáveis. Capacitar o aluno para diagnosticar problemas alimentares e desenvolver programas e estratégias em educação alimentar e nutricional dirigidos à grupos e instituições, no âmbito da promoção à saúde, partindo de recursos teóricos e metodológicos interdisciplinares com ênfase em educação.
 
 
 
Programa
A disciplina será dividida em partes: comportamento e práticas alimentares: aspectos biológicos, sócio-culturais e psicológicos; histórico das políticas em programas de educação alimentar e nutricional no país; diagnóstico das práticas alimentares e das condições para se intervir; como elaborar programas (etapas, fundamentos, estratégias, indicadores, avaliação).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e interativas. Leituras e discussão de textos direcionados para análise e de problemas e para aplicação em estratégias de educação nutricional. Seminários. Desenvolvimento de um programa de educação nutricional e observação de campo.
Critério
Prova teórica.
Discussão de texto e entrega de trabalhos relacionados às leituras.
Seminários.
Desenvolvimento de um programa de educação nutricional.
Norma de Recuperação
- Nova avaliação após período de estudo com a bibliografia indicada. Nota final igual à média entre a nota da recuperação e a nota anteriormente obtida na disciplina.
 
Bibliografia
     
1. Diez-Garcia RW, Castro IRR Castro. A culinária como objeto de estudo e de intervenção no campo da Alimentação e Nutrição. Ciência & Saúde Coletiva. 2011; 16(1):91-98.
2. Diez-Garcia, RW; Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. RJ: Guanabara Koogan, 2017.
3. Contento, IR. Nutrition Education. Linking Research, theory and practice. Jones and Bartlett Publishers. 2011.
4. Committee on health and behavior; research, practice and policy board on neuroscience and behavior health - Institute of Medicine. Health and behavior. The interplay of biological, behavior and societal influences. Washington: National Academy Press, 2001.
5. Canesqui, AM e Garcia, RWD. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível, Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.
6. Castro IRR, Souza TSN, Maldonado LA, Caniné ES, Rotenberg S, Gugelmin AS. A culinária na promoção da alimentação saudável: delineamento e experimentação de método educativo dirigido a adolescentes e a profissionais das redes de saúde e de educação. Rev. Nutr. 2007; 20(6):571-88.
7. Santos, Ligia Amparo da Silva. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Rev. Nutr., Out 2005, vol.18, no.5, p.681-692. 
8. Monteiro CA, Levy RB, Claro RM, Castro IRR, Cannon G. Uma nova classificação de alimentos baseada na extensão e propósito do seu processamento. Cad. Saúde Pública. 2010; 26(11):2039-49.
9. Monteiro CA. Nutrition and health. The issue is not food, nor nutrients, so much as processing. Public Health Nutrition. 2009; 12(5), 729–31.
10. Lustig RH, Schmidt LA, Brindis CD.The toxic truth about sugar. Nature. 2012; 482: 27-9.. 
12. Pollan M. Em defesa da comida: um manifesto. Editora Intrínseca, 2008.
13. Rozin, P. Human food intake and choice: Biological, psychological and cultural perspectives. Belgium: Institute Danone, 2002 pags. 7-22.
14. Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire.  São Paulo: Paz e Terra, 1996. 
15. Freire, Paulo, Por uma Pedagogia da Pergunta / Paulo Freire, Antonio Faundez. – Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1985.
 

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