Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Discipinas Interdepartamentais de Nutrição e Metabolismo da FMRP
 
Disciplina: RNM4422 - Alimentos Funcionais e Antioxidantes Dietéticos
Functional Foods and Dietary Antioxidants

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Gerais: Definir o que são os alimentos Alimentos Funcionais e quais são os principais antixodantes nesses alimentos e seu uso na dieta, para prevenção e tratamento de doenças. Específicos: Alimentos Funcionais: definição e uso na dieta Embasamento científico para a inclusão de funcionais na dieta Introdução ao tema radicais livres e antioxidantes Vias metabólicas envolvidas na formação dos radicais livres no organismo Mecanismos de ação dos principais antioxidantes da dieta Estresse oxidativo nas principais doenças crônicas Avaliação crítica sobre o uso de suplementação antioxidante nas doenças crônicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
539258 - Alceu Afonso Jordao Junior
 
Programa Resumido
5 aulas teóricas (20 horas/aula): 5 sessões de seminários (20 horas/aula) 5 sessões de aulas práticas (20 horas/aula)
 
 
 
Programa
Alimentos Funcionais: definição e uso na dieta Embasamento científico para a inclusão de funcionais na dieta Introdução ao tema radicais livres e antioxidantes Vias metabólicas envolvidas na formação dos radicais livres no organismo Mecanismos de ação dos principais antioxidantes da dieta Estresse oxidativo nas principais doenças crônicas Avaliação crítica sobre o uso de suplementação antioxidante nas doenças crônicas Seminários, sendo os mesmos distribuídos da seguinte forma: 1 seminário por aluno, buscando se possível uma proximidade do tema da disciplina com o objeto de estudo do aluno. Seminários em grupo, enfocando achados recentes sobre o papel dos radicais livres e da suplementação antioxidante no diabetes, câncer e doença renal. As aulas práticas trazem ao aluno a oportunidade de conhecer as principais determinações relativas à formação de radicais livres Aula 1. Determinação de Malondialdeído (MDA) Aula 2. Determinação de Glutationa Reduzida (GSH) Aula 3. Determinação de Fenólicos Totais Aula 5. Determinação de Vitamina C Aula 6. Determinação de Vitamina E
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Prova contendo questões referentes as aulas teóricas (50% da nota), desempenho nos seminários (30% da nota) e participação nas aulas práticas, com discussão dos dados obtidos (20% da nota).
Critério
- Média final da disciplina calculada de acordo com os pesos estabelecidos pela coordenação da disciplina para cada método de avaliação indicado.
- Será considerado aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco) e presença igual ou superior a 70%.
Norma de Recuperação
- Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença igual ou superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação estabelecida pela coordenação da disciplina. A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
Bjelakovic G, Nikolova D, Gluud C.
Antioxidant supplements and mortality.
Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2014 Jan;17(1):40-4.

Bjelakovic G, Nikolova D, Gluud LL, Simonetti RG, Gluud C.
Mortality in randomized trials of antioxidant supplements for primary and secondary prevention: systematic review and meta-analysis.
JAMA. 2007 Feb 28;297(8):842-57.

Schneider C.
An update on products and mechanisms of lipid peroxidation.
Mol Nutr Food Res. 2009 Mar;53(3):315-21

Pinchuk I, Shoval H, Dotan Y, Lichtenberg D.
Evaluation of antioxidants: scope, limitations and relevance of assays.
Chem Phys Lipids. 2012 Sep;165(6):638-47.

Bjelakovic G, Nikolova D, Gluud C.
Meta-regression analyses, meta-analyses, and trial sequential analyses of the effects of supplementation with beta-carotene, vitamin A, and vitamin E singly or in different combinations on all-cause mortality: do we have evidence for lack of harm?
PLoS One. 2013 Sep 6;8(9):e74558.

Lima, Émersom Silva; Abdalla, Dulcineia Saes Parra.
Peroxidação lipídica: mecanismos e avaliação em amostras biológicas / Lipid peroxidatiom: mechanisms and evaluation in biological samples
RBCF, Rev. bras. ciênc. farm. (Impr.);37(3):293-303, set.-dez. 2001.

Barreiros, André L. B. S., David, Jorge M., & David, Juceni P.
Estresse oxidativo: relação entre geração de espécies reativas e defesa do organismo.
Química Nova, 29(1), 113-123, 2006

Jomova K, Valko M.
Advances in metal-induced oxidative stress and human disease.
Toxicology. 2011 May 10;283(2-3):65-87.
 

Clique para consultar os requisitos para RNM4422

Clique para consultar o oferecimento para RNM4422

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP