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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Aeronáutica
 
Disciplina: SAA0117 - Propulsão de Aeronaves
Aircraft Propulsion

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
O aluno terá a competência para selecionar o tipo de sistema motopropulsor segundo os requisitos de operação das aeronaves e fazer avaliação do desempenho de seus componentes. Para isto, o aluno desenvolverá a habilidade de análise teórica e prática dos sistemas de propulsão, através de métodos teóricos simplificados e software de simulação de sistemas de propulsão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3763845 - Hernan Dario Ceron Muñoz
1235136 - Paulo Celso Greco Junior
 
Programa Resumido
Princípios de operação básica de motores com turbinas a gás e motores a pistão.

HABILIDADES: o aluno desenvolverá a habilidade de análise teórica e prática dos sistemas de propulsão,
através de métodos teóricos simplificados e software de simulação de sistemas de propulsão. 

COMPETÊNCIAS PRINCIPAIS: O aluno terá a competência para selecionar o tipo de sistema motopropulsor
segundo os requisitos de operação das aeronaves e fazer avaliação do desempenho de seus componentes.
 
 
 
Programa
Termodinâmica dos motores a jato; revisão das leis da termodinâmica e da mecânica dos fluidos; empuxo e eficiência; motores ramjet; empuxo, eficiência e desempenho; motores com turbina a gás: turbojato, turbofan, turbohélice, pcopfan; empuxo, eficiência e desempenho; levantamento de curvas de desempenho e faixas de operação; teoria básica de hélices. Poderá ser programada a realização de viagens didáticas a empresas ou instituições com atividades no setor de propulsão aeronáutica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas, aulas de exercícios, Recursos áudio visuais.
Critério
Média ponderada das notas atribuídas ao aluno em provas e trabalhos.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Básica: HILL, P.C., PETERSON, C.R. Mechanics and Thermodynamics of Propulsion. Complementar: Fundamentais of Jet Propulsion with Applications; Roland D. F., Cambridge University. Jet Propulsion, A simple guide to the aerodynamics and thermodynamics design and performance of jet engines: Nicholas Cumptay and Andrew Heyes; Cambridge University. HESSO, W. Propulsion. Pitman, FAURY, M. Adaptations dês Thermopropulseurs.
 

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