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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Aeronáutica
 
Disciplina: SAA0169 - Sistemas de Controle de Aeronaves II
Aircraft Flight Control Systems II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Desenvolvimento teórico/prático nos sistemas de controle aplicados a aeronaves.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
77862 - Eduardo Morgado Belo
2969112 - Jorge Henrique Bidinotto
 
Programa Resumido
Os vários sistemas de controle de vôo automático e seus componentes. Modelagem do piloto humano. Análise de sistema de controle formado pelo piloto humano e a estrutura da aeronave como um todo em malha fechada. Qualidades de vôo e de manobras. Análise e síntese de sistemas de controle de vôo automáticos longitudinais e laterais (pilotos automáticos) e de aumento de estabilidade de várias entradas e saídas. Exemplos de sistemas de controle de atitude, de trajetória, de aterrissagem e de alívio de rajadas.
 
 
 
Programa
Habilidades:
1.Análise de sistemas de controle em aplicações aeronáuticas: Ser capaz de analisar o comportamento de sistemas de controle, utilizando técnicas como análise de resposta transitória, análise de resposta em frequência e análise de estabilidade aplicados a aeronaves.
2. Identificação de sistemas automáticos de controle de aeronaves (AFCS): identificar função e diferenciar os variados sistemas automáticos de controle de aeronaves: Piloto Automático, Fly-by-wire, Sistemas de Aumento de Estabilidade e Sistemas de Auxílio em Manobras.
3. Projeto e implementação de controladores aplicados à aeronáutica: Ter habilidades práticas para implementar controladores em sistemas reais, utilizando linguagens de programação ou ferramentas de software dedicadas.
4. Simulação e modelagem: Ser capaz de modelar sistemas aeronáuticos e simulá-los usando software de simulação, como MATLAB ou Simulink, Linguagem Python, etc., a fim de analisar e projetar controladores adequados.

Competências Principais:
1. Conhecimento teórico: Possuir uma base sólida nos princípios teóricos dos sistemas de controle e sua aplicação em ambiente aeronáutico, incluindo conceitos como resposta transitória, resposta em frequência, estabilidade, margens de estabilidade e critérios de projeto.
2. Resolução de problemas: Ter habilidades para identificar problemas em sistemas de controle de aeronaves, diagnosticar possíveis causas e aplicar técnicas apropriadas para solucioná-los.
3. Pensamento crítico e análise: Ser capaz de analisar e interpretar os resultados obtidos em sistemas de controle, avaliar o desempenho do sistema, identificar possíveis melhorias e propor ajustes nos controladores.
4. Trabalho em equipe: Ser capaz de colaborar efetivamente em projetos de controle em equipe,
comunicar ideias, compartilhar conhecimentos e coordenar esforços conjuntos para atingir os objetivos do projeto.
5. Atualização contínua: Demonstrar disposição para se manter atualizado em relação aos avanços e tendências em sistemas de controle, buscando aprender novas técnicas e tecnologias que possam melhorar o desempenho e a eficiência dos sistemas de controle. Lembrando que essas habilidades e competências são geralmente desenvolvidas ao longo do curso da disciplina e podem variar de acordo com o nível de aprofundamento do curso e o programa específico da instituição de ensino.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas, aulas práticas em Laboratório Didático e em Sala de Informática, elaboração de relatórios e listas de exercícios. Poderão ser realizadas viagens didáticas a empresas ou instituições com atividades no setor Industrial, de Automação e Controle, de Projetos e em especial no setor Aeronáutico.
Critério
Média ponderada das notas em provas e exercícios.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Básica:Belo, E.M., Sistemas de Controle de Vôo de Aeronaves: Uma Introdução. Apostila.Bernard Etkin & LLoyd Duff Reid, Dynamics of Flight - Stability and Control. 3rd Edition, 1996. John Wiley & Sons, Inc.Complementar:D'Azzo, John J. and Houpis, Constantine - Linear Control System Analysis & Design.DOEBELIN, E.O. - Dynamic Analysis and Feedbach Control.KUO, B. - Sistemas de Controle automático.OGATA, K. - Engenharia de Controle Moderno.ROSKAN, J. - Flight Dynamics of Rigid and Elastic Airplanes.BABISTER, A.W. - Aircraft Stability and Control.Blakelock, John H. - Automatic control of aircraft and missiles. 2nd ed. New York: Wiley, c1991. 646 p. A Wiley-Interscience publication.
 

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