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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Aeronáutica
 
Disciplina: SAA0184 - Dinâmica de Vôo
Flight Dynamics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação: 31/12/2021

Objetivos
Fornecer aos alunos do curso de Engenharia Aeronáutica noções sobre Dinâmica do Vôo, Estabilidade estática, Estabilidade Dinâmica e Resposta à Atuação dos Controles de Aeronaves. Estas noções são essenciais para a formação profissionalizante dos alunos de Engenharia Aeronáutica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1235136 - Paulo Celso Greco Junior
3691286 - Ricardo Afonso Angélico
 
Programa Resumido
1. Equações de movimento de aeronaves
2. Dinâmica Longitudinal
3. Dinâmica Lateral-direcional
4. Resposta à atuação dos controles
5. Resposta a rajadas e outros efeitos atmosféricos
 
 
 
Programa
1. Equações de movimento de aeronaves
	1.1 Equações de corpo rígido;
	1.2 Avaliando a quantidade de movimento angular;
	1.3 Orientação e posição da aeronave;
	1.4 Equações de movimento de Euler;
	1.5 Teoria das pequenas perturbações;
	1.6 Equações de movimento linearizadas;
	1.7 Derivadas de estabilidade dimensionais e adimensionais;
	1.8 Funções de transferência.
2. Dinâmica Longitudinal
	2.1 Equações de movimento longitudinal (variáveis de estado);
	2.2 Funções de transferência longitudinais;
	2.3 Estabilidade dinâmica longitudinal;
	2.4 Modos longitudinais;
	2.5 Equações aproximadas para os modos longitudinais.
3. Dinâmica Lateral-direcional
	3.1 Equações de movimento lateral-direcional (variáveis de estado);
	3.2 Funções de transferência laterais-direcionais;
	3.3 Estabilidade dinâmica lateral-direcional;
	3.4 Modos laterais-direcionais;
	3.5 Equações aproximadas para os modos laterais-direcionais.
4. Resposta à atuação dos controles
	4.1 Resposta longitudinal devido ao profundor e propulsão;
	4.2 Resposta lateral-direcional devido ao aleirão e leme;
	4.3 Resposta em frequência da aeronave;
5. Resposta a rajadas e outros efeitos atmosféricos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas e práticas computacionais para implementação de modelos e análise da resposta da aeronave. Atividades discentes: (i) participação em aulas, (ii) realização de execícios e avaliações, (iii) realização de trabalhos em equipe.
Critério
Médias das notas atribuídas aos alunos em provas, exercícios, relatórios, seminários.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Básica:

ETKIN, B., REID, L. D. Dynamics of Flighet: stability and control, 3. ed, New York, Wiley, 1996.
NAPOLITANO, M. R. Aircraft Dynamics: From Modeling to Simulation, John Wiley & Sons, 2012.
MICHAEL, V. C. Flight Dynamics Principles: A Linear Systems Approach to Aircraft Stability and Control, 3. ed., Butterworth-Heinemann, 2012.
ROSKAM, J. Airplane Flight Dynamics and Automatic Flight Control, University of Kansas, 1982.

Complementar:
TORENBEEK, E. Synthesis of Subsonic Airplane Design, Delft Univ Press, 1982.
 

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