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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Aeronáutica
 
Disciplina: SAA0187 - Sistemas Aeronáuticos de Acionamento
Aircraft Control Actuator Systems

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos do curso de Engenharia Aeronáutica noções básicas sobre os tipos de acionamento mecânicos, hidráulicos, pneumáticos e elétricos usados em aeronaves. Estas noções são importantes para que o aluno de engenharia aeronáutica conheça o princípio de funcionamento, aplicação e especificações dos principais elementos de acionamento usados em aeronaves.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
589904 - Carlos De Marqui Junior
2969112 - Jorge Henrique Bidinotto
 
Programa Resumido
Introdução aos sistemas de comando de aeronaves, aos sistemas de trem de pouso, aos sistemas de direção, aos sistemas de freios, aos comandos de vôo e a outros sistemas de comandos. Análise dos sistemas de atuação e transmissão mecânicos, dos sistemas de atuação hidráulicos, dos sistemas de atuação pneumáticos, e dos sistemas de atuação elétricos. Especificações e normas de sistemas de atuação aeronáuticos.
 
 
 
Programa
INTRODUÇÃO: Os sistemas de comando de aeronaves. O sistema de trem de pouso. O sistema de direção. O sistema de freios. Os comandos de vôo. Outros sistemas de comandos.OS SISTEMAS DE ATUAÇÃO E TRANSMISSÃO MECÂNICOS: Mecanismos articulados. Cames. Cardans. Cabos. Correntes. Correias. Engrenagens, trens de engrenagens e mecanismos planetários.OS SISTEMAS DE ATUAÇÃO HIDRÁULICOS: O Fluido Hidráulico. Os atuadores hidráulicos. As servoválvulas hidráulicas. Especificações de sistemas hidráulicos aeronáuticos. OS SISTEMAS DE ATUAÇÃO PNEUMÁTICOS: O Fluido pneumático. Os atuadores pneumáticos. As válvulas pneumáticas. Especificações de sistemas pneumáticos aeronáuticos.OS SISTEMAS DE ATUAÇÃO ELÉTRICOS: Elementos de proteção de circuitos elétricos. Motores elétricos. Especificações de sistemas elétricos aeronáuticos.ESPECIFICAÇÕES DE SISTEMAS DE ATUAÇÃO AERONÁUTICOS
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas e práticas de laboratório.
Critério
Aplicação de duas provas teóricas com direito a realização de substitutiva para os alunos faltosos em uma delas. A média final será a média ponderada entre as médias em provas escritas e relatórios de laboratório.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Básica:RAYMOND, Eugene T. - Aircraft flight control actuation system design, SAE.Complementar:PALLET, E. H. J. - Aircraft Electrical Systems, Longman;DRAPINSKI, Janusz - Hidráulica e Pneumática Industrial e Móvel, McGraw-Hill;
 

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