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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Aeronáutica
 
Disciplina: SAA0197 - Introdução a Operações de Aeronaves
Introduction to Aircraft Operations

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos do curso de Engenharia Aeronáutica noções básicas sobre análise de operações de aeronaves. Estas noções básicas são importantes como formação complementar do engenheiro aeronáutico para que ele entenda a estrutura aeroportuária, os procedimentos de aeronavegabilidade, operações dos diversos regimes de vôo, análise de rotas aéreas e planejamento de vôo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
77862 - Eduardo Morgado Belo
 
Programa Resumido
1.Introdução;2. Análise Operacional de Vôoes;3. Infra Estrutura;4. Sistemas de Aviação Civil;5. Outros Aspectos da Aviação Civil.
 
 
 
Programa
1.Introdução1.1. Características físicas e operacionais de aeronaves; 1.2. Decolagem, aterragem e cruzeiro.2. Análise Operacional de Vôos2.1. Regulamentação e aeronavegabilidade; 2.2. Planejamento de vôo; 2.3. Análise de rota aérea; 2.4. Operações de custo mínimo;3. Infra Estrutura3.1. Aeroportos; 3.2. Controle de tráfego aéreo;4. Sistemas de Aviação Civil 4.1. Histórico e tendências a nível nacional e internacional; 4.2. Organismos e empresas;4. Outros Aspectovs da Aviação Civil5.1. Ruído aeronáutico; 5.2. Transporte aéreo regional, não regular e de carga;5.3. Equipamentos de terra.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas.ATIVIDADES DISCENTES: participação em aulas teóricas. Submissão a duas provas. Resolução de listas de exercícios.
Critério
Aplicação de duas provas teóricas com direito à realização de substitutiva para os alunos faltosos em um delas. A média final será calculada pela média aritmética das duas notas.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Básica:O'CONNOR, W.E., Introduction to airline economics, Praeger, Wetsport, 1995.FIELD, A., International air traffic control, Pergamon Press, New York, 1985.Complementar:WELLS, A.T., Air Transportation: a management perspective, Wadsworth, Belomnt, 1984.KANAFANI, A., Transportation demand analysis, McGraw-Hill, New York, 1983.DOGANIS, R., Flying off course - the economics of international airlines, George Allen and Unwin, London, 1985.WILLIAMS, J.E.D., The operation of airlines, Hutchinson, London. 1967.Davies, D.P., Handling the big jets, ARB, London, 1971.
 

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