Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Aeronáutica
 
Disciplina: SAA0348 - Conversão Eletromecânica de Energia Eólica
Electromechanical Conversion of Wind Energy

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Este curso tem como objetivo apresentar aos alunos os fundamentos básicos da geração eólica, métodos de avaliação e determinação do regime de ventos, estado da arte das tecnologias de conversão, aspectos operacionais, de projeto, de conexão com a rede elétrica, estudo de viabilidade técnica-econômica, aspectos ambientais e regulatórios.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3763845 - Hernan Dario Ceron Muñoz
 
Programa Resumido
1-Estado da arte da geração eólica no Mundo e no Brasil. 2-O recurso eólico. 3-Fundamento da geração eólica. 4-Tecnologia de conversão. 5-Sistemas eólicos conectados aa rede elétrica. 6-Projeto e estudo de viabilidade técnico econômica. 7-Aspectos ambientais. 8-Aspectos regulatórios.
 
 
 
Programa
1-Estado da arte da geração eólica no Mundo e no Brasil: Capacidade instalada, custos praticados, fabricantes das tecnologias eólicas, entidades de pesquisa, aplicações da geração eólica. 2-O recurso eólico: Mecanismos de geração de vento; fatores de influência no regime dos ventos; determinação do regime dos ventos; medição e aquisição de dados de ventos; tratamento estatístico do regime de ventos; ferramentas para determinação do regime de ventos. 3-Fundamento da geração eólica: Relação entre velocidade e potência; potência extraída do vento, processo de conversão, aspectos aerodinâmicos, eficiência teórica de Betz. 4-Tecnologia de conversão: Componentes de uma turbina eólica; características físicas, mecânicas e elétricas; tipos de turbinas, princípio de funcionamento; controle de velocidade e potência; curvas de potência. 5-Sistemas eólicos conectados aa rede elétrica: Equipamentos; aspectos operacionais e de segurança, requisitos de interface; sincronização; qualidade da energia. 6-Projeto e estudo de viabilidade técnico econômica: Aspectos econômicos, estimativa da energia gerada por uma planta; determinação do fator de capacidade; determinação dos custos de geração; análise de sensibilidade. 7-Aspectos ambientais 8-Aspectos regulatórios: estado da arte das políticas mundiais e brasileiras de incentivo a geração eólica
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas.
Critério
Média aritmética de seminários apresentados na aula e um trabalho final.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
1] FARRET,F.A Aproveitamento de pequenas fontes de energia elétrica. Editora UFSM, Rio Grande do Sul, 1999, 245p.;[2] Godfrey B. Renewable Energy . Power for Sustainable Future. Open University. 1996. Pg 267 - 314;[3] COHEN,J.M et all. National Wind Coordinating Committee. Distributed Wind Power Assessment. Washington, 57p.; [4] Energia Eólica na Dinamarca. http://www.windpower.dk/tour/; [5] Patel, Mukund R. Wind and Solar Power Systems. CRC Press, New york, 1999, 351p.; [6] Silva, P.C. Sistema para tratamento, armazenamento e disseminação de dados de vento. Tese de mestrado, Rio de Janeiro, UFRJ, 113p.; [7] DUTRA,M. R. Viabilidade técnico-econômica da energia eólica face ao novo marco regulatório do setor elétrico brasileiro. Dissertação de mestrado, UFRJ, Rio de janeiro, 2001. ;[8] Fadigas, E.AF.A . Dimensionamento de fontes fotovoltaicas e eólicas com base no índice de perda de suprimento e sua aplicação em localidades isoladas. Dissertação de mestrado, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 19;
 

Clique para consultar os requisitos para SAA0348

Clique para consultar o oferecimento para SAA0348

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP