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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Aeronáutica
 
Disciplina: SAA0355 - Aerodinâmica de Veículos de Alto Desempenho e Carros de Corrida
Aerodynamics of Higl Performande Vehicles and Racing Cars

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Prover ao estudante uma visão sobre as características aerodinâmicas principais associadas à aerodinâmica de veículos de alto desempenho e carros de corrida, incluindo aerodinâmica geral do carro, aerodinâmica de dispositivos principais, instalações de testes e métodos experimentais, configuração de teste, etc. Os aspectos mais importantes da aerodinâmica de carros de corrida serão cobertos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80334 - Fernando Martini Catalano
3763845 - Hernan Dario Ceron Muñoz
1235136 - Paulo Celso Greco Junior
 
Programa Resumido
Introdução, principais características de aerodinâmica do carro de corrida. Termos e conceitos aerodinâmicos. Operação do túnel de vento. Túneis de vento de baixa velocidade e técnicas para testes de carro de corrida. Asas de elemento único no efeito do solo. Asas de elementos múltiplos em efeito solo, difusor em efeito solo. Gurney Flaps, Aerodinâmica de roda. Aplicações da modelagem numérica - Aerodinâmica aplicada para design de carro de corrida.
 
 
 
Programa
Introdução (5 aulas)
- Principais características de aerodinâmica do carro de corrida.
- Análise de desempenho aerodinâmico de carro de corrida.
- Termos e conceitos aerodinâmicos.
Operação do túnel de vento (5 aulas)
- Túneis de vento de baixa velocidade e técnicas para testes de carro de corrida.
- Considerações operacionais, modelo de design.
- Qualidade de fluxo e repetibilidade.
- Exigência de simulação em esteira rolante.
- Papel da amostragem e análise de dados.
- Medições de força e pressão (balança, tomadas de pressão, etc.).
Asas de elemento único no efeito do solo (5 aulas)
Asas de elementos múltiplos em efeito de solo (3 aulas)
Difusor em efeito solo (3 aulas)
Gurney Flaps (2 aulas)
Aerodinâmica de roda (2 aulas)
Aplicações de ensaios em túnel de vento (2 aulas práticas)
Aplicações de modelagem numérica (3 aulas)
- Um resumo das principais fontes de engenharia do desempenho de carros de corrida e um olhar sobre o futuro da aerodinâmica de carros de corrida e CFD.
- Túneis de vento automotivo e pesquisa detalhada de túnel de vento de corrida.
- Aerodinâmica aplicada para design de carro de corrida.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas, aulas práticas, aulas de exercícios.
Critério
Média das notas atribuídas aos relatórios e apresentações.
Norma de Recuperação
1. Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 2. A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Joseph Katz Race Car Aerodynamics Designing for Speed Engineering and Performance 2003.
Aerodinâmica del automóvil de competición, Simon McBeath, Editorial: CEAC
ISBN: 9788432911675
Automotive Aerodynamics: Joseph Katz 2016 John Wiley & Sons, Ltd
Aerodynamics of Road Vehicles from Fluid Mechanics to Vehicle Engineering Edited by Wolf-Heinrich Hucho. Butterworth-Heinemann London Boston Singapore Sydney Toronto Wellington.
 

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