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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Aeronáutica
 
Disciplina: SAA0360 - Fatores Humanos em Aviação
Human Factors in Aviation

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Fornecer conceitos básicos em Fatores Humanos aplicados à aviação, tais como interface entre piloto e aeronave, cognição, fisiologia, ergonomia, modelos de pilotos, avaliação de carga de trabalho em pilotagem e automação de aeronaves.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2969112 - Jorge Henrique Bidinotto
 
Programa Resumido
Introdução; Interfaces entre piloto e aeronave: comandos convencionais, Sistemas de aumento de estabilidade, Piloto Automático, Fly-by-Wire; Cockpit aeronáutico; Gerenciamento de Recursos de Cabine (CRM); Consciência Situacional; Fisiologia: sistema visual, sistema vestibular, sistema nervoso; Antropometria e ergonomia; Cognição e processo decisório; Modelos de pilotos humanos: Funções de Transferência, Modelos estruturais; Acoplamento piloto-aeronave; Instrumentação e fisiologia; Qualidade de Voo e Carga de trabalho: A escala Cooper-Harper; piloto e a automação; Práticas em simulador; Estudos de caso.

 
 
 
Programa
Introdução; Interfaces entre piloto e aeronave: comandos convencionais, Sistemas de aumento de estabilidade, Piloto Automático, Fly-by-Wire; Cockpit aeronáutico; Gerenciamento de Recursos de Cabine (CRM); Consciência Situacional; Fisiologia: sistema visual, sistema vestibular, sistema nervoso; Antropometria e ergonomia; Cognição e processo decisório; Modelos de pilotos humanos: Funções de Transferência, Modelos estruturais; Acoplamento piloto-aeronave; Instrumentação e fisiologia; Qualidade de Voo e Carga de trabalho: A escala Cooper-Harper; piloto e a automação; Práticas em simulador; Estudos de caso.

HABILIDADES: Avaliação e projeto de ambientes aeronáuticos que permitam uma interface humano-máquina adequada para a realização de trabalho seguro e com alta taxa de eficácia em aeronaves, controles de tráfego aéreo, oficinas de manutenção, etc.

COMPETÊNCIAS PRINCIPAIS: Reconhecimento de melhorias em sistemas e ambientes que melhorem a
interface humano-máquina, tornando o projeto aeronáutico mais eficaz.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas e práticas em simulador de voo.
Critério
Aplicação de trabalhos ao longo do semestre, que comporão a média final.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Allerton, D., “Principles of Flight Simulation”, John Wiley & Sons, Ltd, 2009
Anderson, M. R., “Pilot-Induced Oscillations Involving Multiple Nonlinearitues”. Journal of Guidance Control
and Dynamics, v. 21, n. 5, p. 786-791, 1998
Campbell, R. D.; Bagshaw, M., “Human Performance and Limitations in Aviation”, 3rd edition, Blackwell Science Ltd, 2002
Cook, M. V., “Flight Dynamics Principles”, 2nd edition, Elsevier, 2007
Cooper, G. E.; Harper JR., R. P. “The Use of Pilot Rating in the Evaluation of Aircraft Handling Qualities”.NASA Technical Note D-5153, n. Abril, p. 1–60, 1969.
FAA-H-8083-15B – Instrument Flying Handbook
Hess, R. A. “Structural model of the adaptive human pilot”. Journal of Guidance and Control, v. 3, n. 5, p.
416–423, 1980.
Hess, R. A. “Unified Theory for Aircraft Handling Qualities and Adverse Aircraft-Pilot Coupling” - NASA/CR-1997-207115 Journal of Guidance, Control and Dynamics, 1997.
Landry, S. J. “Handbook of Human Factors in Air Transportation Systems”. New York: CRC Press, 2018.
McRuer, D. T.; Krendel, E. S. “Mathematical models of human pilot behavior”. Advisory Group for
Aerospace Research and Development Neully-Sur-Seine (France), 1974.
Rolfe, J. M.; Staples, K. J. "Flight Simulation", Cambridge University Press, 1986
Tustin, A. “The nature of the operator’s response in manual control, and its implications for controller design”. Journal of the Institution of Electrical Engineers-Part IIA: Automatic Regulators and Servo Mechanisms, v. 94, n. 2, p. 190–206, 1947.
Wiener, E. L.; Kanki, B. G.; Helmreich, R. L. “Cockpit Resource Management”, Academic Press, 1995
 

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