Fornecer conceitos básicos em Fatores Humanos aplicados à aviação, tais como interface entre piloto e aeronave, cognição, fisiologia, ergonomia, modelos de pilotos, avaliação de carga de trabalho em pilotagem e automação de aeronaves.
Introdução; Interfaces entre piloto e aeronave: comandos convencionais, Sistemas de aumento de estabilidade, Piloto Automático, Fly-by-Wire; Cockpit aeronáutico; Gerenciamento de Recursos de Cabine (CRM); Consciência Situacional; Fisiologia: sistema visual, sistema vestibular, sistema nervoso; Antropometria e ergonomia; Cognição e processo decisório; Modelos de pilotos humanos: Funções de Transferência, Modelos estruturais; Acoplamento piloto-aeronave; Instrumentação e fisiologia; Qualidade de Voo e Carga de trabalho: A escala Cooper-Harper; piloto e a automação; Práticas em simulador; Estudos de caso.
Introdução; Interfaces entre piloto e aeronave: comandos convencionais, Sistemas de aumento de estabilidade, Piloto Automático, Fly-by-Wire; Cockpit aeronáutico; Gerenciamento de Recursos de Cabine (CRM); Consciência Situacional; Fisiologia: sistema visual, sistema vestibular, sistema nervoso; Antropometria e ergonomia; Cognição e processo decisório; Modelos de pilotos humanos: Funções de Transferência, Modelos estruturais; Acoplamento piloto-aeronave; Instrumentação e fisiologia; Qualidade de Voo e Carga de trabalho: A escala Cooper-Harper; piloto e a automação; Práticas em simulador; Estudos de caso. HABILIDADES: Avaliação e projeto de ambientes aeronáuticos que permitam uma interface humano-máquina adequada para a realização de trabalho seguro e com alta taxa de eficácia em aeronaves, controles de tráfego aéreo, oficinas de manutenção, etc. COMPETÊNCIAS PRINCIPAIS: Reconhecimento de melhorias em sistemas e ambientes que melhorem a interface humano-máquina, tornando o projeto aeronáutico mais eficaz.
Allerton, D., “Principles of Flight Simulation”, John Wiley & Sons, Ltd, 2009 Anderson, M. R., “Pilot-Induced Oscillations Involving Multiple Nonlinearitues”. Journal of Guidance Control and Dynamics, v. 21, n. 5, p. 786-791, 1998 Campbell, R. D.; Bagshaw, M., “Human Performance and Limitations in Aviation”, 3rd edition, Blackwell Science Ltd, 2002 Cook, M. V., “Flight Dynamics Principles”, 2nd edition, Elsevier, 2007 Cooper, G. E.; Harper JR., R. P. “The Use of Pilot Rating in the Evaluation of Aircraft Handling Qualities”.NASA Technical Note D-5153, n. Abril, p. 1–60, 1969. FAA-H-8083-15B – Instrument Flying Handbook Hess, R. A. “Structural model of the adaptive human pilot”. Journal of Guidance and Control, v. 3, n. 5, p. 416–423, 1980. Hess, R. A. “Unified Theory for Aircraft Handling Qualities and Adverse Aircraft-Pilot Coupling” - NASA/CR-1997-207115 Journal of Guidance, Control and Dynamics, 1997. Landry, S. J. “Handbook of Human Factors in Air Transportation Systems”. New York: CRC Press, 2018. McRuer, D. T.; Krendel, E. S. “Mathematical models of human pilot behavior”. Advisory Group for Aerospace Research and Development Neully-Sur-Seine (France), 1974. Rolfe, J. M.; Staples, K. J. "Flight Simulation", Cambridge University Press, 1986 Tustin, A. “The nature of the operator’s response in manual control, and its implications for controller design”. Journal of the Institution of Electrical Engineers-Part IIA: Automatic Regulators and Servo Mechanisms, v. 94, n. 2, p. 190–206, 1947. Wiener, E. L.; Kanki, B. G.; Helmreich, R. L. “Cockpit Resource Management”, Academic Press, 1995