Fornecer ao aluno familiarização com a computação gráfica, bem como conhecimento e prática dos conceitos básicos e aplicações.
Origem e objetivos da Computação Gráfica. Dispositivos Vetoriais x Matriciais. Dispositivos de entrada e saída. Sistemas e equipamentos gráficos. Algoritmos para conversão matricial e preenchimento de primitivas gráficas. Transformações geométricas em duas e três dimensões; coordenadas homogêneas e matrizes de transformação. Transformação entre sistemas de coordenadas 2D e recorte. Transformações de projeção paralela e perspectiva; câmera virtual; transformação entre sistemas de coordenadas 3D. Definição de objetos e cenas tridimensionais: modelos poliedrais e malhas de polígonos. O Processo de Rendering: fontes de luz; remoção de linhas e superfícies ocultas; modelos de iluminação e de tonalização (shading): Flat, Gouraud e Phong. Aplicação de Texturas. O problema do serrilhado (aliasing) e técnicas de anti-serrilhado (antialiasing).
Livro Texto: - Shirley, P. Ashikhmin, Michael. Fundamentals of computer graphics. 2nd ed. Wellesley, Mass, AK Peters, 2005, 623 p. - Angel, Edward. Shreiner, Dave. Interactive computer graphics: a top-down approach with shader-based OpenGL. 6th ed. Boston, Addison-Wesley, 2012. - Hearn, Donald. Carithers, Warren R.. Baker, M. Pauline. Computer graphics with OpenGL. 4th ed. Boston, Addison Wesley, 2011. Bibliografia Complementar: - Guha, Sumanta. Computer graphics through openGL: from theory to experiments. Third edition. Boca Raton, Taylor & Francis, 2019. - Brothaler, Kevin. OpenGL ES 2 for android : a quick-star guide. Dallas, Pragmatic Bookshelf, 2013. - Wright Jr., Richard S.. Haemel, Nicholas. Sellers, Graham. Lipchak, Benjamin. OpenGL superbible : comprehensive tutorial and reference. 5. ed. Upper Saddle River, Addison-Wesley, 2011. - Rost, Randi J. Licea-Kane, Bill. OpenGL shading language. 3rd ed. Upper Saddle River, NJ, Addison Wesley, 2010. OpenGL series. - Azevedo, Eduardo. Conci, Aura. Computação gráfica : teoria e prática. Rio de Janeiro, Elsevier, 2003. 353 p. - Watt, Alan H.. 3D computer graphics. 3rd ed. Harlow, England, Addison-Wesley, 2000. - Foley, James D. Computer graphics : principles and practice. 2nd ed in C. Reading, Mass., Addison-Wesley, 1997. - Hearn, Donald. Baker, M Pauline. Computer graphics. 2. ed. London, Prentice-Hall International, 1994.