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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Ciências de Computação
 
Disciplina: SCC0250 - Computação Gráfica
Computer Graphics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
	Fornecer ao aluno familiarização com a computação gráfica, bem como conhecimento e prática dos conceitos básicos e aplicações.
 
Provide students introductory knowledge about computer graphics as well as practice of basics concepts and applications
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
793065 - João do Espírito Santo Batista Neto
88433 - Maria Cristina Ferreira de Oliveira
6116132 - Moacir Antonelli Ponti
5373016 - Ricardo Marcondes Marcacini
 
Programa Resumido
Origem e objetivos da Computação Gráfica. Dispositivos Vetoriais x Matriciais. Dispositivos de entrada e saída. Sistemas e equipamentos gráficos. Algoritmos para conversão matricial e preenchimento de primitivas gráficas. Transformações geométricas em duas e três dimensões; coordenadas homogêneas e matrizes de transformação. Transformação entre sistemas de coordenadas 2D e recorte. Transformações de projeção paralela e perspectiva; câmera virtual; transformação entre sistemas de coordenadas 3D. Definição de objetos e cenas tridimensionais: modelos poliedrais e malhas de polígonos. O Processo de Rendering: fontes de luz; remoção de linhas e superfícies ocultas; modelos de iluminação e de tonalização (shading): Flat, Gouraud e Phong. Aplicação de Texturas. O problema do serrilhado (aliasing) e técnicas de anti-serrilhado (antialiasing).
 
Origin and goals of computer graphics. Raster versus vector devices. Input and output devices. Graphical systems and equipments. Raster conversion algorithms and graphical primitive filling. 2D or 3D geometry transformations: homogeneous coordinates and transformation matrices. Change of 2D and 3D coordinate systems. Clipping techniques. Parallel and perspective projection transformations. Virtual camera. Concepts of geometric modeling. Polyhedral models and polygon meshes. Rendering process: light sources; lighting and shading models: flat, Gouraud and Phong. Surface and line removal. Texture mapping. Antialiasing techniques.
 
 
Programa
Origem e objetivos da Computação Gráfica. Dispositivos Vetoriais x Matriciais. Dispositivos de entrada e saída. Sistemas e equipamentos gráficos. Algoritmos para conversão matricial e preenchimento de primitivas gráficas. Transformações geométricas em duas e três dimensões; coordenadas homogêneas e matrizes de transformação. Transformação entre sistemas de coordenadas 2D e recorte. Transformações de projeção paralela e perspectiva; câmera virtual; transformação entre sistemas de coordenadas 3D. Definição de objetos e cenas tridimensionais: modelos poliedrais e malhas de polígonos. O Processo de Rendering: fontes de luz; remoção de linhas e superfícies ocultas; modelos de iluminação e de tonalização (shading): Flat, Gouraud e Phong. Aplicação de Texturas. O problema do serrilhado (aliasing) e técnicas de anti-serrilhado (antialiasing).
 
Origin and goals of computer graphics. Raster versus vector devices. Input and output devices. Graphical systems and equipments. Raster conversion algorithms and graphical primitive filling. 2D or 3D geometry transformations: homogeneous coordinates and transformation matrices. Change of 2D and 3D coordinate systems. Clipping techniques. Parallel and perspective projection transformations. Virtual camera. Concepts of geometric modeling. Polyhedral models and polygon meshes. Rendering process: light sources; lighting and shading models: flat, Gouraud and Phong. Surface and line removal. Texture mapping. Antialiasing techniques.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e práticas em laboratório. Exercícios e discussões sobre os temas do programa.
Critério
Média ponderada das notas em provas, trabalhos e projetos, obtidas pelo aluno durante o curso.
Norma de Recuperação
Realização: Até a primeira semana de aulas do semestre posterior -Critério de Aprovação: NP+(Mrec/2,5), se Mrec > ou =7,5; ou Max {NP,Mrec}, se Mrec < ou = 5,0; ou 5,0, se 5,0 < ou = Mrec < 7,5.( NP=1ª avaliação, Mrec=prova)
 
Bibliografia
     
Livro Texto:

- Shirley, P. Ashikhmin, Michael. Fundamentals of computer graphics. 2nd ed. Wellesley, Mass, AK Peters, 2005, 623 p.
- Angel, Edward. Shreiner, Dave. Interactive computer graphics: a top-down approach with shader-based OpenGL. 6th ed. Boston, Addison-Wesley, 2012.
- Hearn, Donald. Carithers, Warren R.. Baker, M. Pauline. Computer graphics with OpenGL. 4th ed. Boston, Addison Wesley, 2011.


Bibliografia Complementar:

- Guha, Sumanta. Computer graphics through openGL: from theory to experiments. Third edition. Boca Raton, Taylor & Francis, 2019.
- Brothaler, Kevin. OpenGL ES 2 for android : a quick-star guide. Dallas, Pragmatic Bookshelf, 2013.
- Wright Jr., Richard S.. Haemel, Nicholas. Sellers, Graham. Lipchak, Benjamin. OpenGL superbible : comprehensive tutorial and reference. 5. ed. Upper Saddle River, Addison-Wesley, 2011.
- Rost, Randi J. Licea-Kane, Bill. OpenGL shading language. 3rd ed. Upper Saddle River, NJ, Addison Wesley, 2010. OpenGL series.
- Azevedo, Eduardo. Conci, Aura. Computação gráfica : teoria e prática. Rio de Janeiro, Elsevier, 2003. 353 p.
- Watt, Alan H.. 3D computer graphics. 3rd ed. Harlow, England, Addison-Wesley, 2000.
- Foley, James D. Computer graphics : principles and practice. 2nd ed in C. Reading, Mass., Addison-Wesley, 1997.
- Hearn, Donald. Baker, M Pauline. Computer graphics. 2. ed. London, Prentice-Hall International, 1994.
 

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