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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Ciências de Computação
 
Disciplina: SCC0250 - Computação Gráfica
Computer Graphics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao aluno familiarização com a computação gráfica, bem como conhecimento e prática dos conceitos básicos e aplicações.
 
Provide students introductory knowledge about computer graphics as well as practice of basics concepts and applications
 
 
Programa Resumido
Origem e objetivos da Computação Gráfica. Dispositivos Vetoriais x Matriciais. Dispositivos de entrada e saída. Sistemas e equipamentos gráficos. Algoritmos para conversão matricial e preenchimento de primitivas gráficas. Transformações geométricas em duas e três dimensões; coordenadas homogêneas e matrizes de transformação. Transformação entre sistemas de coordenadas 2D e recorte. Transformações de projeção paralela e perspectiva; câmera virtual; transformação entre sistemas de coordenadas 3D. Definição de objetos e cenas tridimensionais: modelos poliedrais e malhas de polígonos. O Processo de Rendering: fontes de luz; remoção de linhas e superfícies ocultas; modelos de iluminação e de tonalização (shading): Flat, Gouraud e Phong. Aplicação de Texturas. O problema do serrilhado (aliasing) e técnicas de anti-serrilhado (antialiasing).
 
Origin and goals of computer graphics. Raster versus vector devices. Input and output devices. Graphical systems and equipments. Raster conversion algorithms and graphical primitive filling. 2D or 3D geometry transformations: homogeneous coordinates and transformation matrices. Change of 2D and 3D coordinate systems. Clipping techniques. Parallel and perspective projection transformations. Virtual camera. Concepts of geometric modeling. Polyhedral models and polygon meshes. Rendering process: light sources; lighting and shading models: flat, Gouraud and Phong. Surface and line removal. Texture mapping. Antialiasing techniques.
 
 
Programa
Origem e objetivos da Computação Gráfica. Dispositivos Vetoriais x Matriciais. Dispositivos de entrada e saída. Sistemas e equipamentos gráficos. Algoritmos para conversão matricial e preenchimento de primitivas gráficas. Transformações geométricas em duas e três dimensões; coordenadas homogêneas e matrizes de transformação. Transformação entre sistemas de coordenadas 2D e recorte. Transformações de projeção paralela e perspectiva; câmera virtual; transformação entre sistemas de coordenadas 3D. Definição de objetos e cenas tridimensionais: modelos poliedrais e malhas de polígonos. O Processo de Rendering: fontes de luz; remoção de linhas e superfícies ocultas; modelos de iluminação e de tonalização (shading): Flat, Gouraud e Phong. Aplicação de Texturas. O problema do serrilhado (aliasing) e técnicas de anti-serrilhado (antialiasing).
 
Origin and goals of computer graphics. Raster versus vector devices. Input and output devices. Graphical systems and equipments. Raster conversion algorithms and graphical primitive filling. 2D or 3D geometry transformations: homogeneous coordinates and transformation matrices. Change of 2D and 3D coordinate systems. Clipping techniques. Parallel and perspective projection transformations. Virtual camera. Concepts of geometric modeling. Polyhedral models and polygon meshes. Rendering process: light sources; lighting and shading models: flat, Gouraud and Phong. Surface and line removal. Texture mapping. Antialiasing techniques.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e práticas em laboratório. Exercícios e discussões sobre os temas do programa.
Critério
Média ponderada das notas em provas, trabalhos e projetos, obtidas pelo aluno durante o curso.
Norma de Recuperação
Realização: Até a primeira semana de aulas do semestre posterior -Critério de Aprovação: NP+(Mrec/2,5), se Mrec > ou =7,5; ou Max {NP,Mrec}, se Mrec < ou = 5,0; ou 5,0, se 5,0 < ou = Mrec < 7,5.( NP=1ª avaliação, Mrec=prova)
 
Bibliografia
     
Livro Texto:

HEARN, D.; BAKER, P. – Computer Graphics in C, Prentice-Hall, 1994.
ANGEL, E. – Interactive computer graphics: a top-down approach with OpenGL, Addison Wesley, 2000.

Bibliografia Complementar:

WATT A. – Fundamentals of Three Dimensional Computer Graphics, Addison-Wesley, 1989.
GOMES, J.; VELHO, L. – Computação Gráfica: Imagem. Série de Computação e Matemática, IMPA e SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), 1994.
FOLEY, J.D. et al. – Introduction to Computer Graphics – Addison-Wesley, 1994.
FOLEY, J.D. ET AL – Computaer graphics: Principles and Practice, Addison-Wesley, 2ª Edition in C, 1997.
ROGERS, D.F. – Procedural Elements for Computer Graphics, McGraw-Hill, 1998.
SCHRÖEDER, W.; MARTIN, K.; LORENSEN, B. – The Visualization Toolkit, an Object Oriented Approach to 3D Graphics, Prentice-Hall, 2a edição, 1998.
VELHO, L.; GOMES, J. - Sistemas Gráficos 3D, Rio de Janeiro, IMPA, 2001. 330p. (Série de Computação e Matemática) ISBN 85-224-0167-2.
ANGEL, E. – OpenGL, 2002.
HEARN, D.; BAKER, M.P. Computer Graphics with OpenGL (3rd Edition) Prentice Hall; 3 edition, 880 pages, August 12, 2003, ISBN: 0130153907.
AZEVEDO, E.; CONCI, A. Computação Gráfica – Teoria e Prática, Editora Campus, 2003.
COHEN, M.; MANSSOUR, I.H. – OpenGL – Uma abordagem prática e Objetiva, Novatec, 2005.

 

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