Este curso tem por objetivo introduzir padrões de projeto para o desenvolvimento de aplicações Web envolvendo as etapas de navegação, processamento de formulários, banco de dados, autenticação e manipulação de exceções e erros. Esses padrões são documentos que, formalmente, descrevem abordagens para solucionar problemas envolvidos no projeto de sistemas Web.
Definição de padrão de projeto. Descrição de padrões. Projeto de padrões. Tipos de padrões. Padrões para desenvolvimento WEB.
O que é padrão de projeto. Descrição de padrões. Como projetar padrões de projeto. Como escolher e implementar um padrão de projeto. Padrões mais comuns para criação, estruturais e comportamentais: Abstract Factory, Builder, Prototype, Singleton, Adapter, Bridge, Composite,Decorator, Facade, Proxy, Iterator, Mediator, Observer, State e Strategy. Padrões para desenvolvimento WEB.
Livro Texto:ALUR, D.; MALKS, D.; Crupi, J. Core J2EE Patterns: Best Practices and Design Strategies. 2nd Edition, Sun Core Series. GAMMA, E.; HELM, R.; JOHNSON, R. and VLISSIDES, J. M. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software. Addison-Wesley Professional Computing Series.Bibliografia Complementar:COX, B.J. Object-Oriented Programming. Addison Wesley, 1986. (Nacional: Makron 1991).ECKEL B.: Thinking in C++. Prenticel Hall, Segunda Edição, 2000.ECKEL B.: Thinking in Java. Prenticel Hall, Segunda Edição, 2000.KERNIGHAM,B.; RITCHIE,D. The C Programming Language. Prentice-Hall, 1988LARMAN, C. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientado a objetos. Porto Alegre: Bookman, 2a edição, 2004.BOOCH, G. Object-oriented design with Applications. Benjamin/Cummings, 1991.STROUSTRUP, P. The C++ Programming Language. Addison Wesley, 1986.WIENER, R.S.; PINSON, L.J. An Introduction to Object-Oriented Programming and C++. Addison Wesley, 1988, (Nacional Makron, 1991).