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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Ciências de Computação
 
Disciplina: SCC0266 - Padrões de Projeto em Desenvolvimento Web
Padrões de Projeto em Desenvolvimento Web

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Este curso tem por objetivo introduzir padrões de projeto para o desenvolvimento de aplicações Web envolvendo as etapas de navegação, processamento de formulários, banco de dados, autenticação e manipulação de exceções e erros.  Esses padrões são documentos que, formalmente, descrevem abordagens  para solucionar problemas envolvidos no projeto de sistemas Web.
 
This course aims to introduce design patterns for Web application development involving the navigation steps, processing of forms, database, authentication, and error and exception handling. The patterns are documents that formally describe approaches to solve problems involved in Web systems design.
 
 
Programa Resumido
Definição de padrão de projeto. Descrição de padrões. Projeto de padrões. Tipos de padrões. Padrões para desenvolvimento WEB.
 
Definition of design pattern. Description of patterns. Draft patterns. Types of patterns. Patterns for Web development.
 
 
Programa
O que é padrão de projeto. Descrição de padrões. Como projetar padrões de projeto. Como escolher e implementar um padrão de projeto. Padrões mais comuns para criação, estruturais e comportamentais:   Abstract  Factory,  Builder,  Prototype,  Singleton,  Adapter,  Bridge,  Composite,
Decorator, Facade, Proxy, Iterator, Mediator, Observer, State e Strategy. Padrões para desenvolvimento WEB.
 
What is a design pattern. Description of patterns. Designing design patterns. How to choose and implement a design pattern. The most common creational, structural and behavioral design patterns: Abstract Factory, Builder, Prototype, Singleton, Adapter, Bridge, Composite, Decorator, Facade, Proxy, Iterator, Mediator, Observer, State and Strategy. Design Patterns for Web development.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas. Exposição seguida de exercícios e trabalhos práticos executados durante as aulas expositivas e no laboratório.
Critério
Provas, trabalhos práticos e seminários.
Norma de Recuperação
NP+(Mrec/2,5), se Mrec > ou =7,5; ou Max {NP,Mrec}, se Mrec < 5,0; ou 5,0, se 5,0 < ou = Mrec < 7,5.( NP=1ª avaliação, Mrec= média da prova de recuperação)
 
Bibliografia
     
Livro Texto:

ALUR, D.; MALKS, D.; Crupi, J. Core J2EE Patterns: Best Practices and Design Strategies. 2nd Edition, Sun Core Series.
GAMMA, E.; HELM, R.; JOHNSON, R. and VLISSIDES, J. M. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software. Addison-Wesley Professional Computing Series.
Bibliografia Complementar:

COX, B.J. Object-Oriented Programming. Addison Wesley, 1986. (Nacional: Makron 1991).
ECKEL B.: Thinking in C++. Prenticel Hall, Segunda Edição, 2000.
ECKEL B.: Thinking in Java. Prenticel Hall, Segunda Edição, 2000.
KERNIGHAM,B.; RITCHIE,D. The C Programming Language. Prentice-Hall, 1988
LARMAN, C. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientado a objetos. Porto Alegre: Bookman, 2a edição, 2004.
BOOCH, G. Object-oriented design with Applications. Benjamin/Cummings, 1991.
STROUSTRUP, P. The C++ Programming Language. Addison Wesley, 1986.
WIENER, R.S.; PINSON, L.J. An Introduction to Object-Oriented Programming and C++. Addison Wesley, 1988, (Nacional Makron, 1991).
 

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