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Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Ciências de Computação
 
Disciplina: SCC0285 - Análise de Séries Temporais e Aplicações Computacionais
Time Series Analysis and Computational Applications

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Introduzir conceitos de modelagem de séries temporais utilizando ferramentas oriundas da Estatística e da área de Sistemas Dinâmicos.
 
 
 
Programa Resumido
Abordar a área de Séries Temporais por meio de ferramental Estatístico e de Sistemas Dinâmicos.
 
 
 
Programa
Definição de Séries Temporais. Ferramentas Estatísticas: modelo autorregressivo, modelo de médias móveis, modelo autorregressivo e de médias móveis, identificação de modelos ARIMA. Ferramentas de Sistemas Dinâmicos: Teoremas de Imersão de Whitney e de Takens, Reconstrução de Espaços-Fase. Modelagem e Predição utilizando ferramentas de Aprendizado de Máquina em conjunto com as teorias abordadas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas, acompanhadas de trabalhos práticos e estudos de caso dentro da sala de aula. Elaboração de um projeto.
Critério
Média ponderada de provas e trabalhos práticos realizados durante o curso.
Norma de Recuperação
Realização de prova de recuperação. Critério de aprovação: NP+(Mrec/2,5), se Mrec >=7,5; ou Max {NP,Mrec}, se Mrec<=5,0; ou 5,0, se 5,0<=Mrec<7,5 (NP=1ª avaliação, Mrec=prova).
 
Bibliografia
     
Livros texto

Box, G. E. e Jenkins, G. M. (1976). Time series analysis: forecasting and control. John Wiley & Sons.
Morettin, P. A. e Toloi, C. M. C. (2004). Análise de Séries Temporais. Editora Edgard Blücher Ltda., São Paulo.
Ott, E., Sauer, T., e Yorke, J. A. (1994). Coping with chaos. Analysis of chaotic data and the exploitation of chaotic systems, volume 1. John Wiley & Sons.
Alligood, K. T., Sauer, T. D., e Yorke, J. A. (1997). Chaos: An Introduction to Dynamical Systems. Springer.

Bibliografia complementar

Kantz, H., Schreiber, T., (2004) Nonlinear Time Series Analysis, 2nd Edition, Cambridge University Press.
 

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