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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Ciências de Computação
 
Disciplina: SCC0580 - Acessibilidade em Sistemas Computacionais
Accessibility in Computer Systems

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos uma visão integrada (em termos de legislação, dos recursos de Tecnologia Assistiva, e os princípios de design inclusivo) sobre a questão de acessibilidade como um conceito fundamental ao desenvolvimento dos sistemas computacionais.
 
Provide students with an integrated view (in terms of legislation, Assistive Technology resources, and inclusive design principles) on the issue of accessibility as a fundamental concept in the development of computer systems.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6346511 - Kamila Rios da Hora Rodrigues
55735 - Roseli Aparecida Francelin Romero
 
Programa Resumido
Acessibilidade em Sistemas Computacionais e a norma ISO 9241-171. Legislação de acessibilidade. Conceitos sobre Tecnologia Assistiva. Princípios de design inclusivo e design universal. Técnicas para design de sistemas computacionais acessíveis e avaliação da acessibilidade de sistemas computacionais. WCAG (Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web). WAI-ARIA: Estratégias, padrões, recursos, para tornar a Web mais acessível para pessoas com deficiências.
 
Accessibility in Computer Systems and the ISO 9241-171 standard. Accessibility legislation. Concepts about Assistive Technology. Inclusive design principles and Universal design. Techniques for designing accessible computer systems and assessing the accessibility of computer systems. WCAG (Web Content Accessibility Guidelines). WAI-ARIA (Web Accessibility Initiative - Accessible Rich Internet Applications): Strategies, standards, resources to make the Web accessible to people with disabilities.
 
 
Programa
Acessibilidade em Sistemas Computacionais e a norma ISO 9241-171:2018 . Legislação de acessibilidade e implicações para sistemas computacionais. Aspectos físicos e psicológicos de deficiências físicas e cognitivas e implicações para sistemas computacionais. Conceito de Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência. Princípios de design inclusivo. Diretrizes da WCAG e estratégias do WAI-ARIA para desenvolver sites acessíveis. Técnicas para design de sistemas computacionais acessíveis e avaliação da acessibilidade de sistemas computacionais.
Atividades de Extensão:
Os estudantes podem desenvolver um projeto Web ou Mobile pensando no requisito de acessibilidade para a interface. Neste projeto prático da disciplina, os alunos podem pensar soluções de design que atendam ONGs, escolas e instituições da cidade. A etapa de design pode ser feita de forma conjunta com essas instituições e ao fim o projeto de design pode ser entregue às instituições. Os alunos podem ainda fazer análise de soluções já existentes nas instituições para verificar se atendem aos requisitos de acessibilidade. Os alunos podem ainda ministrar cursos e palestras sobre as boas práticas aprendidas na disciplina para funcionários de empresas, ou ainda preparar/disponibilizar material online para outros alunos e profissionais da área.
Carga Horária: 5 horas.
 
Accessibility in Computer Systems and the ISO 9241-171:2018 standard. Accessibility legislation and implications for computer systems. Physical and psychological aspects of physical and cognitive impairments and implications for computational systems. Assistive Technology Concept for People with Disabilities. Inclusive design principles. WCAG guidelines and WAI-ARIA strategies for developing accessible websites. Techniques for designing accessible computer systems and assessing the accessibility of computer systems.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas, acompanhadas de trabalhos práticos e estudos de caso dentro e fora de sala de aula.
Critério
Média ponderada de provas e trabalhos práticos realizados durante o curso.
Norma de Recuperação
Realização de prova de recuperação. Critério de aprovação: NP+(Mrec/2,5), se Mrec >=7,5; ou Max {NP,Mrec}, se Mrec<=5,0; ou 5,0, se 5,0<=Mrec<7,5 (NP=1ª avaliação, Mrec=prova).
 
Bibliografia
     
Livro texto
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. da; SILVEIRA, M. S.; GASPARINI, I.; Darin, T.; BARBOSA, G. D. J. (2021) Interação Humano-Computador e Experiência do Usuário. Autopublicação.
PREECE, J., ROGERS, Y., SHARP, H. Design de Interação: além da Interação Humano-Computador. Bookman, 2013.
STEPHANIDIS, C. (Ed.). The Universal Access Handbook. CRC Press. 1034 p. 2010.
eMAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico. Disponível em http://emag.governoeletronico.gov.br/
WCAG 2.1- Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.1. Disponível em: https://www.w3.org/TR/WCAG21/
WAI-ARIA, the Accessible Rich Internet Applications. Disponível em: https://www.w3.org/WAI/standards-guidelines/aria/

Bibliografia Complementar
SANTANA, V. F., ALMEIDA, L. D. A., BARANAUSKAS, M. C. C. WARAU - Websites Atendendo a Requisitos de Acessibilidade e Usabilidade. Leanpub. 2020.
SILVA, B. G. ; RODRIGUES, K. R. H. Desafios de Acessibilidade na Implementação de Sistemas Web. In: IX WAIHCWS - IX Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social, 2018, Belém/PA. Anais do IX WAIHCWS. Porto Alegre: SBC, 2018.
GOMES, B.; RIOS, J.; RODRIGUES, K R. H. Challenges for the Implementation of Accessible Web and Mobile Systems In: Communications in Computer and Information Science.1 ed.Switzerland: Springer International Publishing, 2020, v.1081, p. 138¬158.
BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva . – Brasília: CORDE, 2009. 138 p. 
SONZA et al. Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: Pensando a inclusão sociodigital de pessoas com necessidades especiais. IFRS, 2013. ISBN ISBN 978-85-7770-207-7. 
AZORÍN, J. M.; CERES, R.; FRIZERA, A.; BASTOS, T.F. (Ed). A Interação de Pessoas com Deficiência com o Computador: Experiências e Possibilidades em Ibero-América. CYTED. 204p.2014.
FREIRE, A. P. ; LARA, S. M. A. ; FORTES, R. P. M. Avaliação da Acessibilidade de Websites por Usuários com Deficiência. In: José Maria N. David; Luciana C. de Castro Salgado. (Org.). Tutoriais do X Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos e XII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 1ed.Manaus: Sociedade Brasileira de Computação, 2013, v. 1, p. 31-64. 
FORTES, R P M; LARA, S M A; FREIRE, A P; PANSANATO, L T E. Acessibilidade no projeto de aplicações web. Poços de Caldas, SBC, 2005. cap. 7, p. 197-225. In: Teixeira, A C; Barrére, E; Abrão, I C, eds. Web e Multimídia: desafios e soluções, Poços de Caldas: SBC, 2005 
FORTES, R P M; LARA, S M A; PANSANATO, L T E; FREIRE, A P. Universalização do acesso a conteúdo educacional em aplicações web. Juiz de Fora, Editar, 2005. cap. 2, p. 21-40. , Simpósio Brasileiro de Informática na Educação(16. : 2005 : Juiz de Fora).. Mini Cursos, Juiz de Fora: Editar, 2005. Bibliografia complementar 
Artigos da conferência SIGCHI Conference: Human Factors in Computing Systems, ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility, ACM Press - Artigos da International Cross-Disciplinary Conference on Web Accessibility (W4A), ACM Press
 

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