Fornecer ao aluno familiarização com a computação gráfica, bem como conhecimento e prática dos conceitos básicos e aplicações.
Origem e objetivos da Computação Gráfica. Dispositivos Gráficos. Transformações geométricas 2D e 3D. Conversão Matricial e Preenchimento. Modelagem. Iluminação. Tonalização. Aplicação de Texturas. Técnicas de anti-serrilhado.
Origem e objetivos da Computação Gráfica. Dispositivos Vetoriais x Matriciais.Dispositivos de entrada e saída. Sistemas e equipamentos gráficos. Algoritmos para conversão matricial e preenchimento de primitivas gráficas. Transformações geométricas em duas e três dimensões: coordenadas homogêneas e matrizes de transformação; transformação entre sistemas decoordenadas 2D e 3D. Técnicas de recorte. Transformações de projeção paralela e perspectiva; câmera virtual. Conceitos de modelagem geométrica. Modelos poliedrais e malhas de polígonos. O Processo de Rendering: fontes de luz: modelos de iluminação e de tonalização (shading): Flat, Gouraud e Phong. Aplicação de Texturas. Técnicas de anti- serrilhado (antialiasing). Implementação de conceitos de computação gráfica utilizando a biblioteca OpenGl.
Fundamental Shirley, P. Ashikhmin, Michael. Fundamentals of computer graphics. 2nd ed. Wellesley, Mass, AK Peters, 2005, 623 p. Angel, Edward. Shreiner, Dave. Interactive computer graphics : a top-down approach with shader-based OpenGL. 6th ed. Boston, Addison-Wesley, 2012. Hearn, Donald. Carithers, Warren R.. Baker, M. Pauline. Computer graphics with OpenGL. 4th ed. Boston, Addison Wesley, 2011. Complementar Guha, Sumanta. Computer graphics through openGL: from theory to experiments. Third edition. Boca Raton, Taylor & Francis, 2019. Brothaler, Kevin. OpenGL ES 2 for android : a quick-star guide. Dallas, Pragmatic Bookshelf, 2013. Wright Jr., Richard S.. Haemel, Nicholas. Sellers, Graham. Lipchak, Benjamin. OpenGL superbible : comprehensive tutorial and reference. 5. ed. Upper Saddle River, Addison- Wesley, 2011. Rost, Randi J. Licea-Kane, Bill. OpenGL shading language. 3rd ed. Upper Saddle River, NJ, Addison Wesley, 2010. OpenGL series. Azevedo, Eduardo. Conci, Aura. Computação gráfica : teoria e prática. Rio de Janeiro, Elsevier, 2003. 353 p. Watt, Alan H.. 3D computer graphics. 3rd ed. Harlow, England, Addison-Wesley, 2000. Foley, James D. Computer graphics : principles and practice. 2nd ed in C. Reading, Mass., Addison-Wesley, 1997. Hearn, Donald. Baker, M Pauline. Computer graphics. 2. ed. London, Prentice-Hall International, 1994.