Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0301 - Circuitos Elétricos I
Electrical Circuits I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Conduzir o aluno à aprendizagem das técnicas de análise de circuitos elétricos lineares com elementos armazenadores de energia. Desenvolver no aluno as habilidades necessárias para a análise de circuitos elétricos lineares em corrente alternada utilizando os conceitos de fasores. Fornecer ao aluno a base conceitual de potência elétrica em circuitos elétricos lineares com excitação senoidal e regime permanente, denotando a importância e os cálculos básicos para a correção do fator de potência. Introduzir o aluno às análises de circuitos polifásicos, com atenção em especial aos sistemas trifásicos, às conexões e medições resultantes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087554 - Azauri Albano de Oliveira Junior
1394621 - Mario Oleskovicz
5269249 - Rogério Andrade Flauzino
 
Programa Resumido
Capacitores e indutores. Resposta completa de circuitos RL e RC de primeira ordem. Resposta completa de RLC de segunda ordem. Análise em regime permanente senoidal. Análise de potência em circuitos CA. Circuitos polifásicos.
 
 
 
Programa
Capacitores e indutores: o capacitor; o indutor; e as combinações de indutâncias e capacitâncias em série e paralelo. Resposta  completa de circuitos RL e RC de primeira ordem: os circuitos RL e RC sem fontes (resposta natural); e os circuitos RL e RC com fontes (resposta forçada). Resposta completa de circuitos RLC de segunda ordem: os circuitos RLC paralelo e série sem fontes (resposta natural); os circuitos RLC paralelo e série sobreamortecidos, amortecidos criticamente e subamortecidos. Excitação senoidal e fasores: características das senóides; o conceito de fasor; elementos passivos no domínio da frequência (impedância e admitância). Análise em regime permanente senoidal: análise nodal e de malha; superposição; transformação de fontes; os teoremas de Thévenin e de Norton; e diagramas fasoriais. Análise de potência em circuitos CA: potência instantânea; potência média e reativa; valores eficazes de tensão e corrente; potência complexa; e correção do fator  de potência. Circuitos polifásicos: sistemas monofásicos a três fios; sistemas trifásicos; conexão trifásica Y-Y; conexão em triângulo (^); e a medição de potência em sistemas trifásicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia de ensino/aprendizagem será através de aulas expositivas apresentando os principais conceitos e métodos aplicados diretamente na resolução de problemas, bem como na resolução de exercícios individuais e em grupos em sala de aula. As avaliações serão realizadas através de provas e exercícios em sala de aula, a serem definidos a cada início do período letivo.
Critério
Média ponderada das provas, trabalhos e exercícios e demais atividades desenvolvidas durante o período letivo, a serem definidas a cada início de período letivo.
Norma de Recuperação
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO: 1. Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 2. A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
1.	Nilsson, J. W. e Riedel, S. A; Circuitos Elétricos, oitava edição, LTC Editora, 2008.
2. Hayt Jr., W. H., Kemmerly, J. E. e Durbin, S. M.; Análise de Circuitos em Engenharia, Ed. McGraw-Hill, 2007.
3. Johnson, D. E., Johnson, J. R., Hilburn, J. L., Scott, P. D.; Electric Circuit Analysis, Third Edition, New Jersey, Prentice Hall, 1997.
4. Oliveira Jr., A. A.; Apostila de Transformada de Laplace, EESC-USP, site da disciplina no sistema Moodle da USP.
5. Oliveira Jr., A. A; Apostila de Revisão de Série de Fourier, EESC-USP, site da disciplina no sistema Moodle da USP.
6. Alexander, C. K. & Sadiku, M. N. O.; Fundamentos de Circuitos Elétricos, 5ª. Edição, Porto Alegre, AMGH Editora Ltda. (com parceria de McGrawHill Education), 2013.
7. Frank, E.; Analisis de Medidas Elétricas, Ediciones del Castilho, Madrid, 1969.
8. Stout, M. B.; Curso de Medidas Elétricas, Vol. 1 e 2, Livros Técnicos e Científicos S. A., 1974.
9. Medeiros Filho, S.; Fundamentos de Medidas Elétricas, Editora Guanabara 2, RL, 1981.
10. Malvino, A.P.; Electronics Instrumentation Fundamentals, McGraw-Hill, New York, 1967.
11. Medeiros Filho, S.; Medição de Energia Elétrica, Editora Universitária, UFPe, Recife, 1980.
12. Helfrick, A. D. e Cooper, W. D.; Instrumentação Eletrônica Moderna e Técnicas de Medição, Prentice Hall do Brasil, SP, 1993.
13. Wolf, S. W. and Smith, R. F. M.; Student Reference Manual for Electronic Instrumentation Laboratories, Prentice Hall International, Inc, USA, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para SEL0301

Clique para consultar o oferecimento para SEL0301

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP