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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0302 - Circuitos Elétricos II
Electrical Circuits II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Apresentar ao aluno os conceitos básicos sobre circuitos acoplados magneticamente que formam a base para a modelagem e análise do transformador. Aprofundar as técnicas de análise de circuitos elétricos lineares através da utilização da Transformada de Laplace. Desenvolver as habilidades necessárias para a análise de circuitos elétricos lineares aplicando-se a Transformada de Laplace. Desenvolver o conhecimento em relação à modelagem de circuitos elétricos lineares da Função de Rede/Transferência. Apesentar os parâmetros e equações que caracterizam os quadripolos e que permitem a análise e a interação entre os circuitos elétricos. Desenvolver os conhecimentos e habilidades necessárias para analisar circuitos elétricos lineares em regime permanente com excitações não-senoidais utilizando-se das aplicações da série e da transformada de Fourier.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087554 - Azauri Albano de Oliveira Junior
1394621 - Mario Oleskovicz
5269249 - Rogério Andrade Flauzino
 
Programa Resumido
Circuitos acoplados magneticamente. Frequência complexa e a Transformada de Laplace. Análise de circuitos no domínio S. Resposta em frequência. Quadripolos. Análise de circuitos usando Fourier.
 
 
 
Programa
Circuitos acoplados magneticamente: indutância mútua; considerações sobre energia; o transformador linear; e o transformador ideal. Frequência complexa e a Transformada de Laplace: frequência complexa (S); definição da Transformada de Laplace; a Transformada de Laplace de funções temporais simples; técnicas para transformadas inversas; e os teoremas do valor inicial e do valor final. Análise de circuitos no domínio S: Z (S) e Y(S); análise nodal e de malha no domínio de S; polos, zeros e funções de rede/transferência; convolução; e a resposta natural e o plano S. Resposta em frequência: ressonância paralela e série: mudança de escala; diagramas de Bode; e o projeto de filtros básicos. Quadripolos: parâmetros de impedância, admitância, híbridos e de transmissão; e a análise de circuitos equivalentes. Análise de circuitos usando Fourier: forma trigonométrica da série de Fourier; propriedades de simetria; resposta a funções periódicas; forma trigonométrica alternativa e exponencial da série de Fourier; espectros de amplitude e fase; a Transformada de Fourier. algumas propriedades da Transformada de Fourier; pares da Transformada de Fourier para algumas funções temporais simples; e aplicações em circuitos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia de ensino/aprendizagem será através de aulas expositivas apresentando os principais conceitos e métodos aplicados diretamente na resolução de problemas, bem como na resolução de exercícios individuais e em grupos em sala de aula. As avaliações serão realizadas através de provas e exercícios aplicados em sala de aula, a serem definidos a cada início de período letivo.
Critério
Média ponderada das provas, trabalhos e exercícios e demais atividades desenvolvidas durante o período letivo, a serem definidas a cada início de período letivo.
Norma de Recuperação
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO: 1. Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 2. A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
1. Nilsson, J. W. e Riedel, S. A; Circuitos Elétricos, oitava edição, LTC Editora, 2008.
2. Hayt Jr., W. H., Kemmerly, J. E. e Durbin, S. M.; Análise de Circuitos em Engenharia, Ed. McGraw-Hill, 2007.
3. Johnson, D. E., Johnson, J. R., Hilburn, J. L., Scott, P. D.; Electric Circuit Analysis, Third Edition, New Jersey, Prentice Hall, 1997.
4. Oliveira Jr., A. A.; Apostila de Transformada de Laplace, EESC-USP, site da disciplina no sistema Moodle da USP.
5. Oliveira Jr., A. A; Apostila de Revisão de Série de Fourier, EESC-USP, site da disciplina no sistema Moodle da USP.
6. Alexander, C. K. & Sadiku, M. N. O.; Fundamentos de Circuitos Elétricos, 5ª. Edição, Porto Alegre, AMGH Editora Ltda. (com parceria de McGrawHill Education), 2013.
7. Frank, E.; Analisis de Medidas Elétricas, Ediciones del Castilho, Madrid, 1969.
8. Stout, M. B.; Curso de Medidas Elétricas, Vol. 1 e 2, Livros Técnicos e Científicos S. A., 1974.
9. Medeiros Filho, S.; Fundamentos de Medidas Elétricas, Editora Guanabara 2, RL, 1981.
10. Malvino, A.P.; Electronics Instrumentation Fundamentals, McGraw-Hill, New York, 1967.
11. Medeiros Filho, S.; Medição de Energia Elétrica, Editora Universitária, UFPe, Recife, 1980.
12. Helfrick, A. D. e Cooper, W. D.; Instrumentação Eletrônica Moderna e Técnicas de Medição, Prentice Hall do Brasil, SP, 1993.
13. Wolf, S. W. and Smith, R. F. M.; Student Reference Manual for Electronic Instrumentation Laboratories, Prentice Hall International, Inc, USA, 2003.
 

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