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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0316 - Laboratório de Circuitos Eletrônicos I
Laboratory of Electronic Circuits I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos estudantes condições de sedimentação e aprofundamento dos conceitos estudados na SEL0313 - Circuitos Eletrônicos I através de práticas de laboratório com circuitos elementares aplicando diodos e transistores bipolares (Bipolar Junction Transistor – BJT).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3482251 - Emiliano Rezende Martins
1112772 - Joao Navarro Soares Junior
8748072 - João Paulo Pereira do Carmo
51800 - Jose Marcos Alves
959351 - José Roberto Boffino de Almeida Monteiro
89347 - Manoel Luis de Aguiar
1228681 - Maximiliam Luppe
6020960 - Ricardo Quadros Machado
 
Programa Resumido
Aplicações de circuitos com diodos, polarização de transistores bipolares, configurações básicas de amplificadores com transistor bipolar e aplicações de transistores bipolares.
 
 
 
Programa
Aplicações de circuitos com diodos, fontes AC-DC com diodos e transistor bipolar (BJT): polarização e estabilidade de polarizações, amplificadores básicos. resposta em frequência e aplicações (amplificador separador de fase, amplificadores em cascata, amplificador cascode, amplificadores com realimentação,
amplificador isolador, estabilizador de tensão, amplificador diferencial com cargas passivas, ...).





 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas de laboratório. A avaliação é realizada através de provas e/ou relatórios e/ou projetos.
Critério
Média ponderada entre as notas de provas, relatórios e projetos. Nota mínima para aprovação é 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Não há recuperação por tratar-se de disciplina exclusivamente de laboratório.
 
Bibliografia
     
1. Roteiros de laboratório e apresentações powerpoints disponibilizadas pelos docentes através do Moodle (Ambiente Virtual 
   de Aprendizagem – EESC/USP).
2. Sedra AS, Smith KC, Microeletrônica, Pearson Prentice Hall, São Paulo, 5a. edição, 2007.
3. Boylestad RL, Nashelsky l, Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos, Pearson Education do Brasil, São Paulo, 11 
    edição, 2013.
4. Razavi B, Fundamentos de Microeletrônica, LTC, Rio de Janeiro, 2010.
5. Muller RS, Kamins T, Chan M, Device Electronics for Integrated Circuits, John Wiley & Sons, New York, NY, 3rd ed., 2003.
7. Antognetti P, Giuseppe M, Semicondutor Device Modeling with Spice. McGraw-Hill, New York, 1988.
8. Tsividis Y, A First Lab in Circuits and Electronics, J. Wiley & Sons, Inc., New York, 2002.
9. Hayes TC, Learning the Art of Electronics – A Hands-on Lab Course, Cambridge University Press, 2017.
10.Gaudet VC, Smith KC, Laboratory Explorations to Accompany Microelectronic Circuits, 7th edition, 2015.
11.Veronese PR, Eletrônica Básica – Amplificadores Analógicos BJT – Exercícios, apostila da disciplina SEL313 – Circuitos 
      Eletrônicos I, Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, EESC-USP, 2014.
 

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