Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0331 - Análise Estática de Sistemas de Energia Elétrica
Static Analysis of Electrical Energy Systems

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Obter noções básicas de análise computacional de sistemas elétricos de potência compostos por elementos como geradores, cargas, linhas de transmissão e transformadores operando em regime permanente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5596262 - Eduardo Nobuhiro Asada
87331 - Geraldo Roberto Martins da Costa
 
Programa Resumido
Componentes básicos de sistemas elétricos de potência. Sistemas equilibrados e desequilibrados. Operação em regime permanente. Diagrama unifilar. Cálculo por unidade. Representação matricial de sistemas elétricos: matriz de impedância nodal e admitância nodal. Introdução ao problema de fluxo de carga. Modelagem de linhas, transformadores e geradores. Fluxo de carga linearizado. Aplicações de cálculo de fluxo de carga para análise de sistemas de energia elétrica.
 
 
 
Programa
Introdução à análise de sistemas de energia elétrica. Apresentação dos componentes básicos que compõem o sistema e suas funcionalidades. Descrição das características de sistemas elétricos e os subsistemas que o compõem: geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Caracterização de sistemas equilibrados e desequilibrados e sua representação. Caracterização de eventos transitórios e operação em regime permanente. Representação fasorial. Representação por unidade. Modelos equilibrados de linha de transmissão, modelos de transformadores e auto-transformadores, modelos de geradores. Cálculo de redes e representação de sistemas elétricos: matriz de impedância de barra e admitância de barra. Cálculo de potência ativa e reativa nas barras. Fluxo de potência nos componentes. Apresentação do problema de fluxo de carga. Formulação matemática do problema de fluxo de carga. Fluxo de carga linearizado. Métodos de resolução de sistemas algébricos não lineares. Relação de sensibilidade P - O e Q - V. Representação de controles e limites. Método desacoplado de fluxo de carga. Aplicações de cálculo de fluxo de carga para análise de sistemas de energia elétrica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas. Aulas de exercícios. Estudo de casos por simulação.
Critério
Provas e trabalhos. A nota será calculada pela média ponderada.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
STEVENSON JR., W.D. Elements of power system analisys. McGraw-Hill, 1986. ELGERD, O.L. Introdução à teoria de sistemas de energia elétrica. McGraw-Hill, 1978. EL-HAWARY, M. Electrical power systems. IEEE Press, 1995. MONTICELLI, A. e GARCIA, A. Introdução a Sistemas de Energia Elétrica, Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003. CONEJO, A. J.: GOMEZ-SPOSITO, A.; CANIZARES, C. Sistemas de Energia Elétrica - Análise e Operação., Ed. LTC, 2011, ISBN 9788521618027.
 

Clique para consultar os requisitos para SEL0331

Clique para consultar o oferecimento para SEL0331

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP