Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Elétrica e de Computação
 
Disciplina: SEL0364 - Controle Não Linear Aplicado
Application of Non-Linear Control

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a utilizar técnicas avançadas de controle não linear. Inclui novas práticas de ensino visando solidificar os conhecimentos da teoria e mostrar na prática a aplicabilidade da teoria de controle. As atividades compreendem aulas expositivas, interativas em sala informatizada e laboratório. O ambiente virtual de aprendizagem de disciplinas, Moodle, é usado para enviar e receber os trabalhos dos alunos realizados nas diferentes atividades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
62834 - Vilma Alves de Oliveira
 
Programa Resumido
Para suavizar o conteúdo matemático, os conceitos são introduzidos com a ajuda de diagramas de blocos e tarefas de simulação são realizadas pelo aluno em aula. Atividades de aula são organizadas com a participação dos alunos para aumentar a interação entre alunos e entre o professor e aluno. O aluno contribui com a aula apresentando soluções dos exercícios propostos relacionados aos tópicos sendo estudados. Para chegar à solução, o aluno recebe orientação do professor ou monitor da disciplina fora da sala de aula. As tarefas a serem desenvolvidas pelo aluno em geral envolve a realização de simulação. Os tópicos cobertos inclui fundamentos da teoria de lyapunov. Projeto de sistemas de controle não lineares. Linearização global. Controle por modos deslizantes. Controle difuso (fuzzy) via modelos Mandani e Takagi-Sugeno. Resolução de problemas de engenharia utilizando Matlab/Simulink.
 
 
 
Programa
Porque controle não linear? Algumas propriedades de sistemas não lineares: bifurcações e caos. Fundamentos da teoria de Lyapunov. Conceitos de estabilidade. Funções de Lyapunov: conceito de energia. Projeto de sistemas de controle não lineares. Linearização global. Controle por modos deslizantes. Controle difuso (fuzzy) via modelos Mandani e Takagi-Sugeno. Resolução de problemas de engenharia utilizando Matlab/Simulink.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas. Aulas de laboratório para realizar simulação e tarefas. ATIVIDADES DISCENTES: Participação em aulas teóricas e de laboratório. Realização de tarefas propostas e projeto em grupo.
Critério
Média ponderada de provas, tarefas de simulação e projeto em grupo.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
SLOTINE, J.J. E., WIPING, L., Applied Nonlinear Control. Prentice Hall. WANG, L.X., Adaptive Fuzzy Systems and Control. Prentice Hall. SHAW, I.S., Controle e Modelagem Fuzzy. Editora Edgard Blücher. KHALIL, H.K., Nonlinear systems. Prentice Hall. OLIVEIRA, V.A., AGUIAR, M.L., VARGAS, J.B., Engenharia de Controle: Fundamentos e Aulas de Laboratório. Elsevier.
 

Clique para consultar os requisitos para SEL0364

Clique para consultar o oferecimento para SEL0364

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP